Opinião do editor - Não é justo fritar bons e leais auxiliares para demiti-los depois em praça pública

O general Braga Neto é o novo chefe da Casa Civil. Ele é um neófito em política, totalmentea inexperiente em cargos da administração pública civil. 

Depois de ter vazado e fritado durante dias os ministros Onyx e Terra,  o presidente Bolsonaro acabou por mandar a dupla embora, usando o recurso informal do Twitter, tudo para dizer que tinha promovido a decapitação de ambos. Como não justificou as demissões, o presidente consagrou as denúncias diárias que a mídia vinha colocando na boca do Planalto, desmentidas por este sem convicção alguma e apenas de maneira indireta.

Os dois gaúchos foram fritados em praça pública por amigos e inimigos - mas mais por amigos, sempre sob a batuta de Bolsonaro.

Jair Bolsonaro seguiu a mesma prática usada por Geisel quando demitiu o general Frota, seguindo este conselho do seu irmão, Ernesto;

- Demita-o com humilhação.

Osmar Terra teve a hombridade de não aceitar indicação para embaixada alguma e nem cargo na FAO, Roma, como compensação pelo desgaste político e pela grosseria pessoal que sofreu. Seu suplente, Darcisio Perondi, deixa o mandato. No caso de Onyx, cuja Casa Civil vinha sendo sistematicamente esvaziada há alguns meses, restou-lhe a compensação de ir para a vaga aberta no ministério das Cidadanias, uma compensação indigna e que cheira traição ao seu ex-amigo do MDB do RS.

É isto.

45 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro manda embora os gaúchos e vai formar uma "composição" igual aos governos de Lula e Dilma.

Bolsonaro é um MERDA, votei nele mas me convenci disso em um ano de governo.

Anônimo disse...

O mito resolver colocar UM CRIADO MUDO como seu ordenança.

Esse CRIADO MUDO não tem nenhum trato social, haja visto na intervenção no Rio de Janeiro.

Mas como ordenança deve servir bem ao mito.

Anônimo disse...

Tá. Mas quem são os bons auxiliares?

Anônimo disse...

O Rio Grande do Sul deveria é cair fora do brazil.

Anônimo disse...

Concordo c o Editor. Não se faz isso com amigos de verdade.
O pior é Bolsonaro ter despedido Ônix após críticas de Renan Calheiros.
Os apoiadores atuais de Bolsonaro é da turma de Renan, Jucá, caciques de Pernambuco, Alagoas.
Estou decepcionado.
Difícil não desconfiar dos últimos passos.

Anônimo disse...

Nem o editor aguenta mais o bolsonaro.

Anônimo disse...

Já temos afirmado aqui neste blog,que Bolsonaro não é leal com os que lhe são.
Está humilhando e excluindo todos os da sua primeira hora.

Renato disse...

Com todo respeito Polibio conhcendo como funciona a maquina publica e os milho~es que vão para o ralo enquanto as pessaos mais simples sofrem.Eu teria uma coisa a dizer a eleição de Bolsonaro foi um avanço para o Brasil a sua insistência em não despejar milhões para a Imprensa, não criar esquemas para compra de deputados,uma Suprema Corte Toxica,seu governo não tem só o telhado de vidro mas é todo transparente o menor deslize e voilá a extema imprensa cai em cima.Segundo o que ocorreu com o Osmar Terra ele deixou na reta mesmo não sendo ele o culpado.Imaginem a Manchete ministro de Bolsonaro faz negocio com empresa suspeita.Chegaram ao cumulo de criar um fato falso como aquela do Porteiro para incriminar o presidente,o Freixo do PSol dizendo temos de acabar com o governo.Bolsonaro como qualquer governante vai pagar pelos seus erros e ser reconhecido por seus acertos.

Anônimo disse...

Assim, passo a passo, pouco a pouco, o desequilibrado esquizo-paranóide vai brigando com todos os colaboradores à sua volta. Quando perceber, não terá mais ninguém de confiança, aí sim estará sozinho e, com seu despreparo total, se tornará um joguete nas mãos dos mais experientes.

Anônimo disse...

