Artigo, Francisco Ferraz - Legitimidade, popularidade, carisma e desempenho

- O autor é ex-reitor da Ufrgs, cientista político e publisher do site Política para Políticos.

Sofremos uma crise de legitimidade que não será resolvida por lideranças populistas...

Termos como carisma popularidade e desempenho muitas vezes são tratados como sinônimos de legitimidade, conceito central da teoria da política. Legitimidade conota a ideia de correção, justiça, obrigação moral que são internalizadas pelos indivíduos, isto é, incorporados à sua consciência como valores pessoais, princípios para orientar suas ações. Com a internalização desses valores incorporam também o sentimento de que eles devem ser respeitados, sob pena de tornar-se réu e culpado no tribunal de sua consciência.

Assim ocorre também com os princípios que regem nossas relações pessoais. Nós internalizamos regras de convívio em sociedade e de relacionamento pessoal que, se contrariadas, seremos punidos por aquela sanção moral de foro íntimo.

A internalização de normas tem, portanto o poder de dispensar ou reduzir o uso de sanções externas para assegurar seu cumprimento. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Prof. Francisco Ferraz pela lúcida opinião sobre crise de legitimidade.
Sou leiga em política, mas o artigo foi escrito em linguagem fácil e acessível.
Será que a tchurma do DCE da UFRGS, que gastam o tempo na maconha e pinga barata para gritar "é gópi, eleição sem lulla é fraude", conseguiriam ler e entender esse texto?
Du-vi-do-o-dó!

Anônimo disse...

Excelente texto. Uma análise correta da legitimidade de uma pessoa ou de um sistema. Parabéns ao ex Reitor da UFRGS, pessoas desse nível intelectual hoje está fazendo falta nas Universidades Públicas brasileiras. O que se tem hoje são gestores a serviço de uma ideologia política, destruindo toda uma organização educacional onde o suor do trabalhador é o principal mantenedor dessas. Se existisse respeito as Leis não seria necessário a coerção, pois todos seríamos responsáveis em cumprí-las. Muda Brasil

Anônimo disse...

resumindo bolsonaro primeiro turno contra essa politica fracassada e corrupta.

Anônimo disse...

Um dia ainda vou escrever assim...

Anônimo disse...

Bolsonaro = familia+ordem + progresso

Anônimo disse...

Precisamos virar estas páginas negras dos governos petistas que lançaram o país na quebradeira. Hora de conquistarmos a prosperidade, trabalhandtrabalhando no presente para termos o futuro. O eleitor brasileira tem, mais que nunca, uma importância colossal nessa virada de página. Ah, o voto precisa ser aceitável.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/