Manobra contábil esperta dá aparência de contas públicas em dia para Dilma

Operação de triangulação envolvendo o Fundo Fiscal de Investimento e Estabilização (FFIE), a Caixa Econômica Federal e o Fundo Soberano Soberano garantirá a Dilma uma receita adicional de 13,5 bilhões de reais em dezembro

4 DE JANEIRO DE 2013 ÀS 04:46

Reuters - Uma operação de triangulação envolvendo o Fundo Fiscal de Investimento e Estabilização (FFIE), a Caixa Econômica Federal e o Fundo Soberano garantirá ao Tesouro uma receita adicional de 13,5 bilhões de reais em dezembro, o que pode permitir o cumprimento da meta de superávit primário de 2012, informou à Reuters uma fonte do governo que pediu anonimato.A geração de receita por meio do resgate de títulos públicos pertencente a órgãos ligados direta ou indiretamente ao governo é um esforço do Tesouro para fechar as contas públicas e cumprir a meta de superávit primário de 2012 de 139,8 bilhões de reais com abatimento de até 25,6 bilhões de reais, conforme o estimado pela área econômica.
No acumulado até novembro, a economia fiscal foi de 82,7 bilhões de reais, o que significa que será necessário realizar um superávit de 31,5 bilhões de reais em dezembro para cumprir a meta com o desconto estimado.

. No Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, o governo publicou uma portaria, com data retroativa a 31 de dezembro de 2012, autorizando o resgate de 8,8 bilhões de reais em títulos do Tesouro pertencentes ao FFIE, um fundo do governo de natureza privada cujo patrimônio não faz parte da contabilidade governamental.

. "O próximo passo será a transferência desses valores para o Fundo Soberano, que faz parte da contabilidade fiscal", explicou a fonte da área econômica.De acordo com outra fonte do Ministério da Fazenda, com a transferência de 8,8 bilhões de reais, o Fundo Soberano terá um total de 12,4 bilhões de reais na conta única do Tesouro. Esses recursos, segundo a fonte, poderão ser utilizados total ou parcialmente para compensar o que Estados e municípios não fizerem de superávit primário.

DIVIDENDOS

Uma segunda portaria, estabelecendo o resgate de 4,7 bilhões de reais em títulos públicos pertencentes à Caixa Econômica Federal, também com a data de 31 de dezembro, está pronta e será publicada no DOU nos próximos dias. Os recursos da Caixa serão utilizados para o pagamento antecipado ao Tesouro dos dividendos relativos ao lucro do banco federal em 2012.

* Clpping www.brasil247.com.br

6 comentários:

Luiz Vargas disse...

O barbudinho PeTralha Arno Augustin sacaneou o que pode a intenção da ex-GOVERNADORA Yeda Crusius buscar empréstimo externo a taxas mais baixas para saldar outros com taxas elevadas.
Agora vemos a verdadeira índole deste barbudinho PeTralha.
Nas férteis terra das falcatruas PeTralha$ a cada enxadada uma minhoca.

Surfista Prateado disse...

Qual a novidade?? Ano passado a manobra foi outra, se não me engano algo como antecipar o lucro de alguma estatossauro, acho que Petrossauro, para tapar o rombo. Este ano, um novo truque. E a inflação crescendo e o crescimento do PIB em 1%. É, o povo está levando o que pediu. Quem manda ser um bando de ignorantes?

Anônimo disse...

Que o PT é o Partido do Trambique todo mundo já sabe, pois seus correligionários cometem crimes, são condenados e eles ainda os mantém e acusam a Justiça que os condenou.
Agora que o Governo do PT tivesse um pingo de responsabilidade era o mínimo que se poderia esperar; só que com essas medidas tomadas para darem aparência de correção das contas públicas o coloca também como um governo de Trambique, pois nada mais do isto se pode dizer de um governo que falsifica ideologicamente as contas públicas, como é o caso relatado pela imprensa e justificado pelo Ministério da Fazenda.
Será que o Trambique que os venezuelanos estão passando ao mundo esta servindo de modelo?
Como são ideologicamente semelhabtes é o que fica parecendo.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

A bomba vai explodir em 2015, e aí quero ver Lula ou Dilma ter que fazer ajuste fiscais sem conhecimento de causa. Os programas da presidenta baranga palanqueira estão fazendo água ou melhor tsunami, vamos pro segundo ano de deficit nas contas externas e seguindo ladeira abaixo.

Os programas da Dilma são que nem o tratamento do Chavez, entopem de sedativo e acreditam que vai reagir.

Acho que vou começar comprar dólares, porque a inflação vai encostar nos dois dígitos em 2013.
A Petrobrás vai ter que aumentar a gasolina, pois compra gasolina americana por R$4,00 e vende por menos de R$3,00. Isso ninguém do governo comenta, pois sabe que esse aumento refletirá em toda cadeia produtiva no país, começando pelo frete das mercadorias e consequentemente na inflação, além da alta dos alimentos internacionalmente.

Assim o povão irá se preocupar basicamente com a alimentação e o consumo de bens irá declinar. Quem viver verá....

Anônimo disse...

Nos tempos anteriores a inflação galopante era o Banco do Brasil sacado diáriamente pelo Tesouro.

Concluo que estão acabando com o Real. Ali adiante virá plano economico dando outro nome a moeda corrente.

O velho filme está se repetindo.

Anônimo disse...

Em materia de tranbique a petezada é esperta. Vide o que já veio à tona e tire sua conclusão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/