Opinião, Vilnei Herbstrith - Rio Grande do Sul virou terra de Lampião

Não há mais controle. O Rio Grande do Sul, em especial os pequenos municípios do interior, viraram terra de ninguém. Sem que alguém saiba, do nada, surgem bandidos armados com modernos e potentes fuzis que invadem localidades quase desguarnecidas pelas forças policiais. Tomam conta rápida e facilmente de tudo e assaltam bancos, joalherias fugindo quase sempre sem punição alguma.Enquanto isto, tanto brigada como polícia civil batem cabeça. Sem condições de contingente humano sem armas e outros equipamentos. Não há como detectar quem são e de onde vêm os que fazem os ataques relâmpagos. Fica apenas o sentimento de impunidade e a exposição nua e crua da impotência do poder público de dar a segurança que o cidadão necessita seja ele da capital ou, como nos casos descritos, do interior, abandonado a suas próprias sortes. O caso de Cotiporã, cidade que tem em torno de apenas 4 mil habitantes, onde alguns dos fora da lei foram mortos mas outros tantos conseguiram escapar com joias e reféns, foi uma exceção. Na maioria das vezes a policia chega tarde e tudo fica por isto mesmo.

. O que se espera num caso destes, onde ao estilo do velho cangaceiro nordestino Lampião, ataques de surpresas acontecem a todo instante, onde os pontos de defesa são mais frágeis? Que sejam investidos recursos necessários para que tanto brigada como polícia civil tenham condições não só de intervir no momento do acontecimento dos fatos, como possam de forma inteligente e racional, antecipar os passos dos que cometem os crimes, colocando fim ao clima de terror que se instalou entre os gaúchos, principalmente os mais simples e humildes, localizados em zonas rurais ou de pouca densidade geográfica.

. Se premido pela falta de verbas e a escassez dos recursos nosso governo estadual não tem como fazer frente a este tipo de crime, que se busque na sintonia com o governo federal o reforço de forças especiais até do exército no combate ao mal.

. O que não pode acontecer é que gaúchos, brasileiros, que pagam seus impostos e vivem sob as regras da sociedade moderna se vejam totalmente desconectados do poder central, como se não fizessem parte do mesmo estado e não fossem brasileiros não tendo direito à paz e tranquilidade. Um basta já é preciso para que a ordem e a lei sejam restauradas neste caso.de quem necessita.

20 comentários:

Anônimo disse...

Bem feito, votaram no PT, que vivam como ratos agora. Sabiam que o PT era uma organizacao criminosa, sabiam que o PT tem relacoes com o crime organizado, sabiam que o PT protege a bandidagem e sabiam que o PT e' ideologicamente CONTRA A CLASSE MEDIA E TRABALHADORA. Nao se armaram e nao se organizaram e agora estao horrorizados???? Populacao burra e covarde ainda por cima.

Anônimo disse...

É uma vergonha que a policia e a brigada ainda não trabalhem juntas.
É uma vergonha que não temos helicoptero (como São Paulo tem vários Aguia Uno e etc) com visor infravermelho para caçar bandidos na mata de noite. Até nos filmes antigos do Jonh Wayne ele contratava um rastreador (normalmente um bebum do saloon) que sabia das trilhas...
Depois vem falar dos Esatdos Unidos? lá já terim caçado esses marginais.. mas aqui o governador foi fazer média e depois tirar férias...Nós merecemos... ou não?

Assinado: Joel Robinson (que paga os impostos e não recebe a contrapartidoa do estado)

Anônimo disse...

QUEM EXPLICA;
1.SE ERAM CRIMINOSOS DE ALTA PERICULOSIDADE, PORQUE ESTAVAM NO SEMI-ABERTO?
2.O SERVICO DE INTELIGENCIA FOI DA PF, NAO DA P2?
3.NAO EXISTE EQUIPE NA BM PARA ESTES CASOS, TANTO QUE NECESSITARAM CONCOCAR SALVA-VIDAS
4.NO 1* CONFROTAMENTO, COMO A POLICIA SABIA QUEM ERA BANDIDO OU REFEM, PELA MASCARA NINJA?KAKAKA

Anônimo disse...