Erraste, Polibio, Ernesto era o presidente, ORLANDO era irmão do Ernesto e também era general.
Quanto as demissões, Bolsonaro cansou de ouvir de Ônix que Alcolumbre Batoré era a última bolacha do pacote e Nonho é do partido do Ônix e é o supra-sumo da sujeira!
Quanto ao Terra, velho politico do Centrão. Quanto a "jogo de cintura", ou "articulação" são valores em baixa no Brasil, em alta e coisa rara é vergonha na cara.
Bolsonaro segue a cartilha "paciência de jó", que quando acaba o resultado é sempre como o ocorrido! Incrivel, que a maioria só acredita nela depois de demitidos!
Sobre o GEISEL: tendo ampla maioria na Câmara e no Senado e STF decente,(que Bolsonaro não tem hoje), que motivação impediu Geisel de aprovar leis duras para colocar terroristas e bandidos na cadeia??? A resposta é simples, óbvia, Polibio, simpatia pelo comunismo! Golbery , cria do Geisel, foi o pai-pai do Luladrão e do PT! Por aquela cagada do "alemão" até hoje o Brasil paga os seus pecados e dá um suador tremendo no Bolsonaro!

Anônimo disse...

Esse dois vagabundos mereceram essa humilhação, por tanto babarem os ovos do bozo.

Cris disse...

Perdeu o governo Bolsonaro com a saída do Terra...
E não perdeu pouco...

Anônimo disse...

Exato. E duro para quem esperava uma troca as mesmas figuras e grupos da política nacional, por mínima q fosse. Bolsonaro desistiu de tentar o "pouco".

Anônimo disse...

Isso já começa a acontecer. Veja quem são os apoiadores do general.

Anônimo disse...

Há ratazanas aqui praticando a tática sócio comunista de disseminar recalques, divisão misturado com o que parece ser um comentário um outro assunto. De longe são notados.

Anônimo disse...


Votei no Bolsonaro mas quanta barbaridade este pateta faz. Nem estou contando os três idiotas filhos dele.

"ABC" disse...

Prezado Políbio,
=
Respeitosamente, acho que o Ministro Onix não entregou aquilo que lhe era incumbido e esperado (e creio, ainda, contratado)
=
e acho que ainda hoje não conseguiu entregar um Legislativo Federal menos inimigo;
e ainda que não o pôde fazê-lo pois fiou-se no “Nho-Nho” - filhote do pior Brizoli$mo Salafra, Ordinário e Desclassificado !!!.
ESSE SIM!, o DEMO “RODRIGO MAIA”, um TRAIDOR !
=
Vai bem para o Ministério da Cidadania, onde pode fazer uma excelente História...e, assim, contribuir Humanística e Politicamente com um Governo de Reconstrução Nacional, movido por sinceros objetivos humanísticos
- até aqui nada que me fizesse mudar de opinião sobre isso –
e, assim, poderá o Ministro Onix
VOLTAR POR CIMA.
=
Talvez até como CANDIDATO à PREFEITURA de PORTO ALEGRE
OU,
AO GOVERNO GAÚCHO.
APOIADO POR UM GOVERNO FEDERAL VENCEDOR...a catraca gira...
=====
=====
Já, o Ministro Terra,
especulo eu aqui,
poderia ser que fosse, de facto, devido à alguma, talvez, mentalidade arraigada muito antiga; resquícios de uma tatuagem ideológica reminiscente PêCêDuBêsista...
=
Quem sabe ? Nada com sua ilibada conduta; TANTO que foi honrosamente convidado à continuar numa Embaixada - o que não é pouca coisa não. E poderá – se assim o quiser – continuar à contribuir com a Nação e o Governo como Legislador Federal.
=====
=====
Imagino que apenas o imbuído Presidente Bolsonaro e seus mais próximos assessores podem asseverar os reais motivos...
=
P.S.: De qualquer jeito, o Rio Grande do Sul me parece muito bem nessa fita.
Homens de valor, qüadros respeitados - como também Darcísio Perondi - apenas aparecem num rodízio de cadeiras funcional entre os altos escalões do Governo.
=====
=====

Anônimo disse...

Esses gauchois de bosta, Onix e Osmar Terra são uma lástima , nunca fizeram nada pelo povo gaúcho.
Adorei vê-los tomar no cu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

CONSOLEN-SE anônimos acima, PIOR for terem votado na DILMA e no LULA, ambos hipócritas e psicopatas!

BOLSONARO é isto, e o que importa são os resultados. PRAGMATISMO em primeiro lugar.

JOÃO FERNANDO CUNHA DA CUNHA disse...

