Desaposentação é considerada ilegal. Veredito do STF ocorreu hoje

O Supremo Tribunal Federal confirmou a ilegalidade da chamada desaposentação, quando o aposentado pede a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e contribuir com a Previdência Social.

Na mesma decisão, a Corte entendeu que a reaposentação não está prevista em lei e não pode ser concedida pelo INSS. Segundo decisão da Corte, quem obteve liminares judiciais antes do resultado do julgamento e recebeu um novo benefício, não precisa devolver o dinheiro.

A novidade no caso foi o reconhecimento da impossibilidade da reaposentação, medida na qual o cidadão contribuiria após se aposentar e solicitaria uma nova aposentadoria, descartando o tempo de serviço e os salários que foram usados para calcular o primeiro benefício. Dessa forma, todo o período trabalhado seria avaliado para recálculo da nova aposentadoria.

Em outubro de 2016, por 7 votos a 4, os ministros consideraram a desaposentação inconstitucional por não estar prevista na legislação. No entanto, entidades que atuam em defesa dos aposentados recorreram ao STF, para que a Corte esclarecesse o alcance da decisão.

7 comentários:

Anônimo disse...

Então o aposentado que trabalha com carteira assinada não precisa mais ser roubado pela previdência oficial? Ou vai ter que dar parte do seu trabalho para O MECANISMO DE CORRUPÇÃO FORMADO PELOS TRÊS PODERES?

Anônimo disse...

Daqui 3 anos estarão votando a mesma coisa de novo. Uma vergonha. Depois dizem que há milhares de processos para julgar. Este tipo de coisa já foi julgada, nem deveria ser aceito um novo processo.

Anônimo disse...

Imagina o que iria acontecer.Só imagina.O INSS já não funciona com quem quer se aposentar, e aí milhões querendo se desaposentar.O caos estaria plantado de vez no Brasil.Ainda bem que os pilantras do STF barraram.

Anônimo disse...

O supremo já havia batido o martelo que o pedido de recalculo do benefício para quem se aposentou e continuou trabalhando e contribuindo não era devido.
Ficaria incoerente tomarem uma decisão diferente agora.

Uma coisa é certa, se a pessoa se aposentou, não teria porque continuar contribuindo, já que não haveria mais retorno em benefícios para ela.
Deviam sim era devolver os valores recolhidos dos que contribuíram e não haverá mais nenhum benefício a mais por isso.

Anônimo disse...

Olha ai o Supremo legislando de novo. Até quando?

Anônimo disse...

Opa, isso quer dizer que quem está aposentado e continua trabalhando não precisa mais contribuir, vai receber mais salário liquido! Bora trabalhar ate 100 anos!

Anônimo disse...

As reformas no Brasil são como música de vídeo game.Você não sabe onde começa e nem onde termina,ou seja:a lenga-lenga se repete constantemente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/