Datafolha reconhece manha na pesquisa sobre o governo Michel Temer

Nas redes sociais, a pesquisa é acusada de fraude. Datafolha reconhece imprecisão.

Depois de questionado pelo site independente de notícias Intercept, sobre os dados de pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, no último fim de semana, sobre a preferência do brasileiro em relação à permanência de Michel Temer ou a volta de Dilma Rousseff, o Instituto Datafolha admitiu imprecisão na análise dos dados. 

O site diz que o jornal cometeu uma "fraude jornalística".

"Ontem, os dados completos e as perguntas complementares [da pequisa] foram divulgados. Tornou-se evidente que, seja por desonestidade ou incompetência extrema, a Folha cometeu uma fraude jornalística. Apenas 3% dos entrevistados disseram que desejavam a realização de novas eleições, e apenas 4% disseram que não queriam nem Temer nem Dilma como presidentes, porque nenhuma dessas opções de resposta encontrava-se disponível na pesquisa", diz o texto dos jornalistas.

Em entrevista ao Intercept, Luciana Schong, do Datafolha, disse que "qualquer análise desses dados que alegue que 50% dos brasileiros querem Temer como presidente seriam imprecisos, sem a informação de que as opções de resposta estavam limitadas a apenas duas." Luciana afirmou à agência de notícias que foi a Folha, e não o instituto de pesquisa, quem estabeleceu as perguntas a serem feitas aos entrevistas e reconheceu "o aspecto enganoso na afirmação de que 3% dos brasileiros querem novas eleições", "já que essa pergunta não foi feita aos entrevistados".

A pesquisa foi divulgada no sábado na Folha Online e no domingo  no jornal Folha de S.Paulo.

CLIQUE AQUI para ler mais. A reportagem completa é da Agência Brasil, que não conseguiu ouvir a Folha e o instituto Datafolha, que se recusaram a falar.

13 comentários:

Anônimo disse...

Jogaram a credibilidade no lixo.

DS disse...

Eu desconfio da "Folhetim" de SP e não acredito no DATA-PT-FOLHA;.
Tem que ser trouxa para cair nos embustes deles.

Anônimo disse...

Quando o datafalha contava a favor do PT ninguém da imprensa reclamava......

Jaci Capistrano disse...

Por que o instituto, e também a “Folha de S.Paulo”, não deram qualquer destaque ao trecho da pesquisa em que os entrevistados disseram o nome de seus preferidos para as

– Nesse trecho da pesquisa, Lula também foi o candidato mais mencionado, com 6% de intenções de voto, à frente de Aécio Neves, com 4% das escolhas, e bem próximo do terceiro colocado, o deputado Jair Bolsonaro, com 3% das menções.

– Bolsonaro aparece como o terceiro nome mais votado para presidente, de forma espontânea, à frente de Marina, Alckmin, Serra, Caiado, Ciro e etc, e ninguém falou sobre isso?

– Qual o medo da imprensa em divulgar o crescimento de Bolsonaro?

– E mais: o deputado Bolsonaro é o mais votado, de forma espontânea, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mais que Lula e Aécio. Essa informação tem maior relevância para ser divulgada à sociedade do que a chiadeira petista em torno do desejo dos brasileiros sobre antecipação das eleições.

Anônimo disse...

Será que o povo um dia abrirá os olhos sobre estas tais pesquisas ?

O mesmo se dá com futebol, mídia quer sempre dar a impressão que brasileiros adoram, o que não é verdade. O fazem para manter publicidade.

ARS disse...

Só um vício jornalístico explica que ainda se dê crédito a essas enquetes do boletim informativo da organização criminosa dos corruPTos.

Anônimo disse...

Gostaria que algum JURISTA explicasse, aqui, COMO FARIA NOVAS ELEIÇÕES, LEGALMENTE E CONSTITUCIONALMENTE, AINDA ESTE ANO? Quero a LEGISLAÇÃO, E NÃO CONVERSA FIADA!!!!!

Anônimo disse...

Mude o nome para PaTa Foia! É puro esgoto vermelho.

Anônimo disse...

A COISA MELHOROU SIM.

JÁ NÃO SINTO UM MONTE DE COMUNISTA ENTRANDO NA MINHA CASA NA MINHA EMPRESA, SINDICATOS, AMBIENTALISTAS E COISAS DO TIPO QUERENDO "EXPROPRIAR" MINHAS COISAS........

AVANTE TEMER.

Anônimo disse...

E agora Políbio? Continuas apoiando o golpe?

Anônimo disse...

Só pode estar mentindo a pesquisa. Nota-se que o povo está desesperado pedindo a volta da dilma, afinal ella é a gerentona, levou o país a falência, assaltaram a PTebrás, levaram à falência uma PETROLÍFERA, coisa inédito no mundo.....VOLTA DILMA....>!!!!!!

Anônimo disse...

Que ainda acredito em pesquisas é trouxa.

ssr1963 disse...

Que credibilidade???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/