MAS AFINAL, DE QUE LADO ESTÁS, POLÍBIO?
TU NÃO ERAS TODO DO CAPITÃO?
APENAS PARA REFRESCAR A TUA MEMÓRIA:
O DEPUTADINHO MARCA CHUVEIRO DESCEU DA CASA CIVIL PARA TRAMAR A ELEIÇÃO DO ALCOLUMBRE E DO BOTAFOGO, CERTO? ESTÁS LEMBRADO AGORA? ÓTIMO. VAMOS EM FRENTE.
QUE FIZERAM ESSES DOIS?
SISTEMATICAMENTE TORPEDEARAM TODAS AS INICIATIVAS PARTIDAS DO GOVERNO BOLSONARO, CERTO?
E ESSE BOSTA QUER SE AUTOPROCLAMAR ARTICULADOR POLÍTICO?
MAS QUE ARTICULADOR POLÍTICO É ESSE QUE SÓ LEVA BOLA NAS COSTAS?
PORTANTO, POLÍBIO, PARA SERMOS COERENTES, BOLSONARO AGIU CERTO EM TIRAR O CHUVEIRO DA CASA CIVIL. A MÁ ATUAÇÃO DO ÔNIX FOI MAIS PREJUDICIAL DO QUE A ATUAÇÃO DO OSMAR TERRA.
ESSE SIM, FOI JOGADO ÀS TRAÇAS PELO TEU CAPITÃO. MAS NINGUÉM MANDOU ELE DEIXAR O DELE NA RETA, ENTENDES? NO HAY VIRGENES EN EL PROSTÍBULO, E O TERRA DEVERIA SABER DISSO.

Carlos Edison Domingues disse...

POLÍBIO ! Jarbas Passarinho, que ocupou diversos Ministérios nos governos militares, esclarecia que para ser Ministro a pessoa era convidada na língua portuguesa, mas dispensada em latim: AD NUTUM. Temos que entender que no sistema presidencial quem comanda é o presidente, auxiliado pelos ministros. É tão cristalino este comportamento que o próprio Presidente da República quando se refere à algum Ministro fala " o meu ministro" Portanto, numa leitura superficial do que escreveste chego a conclusão que estás sendo generoso e simpático com relação a algumas pessoas que ocupam Ministérios.
No sistema parlamentar o Ministro é do Governo e o governo é um gabinete que responde perante um Parlamento cuja maioria dos parlamentares dá suporte ao gabinete que governa. No parlamentarismo os ministros se destacam, no presidencialismo os Ministros se encolhem à vontade do Presidente, pois é só este, o Presidente, é quem representa a maioria dos eleitores. Só aqui no Brasil, no sistema presidencial, que nós tivemos um irresponsável que só disse: "Mas eu não sabia" e tem eleitor que acredita que ele não sabia, ainda que o bolso estufava. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/14/separatistas-do-norte-e-nordeste-buscam-autonomia-como-resposta-ao-descaso.htm

Anônimo disse...

Quem é louco para trabalhar com o Bolsonaro? Ser aliado e depois ser demitido pelo Twiter. Além disso, há essa falta de impessoalidade no trato da coisa pública. Criou-se um governo militar para militares. Privilégios só para militares.Boa parte dos civis foram escanteados. Para o presidente só presta militar e claro seus filhos. Já quis demitir o Moro várias vezes, mas sempre foi orientado do contrário pelos próprios militares.Mas se formo analisar as pesquisas, Bolsonaro ganha de tudo mundo, exceto do Moro, o que mostra que falta um grande líder de oposição.

Anônimo disse...

Se Onix tivesse aquilo roxo não teria aceito a compensação.

Tem razão o editor quando fala em ombridade. Terra tem, Onix não.

Creio que Onix não se elege pra mais nada por aqui.

Anônimo disse...

Vamos combinar. Onix é muito fraco. Estava acima do seu limite de competência.

Bolsonaro deveria ter visto isso antes já que conviveu com ele durante anos na Câmara. Poderia ter evitado essa rasteira no "amigo".

Anônimo disse...

Bolsonaro está muito parecido com Lulla, quando esse fazia de conta que não era com ele, quando algum companheiro era flagrado na maracutaia.

Anônimo disse...

Esperar o quê de um inepto como Bananassauro! Votei nesse cretino para tirar o PT do poder e, a cada dia, esse picareta se mostra igual aos PeTralhas, apenas com o sinal trocado! Diz que liberaria as armas e nada! Diz que iria acabar com essas porcarias de novas placas veiculares do merdosul e nada! Diz que iria corrigir a tabela do IR e nada! Diz que não iria repatriar os brasileiros que estavam na China para não importar o suposto coronavirus e nada! O que ele diz não se escreve. Dá para acredita em um paspalho desse?

Anônimo disse...

Se continuar assim, não termina este mandato!

Anônimo disse...

