Opinião do editor - Governo e prefeitura reagem com lentidão e incompetência ao desastre de sexta-feira

Aviso de hoje do prefeito em exercício, Sebastião Mello: "Vamos levar duas semanas para arrumar tudo. Mandei comprar 30 motosserras, hoje, para ajudar".
Aviso de hoje do governador Ivo Sartori: "Paciência, muita paciência". 

Governo estadual e prefeitura de Porto Alegre parecem não se dar conta da gravidade do que acontece na Capital e sequer fazem mea culpa pela inépcia que demonstram. A reação para o colapso de ítens vitais da infraestrutura local não inclui apenas a revisão do que existe nas áreas de energia, água, limpeza urbana, saúde e segurança, mas também a oitiva decisiva das empresas que fornecem serviços de internet, telefonia fixa e telefonia celular. É que todos entraram em colapso ou estiveram perto disto.
Ninguém sabe em que escaninhos esconderam os planos de prevenção e de contingência do governo estadual e da prefeitura, para dar respostas imediatas a desastres climáticos como os de sexta-feira em Porto Alegre.
Ambos respondem com extraordinária lentidão e incompetência ao que aconteceu.
O prefeito José Fortunati até dá-se ao luxo de permanecer em viagem aos EUA.Ele tem postado mensagens desde a Big Apple.
Os prejuízos são econômicos, financeiros e sociais, atingindo diretamente a população e as empresas, mas também passam a percepção de que este não é mais um bom lugar para viver e empreender.
Os portoalegrenses que não conseguiram fugir para as praias ou para a serra, acabaram com os estoques de lanternas, velas e água mineral dos supermercados.
Refugiados dentro de casa por causa da bandidagem desbragada, não conseguem agora sequer manter-se dentro delas e sair às ruas em função da falta de luz e água.

18 comentários:

Anônimo disse...

A populacao deve virar se por conta propria, pois no governo estadual temos um idiota, e no municipal uma pessoa que soube aproveitar muito bem as obras da copa e hoje pode estar tranquilo na praia.

Anônimo disse...

A populacao deve virar se por conta propria, pois no governo estadual temos um idiota, e no municipal uma pessoa que soube aproveitar muito bem as obras da copa e hoje pode estar tranquilo na praia.

Zé Luiz disse...

Completo descaso e incompetência gerencial por parte dos administradores, morosidade absurda, dado a gravidade da situação e decisões lerdas já que o serviço básico entrou em colapso total. Cidadão sem segurança, sem água,luz e sem mobilidade urbana. É uma lástima estar refém de tanta gente inapta e incompetente gerindo o município e o estado. Ficou claro que diante de fatos graves estamos largados a própria sorte e risco mas o imposto alto esta aí para ser pago de maneira agressiva, meu Deus nos acuda, por que esta gente não está nenhum pouco preocupada!

Anônimo disse...

O Sebastião Melo tá fazendo campanha..

Reunião.. Fotos.. Facebook...
.. vai resolvendo e ele vai cumprimentando as pessoas..

Devagar.. Aproveitando cada momento, cada pose.

RUIM MESMO É FICAR SEM ÁGUA E SE LUZ
Ele tem tudo isso.


Unknown disse...

Concordo, além disso, o volume da destruição também é culpa da prefeitura. No meu bairro a maioria esmagadora das árvores que caíram estavam em péssimo estado de conservação, na minha rua a árvore que tombou e bloqueia toda a rua, tinha reclamações fazia 2 anos, numa outra ventania uma parte desta mesma árvore caiu e bloqueou a rua, ao reclamarmos o pessoal da prefeitura disse que ela esta bem, mas se via que estava em péssimo estado, agora, caiu o resto. Eles mandam pseudo entendidos que sempre dizem que as árvores estão bem. Mas até os leigos vêem que estão em péssimo estado. Além disso, não acreditei quando ouvi num programa de rádio a prefeitura pedir doações de motosserras, isto só pode ser brincadeira. Nunca vi tanta incompetência junta.

Anônimo disse...

Prefeito ?
Porto Alegre tem prefeito ?

Anônimo disse...

Mas isso é serviço público se a ação não fosse assim seria iniciativa privada.
Gente! Ninguém mais sabe qual é a diferença?!!
Essa é a nossa cultura. Lugar primitivo!!

Anônimo disse...

Nossa, quanta injustiça! Na manhã de sábado havia uma ENORME quantidade de agentes da EPTC utilizando motosserras para liberar as vias do Menino Deus. Garanto que se algum se machucasse, o editor ainda os chamariam de incompetentes. Volta ditatura, um blog desses não pode continuar no ar falando tanta besteira.

Anônimo disse...

Quantel bombeiros da borges > destruído.

Anônimo disse...

