Pessimismo se mantém na Intenção de Consumo das Famílias gaúchas


Pesquisa  realizada com mais de 600 pessoas sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta quinta-feira pela Fecomércio-RS, confirmou o sentimento de pessimismo dos gaúchos relacionados com os gastos para as festas de Natal, mostrados no mês de novembro deste ano.

Em dezembro de 2015, os dados relacionados ao nível de consumo  mostram uma redução de 41,9% na comparação com a mesma base do ano passado. Já a facilidade de acesso ao crédito caiu 39,8% no mesmo período. O consumo de bens duráveis teve uma diminuição de 61,9% e a perspectiva de consumo caiu 34,3% em relação a dezembro de 2014.

Para o Presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn,  fatores como mercado de trabalho piorando em uma inflação acima de dois dígitos e juros altos, terminam impactando diretamente a vida das famílias .


4 comentários:

Anônimo disse...

A anta do planalto batalhou e conseguiu tirar o chester da mesa da classe média esse ano!

Anônimo disse...

Se eu fosse lojista comecaria a buscar outro ganha pão. Assaltante esta faturando bem, traficante tambem, ja tem procurador permitindo que andem armados para defender seu ramo de atuação.
O comercio no rio grande do sul ja era.

Anônimo disse...

Em Porto Alegre com 1 milhao e 500 mil habitantes sendo 70% de funcionarios publicos e a maioria funcionario estadual fica claro quando o funcionalismo nao recebe a crise e imediata,e tem imediatamente reflexo nas empresas que sofrem com a diminuiçao do consumo.

Anônimo disse...

Anônimo das 09:08, de onde saiu esses dados? Se Porto Alegre tivesse 70% de funcionários públicos simplesmente não funcionaria!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/