Em Porto Alegre, fundo de fomento à produção cultural ressurge após quatro anos

O Fumproarte, bem-sucedido programa de fomento cultural da prefeitura de Porto Alegre, aparentemente abandonado, deve ressurgir no segundo semestre deste ano.

Estava paralisado desde 2016, sem nenhuma chamada pública, apenas pagando os passivos dos projetos anteriores. A Secretaria Municipal de Cultura prepara o anúncio, em março, do retorno dos editais do Fumproarte. Ainda não há valores definidos. 

No final do ano passado a Câmara Municipal aprovou uma lei que permite o uso de “verba carimbada” para cultura e meio ambiente, no pagamento de dívidas do Executivo. A medida gerou protestos na comunidade artística. O temor era de que o Fumproarte, fundo público pioneiro no Brasil e dedicado a financiar projetos artísticos, pudesse estar em risco.

Por intermédio do Fumproarte, artistas consagrados e desconhecidos puderam divulgar seus trabalhos. Um dos exemplos é o disco Ramilonga, de Vitor Ramil (foto).

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/