STF barra nova pressão por compra de terras por estrangeiros

Há um parecer da AGU contra a venda de terras de fronteira para empresas estrangeiras. O parecer é o LA-01/2010

Não deu certo, ainda,  o forte lobby das empresas estrangeiras, como é o caso da chilena CMPC, ex-Riocell, de Guaíba, RS, que exigem a liberação de compra de terras por estrangeiros, porque liminar desta semana do ministro Marco Aurélio Mello tornou sem efeito as disposições do parecer da Corregedoria-Geral de Justiça de SP que liberava a compra de terras por estrangeiros.

A CMPC quer comprar terras nas regiões da fronteira com Uruguai e Argentina para implementar reflorestamentos e isto é proibido, inclusive por razões de segurança nacional.

Os chilenos que controlam a fábrica de Guaíba, contam com o apoio da Sociedade Rural Brasileira, que já protocolou ADPF no STF para liberar a venda de terras agrícolas em todo o País. Esta posição tem o apoio do atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa proibição é estribada nas teses de segurança nacional produzidas a partir do início do século XX.
Hoje,um possível ataque uruguaio ou argentino as nossas fronteiras,é absolutamente impensável.
Mas a paranóia permaneceu nos futuristas do atraso,prejudicando o progresso do país,e favorecendo ideias do Gal.Colberi do Couto e Silva,mais um gaúcho do atraso incondicional.

Anônimo disse...

É uma bobagem.

Coisa da época do Império.

Brasil é gigantesco, colossal e que país iria entrar em guerra com o Brasil?

Tolice.

Evoluam, a fronteira precisa de investimentos.

Anônimo disse...

Mais uma lei estúpida. O governo entregou terras a indios, onde ONGS estrangeiras fazem o que querem. O PT entregou o país a Fidel e outros esquerdopatas... Quando uma empresa quer investir, gerar emprego e renda não pode? Estupidez tupiniquim.

Anônimo disse...

Aquelas áreas da fronteira com o Uruguai são tão produtivas atualmente quanto é o PT, só nasce inço por lá, concordo plenamente em transformá-las em algo produtivo , pode transformar aquela pobre região em um lugar onde haja empregos minimamente decentes, pois atualmente a profissão mais comum da região é a de parasitas do MST!

Anônimo disse...

Toda a biodiversidade da Amazônia depende da manutenção desta lei...
Mas os brasileiros bonzinhos só pensam em destruir o futuro de nossos jovens e ser amigos dos gringos ...
Acho que é genética a bobeirá. ..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/