STF proibe corte de salários e demissões de funcionário público, mas trabalhadores, que ganham menos, continuam com cortes e são demitidos em massa

Segundo o governo, cerca de 11,5 milhões de pessoas já tiveram o salário reduzido ou o contrato de trabalho suspenso.

Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal decidiu, ontem, impedir que Estados e municípios enfrentem as pandemias e reduzam o salário de servidores como forma de ajuste das contas públicas.

A medida frustra governadores e prefeitos, que esperavam poder usar esse instrumento para reequilibrar as finanças.

Enquanto os servidores públicos foram "blindados" pela Suprema Corte, uma medida provisória do governo Bolsonaro permitiu que funcionários da iniciativa privada com redução de jornada tivessem o salário cortado em até 70%.

29 comentários:

Anônimo disse...

Isso é normal, pois os tais ministros do tal stf também são funcionários públicos. Pior: nem fizeram concurso público para entrar na "boquinha"!!! Eu diria para todos que estão "desacorçoados" com o Brasil, para caírem fora daqui, mas...para ONDE?

Murilo disse...

O Brasil é o paraíso dos funcionários públicos !
Enquanto isso não for mudado, podem esquecer progresso e melhor distribuição de renda.

Anônimo disse...




Essa gente quer matar o povo de fome. Nem ligam para os que perdem seus empregos.


Anônimo disse...

Isto mostra bem como é feito o ajuste, neste país. O setor público, manda ao privado, a conta. O STF, como sempre, legislando em causa própria. Não é por outra razão que o setor público, em grande parte, permanece "em casa". E depois vem aquele discurso "sem vergonha", de que o funcionário público é um "abnegado". Ora bolas, vão catar coquinhos...

Anônimo disse...

É o stf contra o Brasil.

Funcionários públicos viraram a saúva do país...

Edler disse...

Pois é! No meu entendimento, quem impõe bandeiras vermelhas, que retiram o ganho de muitos, deveriam, ter seus salários suspensos durante esse período! Questão de justiça, mas, para o STF, funcionários públicos são serem intocáveis.

Unknown disse...

Povo escravo, tudo normal, vindo do STF satânico esperavam o que, temos que sustentar a classe nobre do país.

Anônimo disse...

SE QUEREM A DEMISSÃO DOS FP EXIJAM TB QUE ELES RECEBAM FUNDO DE GARANTIA E SEGURO DESEMPREGO!

Anônimo disse...

VOCÊ ACHA que aqui se tem liberdade?

VOCÊ ACHA que aqui se tem democracia?

VOCÊ ACHA que aqui é uma república?


Se achas tudo isto, então és uma ovelha de presépio e acredita no papai noel!


Temos ainda uma escravidão, sofistica com outro título: "direitos adquiridos". Trabalha-se para os donos do País em meio ano, ou seja, é nos tirado a metade do que ganhamos num ano.


TEMOS CASTAS com renda vitalícia e hereditária;

TEMOS poderes que NUNCA fizeram o tal concurso público" e JAMAIS se submeteram a vontade da população por meio do voto.

SOMOS UMA MONARQUIA TRAVESTIDA de república!

Anônimo disse...

Também sou contra bandeiras vermelhas. É tricolor, sempre!!!!!

Anônimo disse...

Resolve-se isso com uma PEC, facinho, facinho! Vamos lá prefeitos e governadores, mecham-se, tirem essa bunda gorda da cadeira e acionem seus deputados federais!

Anônimo disse...

Resolve-se isso com uma PEC, facinho, facinho! Vamos lá prefeitos e governadores, mecham-se, tirem essa bunda gorda da cadeira e acionem seus deputados federais!

Anônimo disse...

Resolve-se isso com uma PEC, facinho, facinho! Vamos lá prefeitos e governadores, mecham-se, tirem essa bunda gorda da cadeira e acionem seus deputados federais!

Anônimo disse...

AGORA GOVERNADORES E PREFEITOS QUE NAO QUISERAM FAZER A REFORMA DA PREVIDENCIA VAO SER.OBRIGADOS NA MARRA

Anônimo disse...

Todos com seus anéis de formatura enfiadas nos dedos,não podem arranhar seus direitos adquiridos por arreganga-manejos.

Anônimo disse...

Falta pouco para abocanharem todo o orçamento, isso é uma loucura! Essa merda do STF está preocupado com os seus, absurdo total

Anônimo disse...

