Francisco Ferraz, Estadão - Forçando os limites da democracia


A ilutração é da Istoé. A escolha é do editor do blog.

- Ex-reitor da Ufrgs, RS. Professor de Ciência Política, é criador e diretor do site www.mundodapolitica.com

“... vou além ao afirmar que o Brasil, por sua cultura e estrutura política, não está preparado para administrar uma crise dessas proporções”
Francisco Ferraz (Estado, 7/9/2015)



A crise, na época do artigo citado em epígrafe, não era tão grave ainda como veio a se tornar. Às dificuldades econômicas vieram se agregar outras de natureza política e
moral: a agressividade não resolvida da campanha eleitoral, o impacto desmoralizante das revelações de corrupção da Lava Jato e uma grave divergência sobre valores culturais e sociais. Esses componentes geraram uma Crise sistêmica, salientada neste artigo pelo uso da letra maiúscula.
Passadas duas eleições presidenciais, duas congressuais, um impeachment e uma investigação implacável – que desvelou uma corrupção em escala nacional por mais de uma década, com valores até então inimagináveis –, a crise tornou-se a Crise sistêmica por seu inevitável poder de contaminação das relações políticas, sociais e morais. Não era apenas mais uma crise econômica. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Uma convulsão social ainda não é descartada!

Aqueles energumenos que clamam por uma guerra civil poderão conhecer o que é odio de irmão contra irmão!

Resistir pode virar sangue.

Luiz disse...

Não Clique Aqui...mais um textão não dá...isto é Internet...!!!
Querem escrever muitos parágrafos, escrevam um livro...!!!

Anônimo disse...

Polibio bota 'clique aqui' em audiolivro. Hoje ninguém quer fazer força pra ler 16 paragrafos, principalmente se o texto for bom e tiver que pensar um pouco.

Emmanuel disse...

Hummmm ... tudo bobagem: a crise nem é tão grande assim; ela se explica numa única frase: o povo cansou de ser roubado pelos de sempre!
Os desdobramentos? Fácil de responder: se essa camarilha não reconhecer que o Brasil mudou, vai se dar muito mal.... Porque o povo provocado fica furioso: por enquanto, foi eleito Bolsonaro - o resto, foi eleito na aba dele -, mas, eleições municipais vêm aí ... e, cada vez a corda aperta mais.
Quantos aos ministros? Ah ... se a revogação da PEC da bengala não os pegar, o próprio tempo fará com que a defunção se torne saída até honrosa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/