Artigo, Gustavo Caleffi, Zero Hora - Enxugando gelo

* Especialista em segurança

O pacote apresentado como "solução" de segurança pública pelo governador Sartori é uma grande conquista para o Estado. 

Não é a salvação de nada, mas pelo menos sabemos que teremos algum investimento nos mecanismos de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, os quais estão mais do que defasados e sucateados. Como diz o ditado, "melhor um pássaro na mão do que dois voando".

Mas, para ser sincero, considero uma ilusão que essas ações trarão resultado na redução da absurda criminalidade em que assola nosso Estado. Os grandes motivos das características da criminalidade urbana atual não estarão sendo atacados.

O governo faz o pouco que pode, mas traçando um comparativo da segurança com um carro, temos hoje um Monza ano 1980, que estava parado por estar com seus pneus furados e sem dinheiro para conserto. Com esse pacote, o governador autorizou a troca dos pneus. Provavelmente o carro possa voltar a andar, mas o motor quase fundido será o mesmo, o sistema de carburação continuará comprometido, e o Monza andará pelas ruas sem surdina, sem pastilha de freios e sem estepe.


A criminalidade no Brasil está arraigada em nossa sociedade, e crescendo numa proporção que não adiantam mais apenas ações reativas.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Melhor do que nada...isso é verdade...o mínimo...mas não é zero

Anônimo disse...

e a extinções ninguém fala, da fepps, fdrh e corag.

Anônimo disse...

Exatamente! Se simplesmente se prendesse mais por mais tempo teriamos uma reducao enorme da criminalidade pelo simples fato de que estariam mais tempo na cadeia e menos na rua.
Entao alterar as leis e a cabeca dos juizes e construir mais prisoes seria bem mais facil e rapido.

Anônimo disse...

Os problemas de segurança passa pelo judiciário e não pelos agentes de segurança.
Se aumenta o policiamento mas não se ataca a causa.

Anônimo disse...

É só o Governador exigir do Governo Federal, verbas para construção de novas cadeias/Prisões, manter por mis tempo a bandidagem encarcerada . Não adianta a policia prender e os Juizes soltarem, fica a eterna luta do fato correbdo atras do rato. O Governo Federal tem verbas especificas que eram contigenciadas pelo PT, desgoverno anterior.

Anônimo disse...

O que se quer é uma mudança conjuntural... leis ... penas mais duras.. menos benefícios como progressão de regime... mais penitenciárias... mudança de consciência dos que vivem numa redoma de vidro... tudo isso leva muito tempo e discussão.. o que se tem para a agora é repor o efetivo... botar na rua e nas dps e enfrentar a criminalidade do jeito que se pode...
É a teoria das vidraças quebradas... vai... vai deixando como está.. vai achando normal tiroteiro na frente de hospitais e estouro de caixa eletrônico.. aí minha gente.. uma hora vira anarquia.. vira mundo pós apocalíptico .. estilo Mad Max

Anônimo disse...

Nesse aumento de criminalidade,quem tem muito a responder,é o PT e sua expressão máxima no assunto,a senhora ex-freira Maria do Rosário.
Ela sim ia conversar com o delinquente,ladrão,estuprador,e o consolava,
dizia-lhe ao pé do ouvido,coisas inimagináveis,imagino encantadoras,que magnetizavam o delinquente.
Só que o delinquente,ao ser cantado por uma "otoridade",passava a se "achar".
e aí foram crescendo,crescendo até chegar nos dias de hoje,com Maria do Rosário sem ser estuprada.
Mas quem sabe?
Talvez um dia,sempre chega.Um evadido da cadeia,só Deus sabe.

Anônimo disse...

olhe um pai vendo seus filhos SEM COMIDA.
Agradeça a dilma por tirar o emprego e na sequência vem o roubo, o furto, ou qualquer atividade que permita ter um troco no bolso até para COMIDA!

Sem essa solução, a Brigada pouco fará.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/