Mentira: É só corte de salário. As demissões não são proibidas.

aparecido disse...

A Nobreza vermelha não pode perder um centavo.. e ainda quer aumento... e o santo protetor da nobreza vermelha é o tribunal absoluto do Brasil...os outros cidadãos que se f......

Anônimo disse...

O mesmo STF decidiu no mesmo dia que os "duodécimos" de outros poderes não ponde ser mexido a bel prazer do Executivo.

Anônimo disse...

pra quem reclama que saimos do Imperio e caimos na porcaria da Republica, eis ai...

voltamos ao Império...

mas o do absurdo...

hoje somos todos governadores por 11 imperadores...

Anônimo disse...

Ou seja, se o STF aprovasse a norma ia sobrar para os funcionários do Executivo pagar a conta.

Nesse caso, porque não "pagar" para trabalhar enquanto o Executivo dá dinheiro para as empresas, empresários e bancos privados aos borbotões?

Anônimo disse...

A "iniciativa privada" iria adorar. Todos os serviços seria "terceirizados", os salários "precarizados" e o lucro exorbitantes para eles.

Anônimo disse...

Não é questão de blindagem, é a LEI, Polixo Estúpido. Quem fez concurso para servidor público tinha essa garantia na Constituição. A Lei não retroage para prejudicar ninguém. Acha ruim? Muda pra Cuba, pra Rússia, pra Coreia do Norte.

Anônimo disse...

Quanta hipocrisia e maledicência, funcionário público é concursado, não tem os mesmos direitos trabalhistas dos demais trabalhadores e faz tempo que políticos de plantão querem diminuir os salários, mas não irão conseguir e quando ao receber em dia é balela, pois se o Estado não arrecada porque os outros trabalhadores não compram, tbm não paga o salários em dia, exemplo aqui no RS que devido ao "comunavírus" está com dois meses em atraso. Façamos uma experiência, policiais militares e civis são funcionários públicos, mande-os ficar em caso uma semana para ver que acontece. Novamente deixem de hipocrisia e maledicência.

Anônimo disse...

Não, o salário desses vagabundos já é o dobro da mesma função na iniciativa privada, logo já receberam esses privilégios.

Milton disse...

Outro vagabundo com papo de sindicalista.

Anônimo disse...

Temos castas sim.

Quem estuda normalmente ocupa melhores posições e ganha melhor.

Certamente uma pessoa com mestrado e doutorado vai ganhar mais.

Salvo cargos políticos e cargos em comissão que tudo pode.

É o velho recalque de quem se deu mal na vida...

Anônimo disse...

Blindado teu cú. Vai tomar chá de cloroquina e jogar a máscara no lixo.

Anônimo disse...



FAZ DOIS ANOS EM SETEMBRO Q O EXECUTIVO NÃO LEVA UM TOSTÃO NO SALÁRIO, E AINDA AUMENTARAM O DESCONTO DO IPE EM MAIS DE 52%, TOMEI A PUNHALADA EM R$ 830,OO E CONSULTAS AUMENTARAM DE PREÇO NO CONVÊNIO DO IPE, ASSOCIAÇÃO ETC.
A CÂMARA FEDERAL APROVOU A SUSPENSÃO DE REAJUSTES À SERVIDORES PÚBLICOS, EXCETO OS DA SAÚDE E SEGURANÇA, MEU CASO, MAS O IMORAL DESGOVERNO COM APOIO DE DEPUTADOS Q PUXAM A BRASA PARA SEUS INTERESSES, APOIARAM.
ESPERO A MAIS DE UMA DÉCADA MEU PRECATÓRIO, COM IDADE AVANÇADA E ENFERMIDADES GRAVES, REFERENTE A REPOSIÇÃO Q O GUAIPECA DE BOSSORA NÃO

IMPLANTOU NOS CONTRACHEQES E AUMENTOU O DESCONTO DO IPE, E PARA A
INFELICIDADE DOS SERVIDORES, ESTE DESGOVERNO VEIO PRA MASSACAR O SERVIDOR ESCONDENDO-SE ATRÁS DA PANDEMIA, CADA VEZ MAIS PEDINDO VERBA PARA O GOVERNO FEDERAL COM A CARA DE PAU DIZENDO NÃO CONSEGUE POR OS SALÁRIOS EM DIA E SUSPENDENDO OS PRECATÓRIOS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/