Artigo - Cadastro positivo já está em vigor. Isto é bom para quem ?

Há muito tempo o editor defende a implantação do cadastro positivo no Brasil, mas este editorial do Estadão de quiarta-feira levanta enormes restrições ao projeto. Aliás, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional foi totalmente vetado por Lula, pouco antes de sair de Brasília. Mas atenção: Lula radicalizou e assinou uma Medida Provisória, que replica praticamente tudo que estava no projeto aprovado pelo Congresso, a MP 518. O jornal acha que o cadastro positivo invade a privacidade do consumidor. Seus argumentos são consistentes, mas não levaram o editor a mudar de opinião sobre as enormes vantagens da nova ferramenta de avaliação de crédito, que certamente reduzirá o custo do dinheiro nos financiamentos e garantirá melhor a sobrevivência das empresas.

CLIQUE AQUI para ler, reler e entender melhor.

4 comentários:

Anônimo disse...

Toda restrição de crédito é problemática e nem sempre avalia a verdade sobre o tomador. Recentemente tive problemas com o Banrisul, por total incompetência que é comum naquele banco. O fato não foi possível resolver amigavelmente, até porque o tal banquinho, tem um "comitê" de abobados, a maioria cargos políticos. Enfim, o assunto foi parar no jurídico e até o final do processo, meu crédito está sob suspeita. Todo o problema foi causado por um suposto estagiário, certo de que vencerei a questão e, principalmente ganharei um bom lucro de indenização, mas até lá não sou dígno de crédito. Ah, antes que alguém retruque, tenho conta no banco há mais de 20 anos, assim como em outras instituições e nunca tive problema algum anterior.

Fernandez disse...

Políbio
Na verdade, estes cadastros positivos e negativos já existem há muito tempo.
Nossa privacidade é invadida e nossos dados comercializados com muita facilidade, e quem já recebeu ofertas de cartões de crédito com limites altíssimos e propostas de bancos, sabe disso.
Não vejo vantagens para o consumidor, talvez, para o comerciante.

Anônimo disse...

Polibio, este negócio de cadastro positivo ou negativo é balela, não adianta de nada.
Vejamos se o seu nome não constar no cadastro POSITIVO, logo estará no NEGATIVO, Obvio né ?
Não vai faltar alguem para dizer que estão expondo as pessoas etc etc. e no que diz respeito aos Bancos que mandam neste Pais, os juros não vão baixar nem que a vaca tossa. Quem paga em dia, tem um componente na taxa de juros que ajuda a pagar as dividas dos inandimplentes e isso vai continuar tendo ou não qualquer tipo de cadastro.
Hoje a bandalheira das TARIFAS BANCÁRIAS, que são cobrados principalmente das pessoas físicas com mais voracidade é um assalto à mão armada, coisa muito pior que as taxas de juros.

Anônimo disse...

CONCORDO E ACHO UMA FALTA DE EDUCAÇÃO INVADIREM E ESPALHAREM A PRIVACIDADE ALHEIA, SEJA PARA BEM OU MAL INTENCIONADOS QUEM IRÁ SE APOSSAR DESSAS INFORMAÇÕES.NÃO É PORQUE ESTAMOS FLUTUANDO QUE VAMOS MERGULHAR.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/