POR QUE DEPOIS DAS 20H FICA PERIGOSO AS BARREIRAS PARA A BM E NAO FICA PARA OS MORADORES?
POR QUE TAO POUCA IMPORTANCIA O GOV DA PARA A SEGURANCA PUBLICA?

Unknown disse...

Os impostos dos brasileiros, alem de roubados por politicos, servem pra pagar gente como o Vilneu ou aquela outra funcionaria da LARS que passeava com o cachorrinho. Se bem que o dinheirinho que aquela outra recebia, mas nao levava pra casa, tinha outro destino. Assim como uma centena de outras e outros que habitam, ou nao, gabinetes na ALRS. O dia em que o cidadao, OTARIO, que é quem paga a farra, tiver o DIREITO de escolher aonde investir os recursos, relativos a impostos e outros, COM CERTEZA, nao sera em "trabalhadores" da ALRS, CCs, POLITICOS, MAGISTRADOS, PROMOTORES ou verbinha de publicidade pra jornaleiros.

Campao disse...

Na verdade, meu caro Herbstrith, o que se espera num caso todos nós sabemos. Só que as atuais autoridades, ao que parece,pretendem transformar a estrutura policial do Estado num "Corpo de Volantes". Combatentes que, na época, enfrentavam, sem tréguas, aos cangaceiros e bandoleiros de Lampião, Lamparinas e sei lá quantos outros foras-da-Lei.
Brilhante sua observação.Compartilho integralmente .

Anônimo disse...

Políbio: Sugiro buscar solução para a falta de segurança e combate à bandidagem no RS, junto a dona Maria do Rosário.

Anônimo disse...

Políbio: Sugiro buscar solução para a falta de segurança e combate à bandidagem no RS, junto a dona Maria do Rosário.

Surfista Prateado disse...

O problema é quando a ideologia reza que não são bandidos, são "excluídos sociais", que devem ser "ressocializados", etc. & etc. & etc. Quem votou nesta turma, que agora se dê conta disso e repense o voto na próxima eleição.

Anônimo disse...

O TARSO FOI A COTIPORÃ VISITAR OS SEQUESTRADOS OU DAR APOIO AOS BANDIDOS?
NUNCA SE SABE, PORQUE ELE É PT.
E PT SABE COMO É...

Anônimo disse...

senhor Vilnei

Você tá brincando, meu.

Dizer que o governo estadual está "premido pela falta de verba e escassez de recursos..." é piada, companheiro.

O governo estadual do Rio Grande "está premido pela incompetência e falta de seriedade" Aliás, governo petralha sempre é amigo de bandido.

Sds

Anônimo disse...

senhor Vilnei

Você tá brincando, meu.

Dizer que o governo estadual está "premido pela falta de verba e escassez de recursos..." é piada, companheiro.

O governo estadual do Rio Grande "está premido pela incompetência e falta de seriedade" Aliás, governo petralha sempre é amigo de bandido.

Sds

Anônimo disse...

Onde a esquerda toma o poder, a criminalidade aumenta. O Uruguai até pouco tempo era um país tranquilo, com índices de criminalidade baixo, depois que esses tupamaros assumiram, o crime tomou conta do país. Até passeata os uruguaios já fizeram. Nós brasileiros somos mto bonzinhos, morremos que nem cordeiro, quietos...sem espernear. A gauchada tá no bom caminho elegendo esses comunistas prá administrar o estado.

Anônimo disse...

O assalto em Cotiporã é pra ajudar o caixa 2 do PT.

O Tarso foi la pra dar uam força pros cumpanheros dele!

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Um governador que foi ministro da justiça e deu guarida a um criminoso como Cesare Batisti, esperar o que dessa gente, certamente conluio com o PCC de São Paulo, pois estranhamente bastou o Haddad ganhar a eleição para prefeitura e misteriosamente parou tudo.

Aí tem truta nesses ataques, dito por um ex-policial, que como o tráfico de drogas não está dando dinheiro, vender crack a R$ 5,00 a pedra tem que vender uma montanha para ganhar dinheiro e como tem muitos traficantes vendendo, diminuíram os lucros e assim partiram para arrombar bancos.

