Dica do editor: uso indiscriminado de descongestionantes nasais causa dependência

Nariz entupido incomoda crianças e adultos. O sintoma é comum no inverno gaúcho, por causa das mudanças bruscas de temperatura. 

Uma das formas de aliviar o sintoma é o descongestionante nasal. Contudo, segundo especialistas, o produto que alivia o desconforto também pode viciar. 

O vício é difícil de tratar. Se possível, não utilize o produto. Em último caso, nunca ultrapasse os cinco dias de uso continuado. Os descongestionantes têm venda livre e podem causar o que os médicos classificam de rinite medicamentosa. Após uma semana de uso, reduzo o tempo de efeito e, quando o acaba, o nariz volta mais entupido do que antes. 

Os medicamentos que causam dependência são os vasoconstritores tópicos. Eles costumam se apresentar como os nomes de cloridrato de nafazolina, cloridrato de oximetazolina e cloridrato de xilometazolina.

8 comentários:

Anônimo disse...

A decisão do STF sobre Lulla parece que salvou a aprovação da previdência. Relaxou os nobres deputados.
Faltou "time" pra juíza que mandou transferir o condenado num dia em que os corruptos estavam reunidos e foram em grupo fazer pressão ao STF. Se tivesse feito a transferência nas férias, poderia ser tudo resolvido, na boa.

Anônimo disse...

Aturgil e Neosoro viciam tão rápido que se alguém se dispuser a dar a dose inicial de graça terá um viciado nas mãos.É inacreditável como ainda permitam que se vendam essas drogas,os fabricantes deveriam serem presos.

Emmanuel disse...

E.... cuidado! Dependendo do que se usa ...pode ensejar infarto.

Anônimo disse...

Não consigo durmir sem utilizar um desses medicamentos...o lado que fica para o travesseiro entope.
Ja fui a medico e nao resolveu

Anônimo disse...

ERA O QUE ESTAVA ME "SALVANDO", E AGORA POLIBIO...

PROCURA UMA SOLUÇÃO, ACHAR PROBLEMA QUALQUER UM ACHA!

Anônimo disse...

Nos idos de 1990 eu usava muito isso ai, até que um médico suspendeu e mandou eu usar um colírio, ele disse, se não agride os olhos não vai agredir as narinas, o problema foi pingar colírio no nariz, o pessoal acha que a gente tá endoidando, kkkk

EUGENIO disse...

SABER QUAL COLIRIO SERIA DE MÁXIMA IMPORTANCIA

NÃO POSSO PERDER ESSA:

-----------------------------------
COLÍRIO NO CU.... NO "ÔLHO DO CU"....MAS NAS "VENTAS" NÃO FAZ LÓGICA.
--------------------------------------

MAS, COMO DIZEM :

- "NÃO HÁ O QUE NÃO HAJA"!

Anônimo disse...

Comentário do leitor Marcos. Aproveitando a abordagem deste assunto, sugiro a todos que sofrem de congestão nasal e/ou rinite alérgica que conheçam esta eficiente alternativa: o higienizador nasal Lota. Tenho rinite alérgica e já utilizo há muitos anos com ótimos resultados. https://www.lota.com.br/

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/