Sartori adora escalar medíocres e despreparados. Colocou um médico para cuidar das estradas. Na ceee escalou um cara que não é do ator elétrico, um despreparado e arrogante. Se acha o tal. Contrariou parecer técnico na geradora e deu 4 milhões de prejuízo ao mês. Na segurança pública resolveu debochar dos brigadianos e hoje a população virou refém dos bandidos. Nas próximas eleições Sartori e o pmdb vão forrar o poncho de votos, mas dos votos da bandidagem. Os eleitores sérios vão rejeitar esse governante bisonho. Como o pt está muito fraco candidatos de outras legendas estarão com muitas chances. Sim Sartori vai enterrar o pmdb.

Anônimo disse...

Chupa. Votou nessas bestas, agora aguenta.

Anônimo disse...

É no que dá uma população toda ser guiada por charlatães no assunto ARBORIZAÇÃO. Um governo municipal e estadual de charlatões, UM CREA que só sabe arrecadar sem fiscalizar PELO MENOS se os encarregados da arborização urbana SÃO DO RAMO (E NÃO SÃO). A histeria de muitos do povo "ENTENDIDOS" de que derrubar árvores é PECADO, sem ao menos imaginar que elas também ficam velhas e se necessário devem ser substituídas. Ou ainda, no mínimo podadas PERIODICAMENTE e se necessário colocadas outras árvores mais adequadas ao local, observando critérios como tamanhos de raízes-para evitar problemas com calçadas e encanamentos, tamanhos de copas-para evitar problemas com rede elétrica e telefônica,flores folhas e frutos-entupimento de esgotos e estragos materiais por quedas de frutos.
Uma prefeitura com um MINIMO DE RESPONSABILIDADE, teria que TER MUITOS GRUPOS DE PODAS treinados e ACOMPANHADOS POR TÉCNICOS FLORESTAIS, com VÁRIOS CAMINHÕES PARA retirar galhos podados.
Árvores com copas menores (PODADAS TÉCNICAMENTE)) sofrem pouco com o efeito de ventanias e portanto são mais difíceis de cair.
Mais é CLARO que isto não vem e nunca virá ao caso para os "PREOCUPADÍSSIMOS COM OUTROS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES", governador
e prefeito. Como dizia o JUSTO VERÍSSIMO,eles querem é que o povo SE EXPLODA!

Justiniano disse...

É verdade que a prefeitura tem somente 5 motosserras e 2 estão em concerto.

Se for verídico isso o retrato da incompetência pública.

Agora vão comprar 30 motosserras sem licitação sem nada - vai dar rolo esse negócio. O TCE que fique atento a essas compras da prefeitura.

Anônimo disse...

Urgente!!!! encaminhar projeto de lei na câmara para substituir cada árvore velha de grande porte por 3 que possam chegar ao no máximo 2 metros de altura. Vamos copiar cidades de primeiro mundo onde os 'pulmões' das cidades estão concentrados nos parques. Não aguentamos mais, todos, moradores de Porto Alegre, Corsan, Ceee, Prefeitura, Bombeiros, pagar o preço dessa lei burra que 'protege' as árvores da cidade. Cadeia tem que passar a ser morada para profissionais da Fepam, Sman que não se respondabilizam pelos desastres causados pelas árvores velhas, podres e grandes da cidade, e não mais para quem resolve cortá-las por questão de segurança. Vamos lá! Vamos melhorar nossa cidade, deixando-a mais limpa, bonita e segura.

Anônimo disse...

O que devem fazer os idosos que moram em edifícios, principalmente nos andares mais altos? Fazer Rapel, "atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações"?

Anônimo disse...

Situação vergonhosa.
Soldados do exército cortando árvore com machadinha.
Vergonha, vergonha, vergonha.
E aposto, que se a Prefeitura comprar motosserra elas vão acabar naquele buraco negro onde somem as coisas ou vão virar sucata.
O poder público é incompetente e irresponsável e a sociedade distraída e pouco exigente.

Anônimo disse...

Administradores que só pensam nas próximas eleições dá nisso.

Anônimo disse...

Interessante é que enquanto a população de Porto Alegre sofria com a destruição não havia efetivo suficiente da Brigada Militar, bombeiros e polícia civil para auxiliar. E por quê? Porque o Governador havia determinado o deslocamento de efetivo para realizar a guarnição de uma festa PRIVADA - Planeta Atlântida - na sexta e no sábado. Até Delegacia havia no local do evento PRIVADO, enquanto população assustada, estava à deriva.
E para piorar, o sr. Governador, com grande alarde e orgulho, anuncia liberação de horas-extra para a segurança pública durante o carnaval!!! É... E durante o ano, sem hora-extra, a população fica entregue à criminalidade.
Parece que mais de 2000 anos depois a política do pão e circo ainda funciona, embora hoje saibamos bem que é o palhaço deste circo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/