Joao Coragem disse...

Como diria Jose Paulo Bisol "devemos ser tolerantes com o ser humano marginalizado pela sociedade capitalista...". Palhacada, esses PTistas são todos uns mal caráter; bandido se trata com repressão, tolerância zero, não com Lacan ou Jung. A culpa desse problema são de todos os idiotas que elegeram o embusteiro do Tarso. Exemplo e liderança vem de cima e vocês acham que ele esta comprometido com a segurança do RS??? Sim, tanto quanto o cachaceiro do Olívio...

Anônimo disse...

Para os ementos da direita se contentarem só se vierem a ganhar novamente a eleição, ou seja, nem que fossem tratados a pão de ló os elementos estariam contentes.

Anônimo disse...

Esse povinho ainda reelejerá Tarso Genro....

Anônimo disse...

Quem le o artigo desse elemento, digo, autor deve achar que a criminalidade surgiu a 2 anos, exatamento quando Tarso assumiu o governo ou surgiu quando Olivio assumiu o governo, depois terminou e voltou quando o PT assumiu de novo tal é a tendenciosidade de sua opinião, corroborada pelo jornaleiro, digo, editor e seus elementos subordinados, digo, elementos sanguinolentos.

Bom é no Estado de SP que matam policia todo dia e queimam onibus quase sempre. A propósito quantos onibus foram queimados no RS, seus trouxas!!!!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

O problema reside no fato de que a Secretaria de Segurança desde quando certo Desembargador foi sei titular desandou. Referido senhor conferiu à Polícia Ostensiva o poder de realizar Termos Circunstanciados. Resultou daí que hoje eles quando prendem alguém ao invés da imediata apresentação do preso à autoridade policial única que é o Delegado de Polícia conduzem os presos às suas instalações e ali aprontam tudo o que se possa imaginar. Até mesmo CARTPORIOS há em tais instalações. O sistema de persecução penal inteligente instituído na Constituição Federal quase se tornou letra morta. As unhas desses guardas estaduais cresceram de forma desmesurada além do que eles se comportam como se fossem um estado dentro do próprio estado. No caso presente consta que a informação teria partido da Polícia Federal o que em meu juízo foi um erro, pois esta deveria ser reportar à sua congênere que é a Polícia Judiciária. Três ou quatro dias antes do fato ocorrido o DEIC/Polícia Judiciária havia prendido parte dessa quadrilha, dois deles na região metropolitana e um aqui em Atlântida Sul, balneário do município de Osório. O que foi preso aqui tinha consigo DOIS FUZÍS sendo um americano e outro russo. Nas prisões desses três quadrilheiros não houve nem mesmo troca de tiros. A isto denomino competência. Já quando do roubo a essa indústria de joias houve um confronto com a Polícia Ostensiva e bem depois de consumado o fato e já durante a fuga. Era noite e numa estrada de chão batido. Morreram três bandidos e por sorte nenhum refém, pois essa troca de tiros em plena noite de parte dos bandidos foi algo normal, mas por parte da polícia uma irresponsabilidade ímpar. Essa história rendeu muito espaço a essa polícia nos meios de comunicação, mas acredito que ao final do inquérito policial teremos a verdade reestabelecida, pois não estou convencido que alguns guardas mal armados e em área rural tenham sido tão bons a ponto de atingir somente os bandidos matando três deles sem que reféns tivessem sido vitimados. Uma vez consumado o roubo este automaticamente passou à Polícia Judiciária que é quem investiga tais fatos. Assim sendo o cerco de uma semana ou mais feito pela Polícia Ostensiva foi apenas cortina de fumaça para aproveitar os espaços nos veículos de comunicação e aqui no blog escrevi um texto que muito me fez rir depois da fuga dos bandidos atravessando um rio a nado e usando um potente e moderno CHEVETTE. Vamos parar de iludir os leitores e trabalhar sério. Para isto necessário que o Secretário de Segurança se faça respeitar e aí exatamente reside o busilis da questão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/