Tu já tá caducando Polibio. O que tu sabe sobre o que acontece nos ministérios? Bolsonaro sabe o que faz demitindo os incompetentes. E vc cm sempre tá se doendo pelo teu amiguinho Perondi né? kkkk Ainda bem que o B38 não lê o teu blog mas assiste o Vitorino... 😁
E ó. O Terra não é flor que se cheire. Nunca foi. Pelamor... Te atualiza.

Ultra 8 disse...

Sylvio Frota, foi demitido por Geisel, pois Frota, reclamou que Geisel estava enchendo as universidades federais com professores doutrinadores esquerdistas.

As universidades, estão cheias de comunistas, agradeçam a Geisel, o militar melancia. Bolsonaro é a cópia do canalha comunista Geisel.

Leiam o livro "ideais traídos" de Sylvio Frota, e verão que o comunismo foi incentivado pelos militares maçons desde o primeiro golpe de 1822...

A maçonaria esta concluindo a república universal comunista.


Anônimo disse...

"Sócio comunista" é subverter a justiça e senso de moralidade de um país inteiro por conta dos interesses de um filho picareta, ainda mais sendo o chefe de estado desta e jurando amores à pátria.

Vale a pena assistir esse vídeo do "O Antagonista" e fazer uma recapitulação sobre as promessas do bolsonaro:

https://www.youtube.com/watch?v=SvnAhVW-ZRg

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=SvnAhVW-ZRg

Anônimo disse...

Renato e Anônimo, respectivamente, 13 de fevereiro de 2020 18:16 e 13 de fevereiro de 2020 18:38 morreram e não foram avisados...já devem estar necrosados há tempos...pera....tem mais gente morta por aqui defendendo o Bozoasno hahahahahahahaahahahahhaahahahahah

Anônimo disse...

Votei em Bolsonaro, MAS NUNCA MAIS VOTO um fracasso total. Governa só para elite.

ZAPELINO B disse...

Nenhum destes dois pendurados é o anão Onyx! Sua careca é inconfundível. Já o Terra, tá parecido!

Anônimo disse...

Agora não entendi. O editor gagá tomou as dores do Terra e o mesmo faz o que?

Demitido do Ministério da Cidadania na quinta-feira (13), o deputado Osmar Terra (MDB-RS) disse que perdeu o cargo porque o presidente Jair Bolsonaro "tinha de resolver uma questão específica em outras áreas do governo". Em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira (14), o ex-ministro avaliou que o governo "tem o direito de fazer os arranjos políticos que são necessários" e disse não estar decepcionado e que irá continuar apoiando a atual gestão federal:

Tomou um pé na bunda , mas ainda continua agarrado ao saco do bozo hauhauhauhauahuahuahauhauhauahuhuahuahuahua.

Recebeu o titulo de incompetente pelo Governo, mesmo tendo Ministros como Damares, o Laranja do Turismo, o safado do Meio Ambiente, o imbecil da Educação, o secretario "falcatrua" da Secom e o mentiroso da justiça. Mas quem foi mandando embora? huahuahauhauhauah baba ovo é baba ovo hauhauahuau

ZAPELINO B disse...

Maçonaria = Câncer do Mundo

ZAPELINO B disse...

O anão Onyx, Nhonho e Batoré são companheiraços do Bananaro - coleguinhas do baixo claro. Deste mato não sai coelho!

ZAPELINO B disse...

Se ele pensa em ser governador, como vem sendo noticiado, pode tirar seu cavalinho da chuva! Ainda mais depois daquele "empréstimo" da JBS!

ZAPELINO B disse...

Pois é logo o Bananaro, que, quando capitão do exército, "tacou";fogo no próprio quartel! Camisa de força neste aloprado!

ZAPELINO B disse...

Baile de cobras! Só de bota cano alto pra dançar neste bichinho!!! Pelo joelho!

ZAPELINO B disse...

Eu também!

ZAPELINO B disse...

Logo serás chamado de esquerdalha! É o meu caso, também!

ZAPELINO B disse...

Tudo normal, não sabias que o Bananaro é tão admirador do Canalheiros, que em sua homenagem, deubsu nome ao figlio 04 da esposa 02, aquela que está na folha de pagamentos das rachadinhas do figlio 02, o Carlixo.

Anônimo disse...


Políbio por favor entenda o que aconteceu.
Foi jogada de mestre do Presidente!

ARTIGO MUITO IMPORTANTE PARA ENTENDER O QUE ESTEVE ACONTECENDO POR ESSES DIAS NO GOVERNO. JOGADAS DE MESTRE! https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/18812/o-jogo-de-xadrez-que-envolve-a-morte-do-miliciano-e-a-ida-de-general-braga-netto-para-a-casa-civil

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/