PF fez busca e apreensão no escritório Portanova e Advogados Associados, Porto Alegre

No início da manhã, a Polícia Federal e o MPF informaram que mandatos de busca e apreensão, além de prisões, estavam ocorrendo naquele momento em várias capitais, entre elas SP e Porto Alegre. Não foram revelados nomes. Na própria coletiva das 10h, os delegados e procuradores não quiseram listar nomes, porque a nova fase da Operação Lava Jato estava em andamento.

Na coletiva desta manhã, delegados e procuradores avisaram que escritórios de advocacia também passaram a ser investigados por lavagem de dinheiro para o PT. O ex-ministro Zé Dirceu estaria por trás de um dos esquemas.

Há pouco, os jornalistas do site www.zerohora.com.br revelaram que o escritório de Porto Alegre que sofreu buscas e apreensões foi o  Portanova e Advogados Associados, que fica na Rua Vigário José Inácio, no Centro. O objetivo da PF foi coletar documentos relativos a uma causa defendida ali e que resultou no recebimento de R$ 270 mil por parte do escritório.

Leia a nota do site:

O dinheiro foi enviado pela Consist Business Software. Essa empresa é suspeita de lavar dinheiro, entre outros, para o Partido dos Trabalhadores. Ela teria feito repasses financeiros para o partido, por solicitação de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT. A informação foi passada por Milton Pascowitch, delator da Lava-Jato, que afirma usar a Consist para intermediar pagamento de propina em obras. Ele afirma ter feito contratos simulados entre sua empresa, a Jamp, e a Consist. Os contatos com a Consist se dariam com o presidente da empresa, Pablo Alejandro Kipersmit e com o Diretor Jurídico Valter Silverio Pereira. Parte dos repasses, de cerca de doze milhões, teriam sido feitos em espécie.

A Lava-Jato informa que o escritório de advocacia Portanova & Advogados Associados teria recebido R$ 270.000,00 entre 01/2015 a 05/2015 da Consist Business Software para "serviços continuados com relação a defesa e acompanhamentos de processos trabalhistas dos funcionários da empresa".

A Lava-Jato quer saber da legalidade e objetivo desses contratos.

Conforme a ordem de busca determinada pelo juiz Sérgio Moro e relativa aos contratos da Consist, foi autorizada a apreensão de:

— Todos contratos, notas fiscais, relatórios, documentos de comprovação de fornecimento de serviços, correspondências físicas ou eletrônicas, relacionadas a eles.

— Todos contratos, notas fiscais, relatórios, demonstrativos, extratos relacionados à destinação ulterior dada aos aludidos recursos pagos ao escritório.

— HDs, laptops, pen drives, smartphones, arquivos eletrônicos, de qualquer espécie, agendas manuscritas ou eletrônicas, dos investigados ou de suas empresas, quando houver suspeita que contenham material probatório relevante, como o acima especificado.


Zero Hora contatou o escritório Portanova. Os responsáveis não estavam e um funcionário confirmou a busca, sem dar detalhes.

13 comentários:

Anônimo disse...

Esse escritório nominado na notícia é muito conhecido por suas ligações perigosas com a esquerda da América do Sul. Tem um parente dos titulares desse escritório, Desembargador do Tribunal de Justiça, que é respeitadíssimo das FARCS, sendo sempre visitado por altos representantes dessa organização criminosa. Desembargador de nosso Tribunal !!!!

Anônimo disse...

Finalmente!!!!!!!
Bom saber.

Anônimo disse...

IAM MUITO NO JORNAL DO ALMOÇO, E CONSERVAS CRUZADAS DA TVCOM.

Anônimo disse...

Só um escritório envolvido? Sigam o caminho do dinheiro e vejam quem são os costumeiros defensores de políticos do PT envolvidos em "malfeitos".

Gustavo disse...

rábulas aderindo ao pixuleco?

Gustavo disse...

rábulas aderindo ao pixuleco?

Anônimo disse...

A PF TEM QUE IR FUNDO NESSA INVESTIGAÇÃO

SÓ PRA INFORMAR:

EM SÃO PAULO ESSE MESMO ESCRITÓRIO VIOLA
CONSTANTEMENTE

O ESTATUTO DA ADVOCACIA E
O CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB

QUE VEDA A PARTICIPAÇÃO HABITUAL DE ADVOGADOS
EM PROGRAMAS DE RÁDIOS, TV E IMPRENSA EM GERAL

E EXPRESSAMENTE PROIBI O FORNECIMENTO DE ENDEREÇOS
POR SER DESVIO E CAPTAÇÃO DE CLIENTELA

EM SÃO PAULO, NA BAND, HÁ PARTICIPAÇÃO DIRETA DE ADVOGADA
DESSE ESCRITÓRIO, NO JORNAL DA MANHÃ, E NA PROGRAMAÇÃO DA TARDE
VÁRIAS VEZES POR SEMANA.

SEMPRE ACHEI ISSO ESTRANHO

INCLUSIVE O SILÊNCIO E A NÃO APLICAÇÃO DE PUNIÇÃO PELA OAB

AGORA ISSO FICA CLARÍSSIMO

DEVE TER MUITO DIMDIM POR BAIXO DA MESA

SERÁ QUE AGORA ESSA ILEGALIDADE VAI ACABAR???

COM PALAVRA A PF E O JOVEM E COMBATIVO PROCURADOR

ESSE TIPO DE "ADVOCACIA" SÓ DENIGRE A VERDADEIRA E ADVOCACIA.

É HORA DE DAR UM BASTA!

A GRANDE MAIORIA DOS ADVOGADOS É GENTE HONESTA, E POBRE.

SEM ADVOGADO - COM A MAIÚSCULO - NÃO HÁ JUSTIÇA !

Emmanuel disse...

Em tudo, a mãozinha do PT ....
E então, senhor Janot ? Está tudo certinho, não é mesmo? Todo mundo anda na linha ... os indiciados são sempre aqueles da conveniência e a proteção é para aqueles turiferários do poder; certo?
É de lembrar que impeachment também serve para outros cargos no poder.

Anônimo disse...

Na Bandeirantes (13 e 45 min) o adv disse entre outras que seu pai já foi candidato pelo PT, que trabalhou para a campanha do Olívio etc e tal. Ai tem !!!!

Anônimo disse...

A Polícia Federal e a força tarefa do MPF da operação lavajato, a partir do que está sendo apurado nesse escritório de 'advocacia', com grande influência na seccional da OAB-RS, vários integrantes da Diretoria dessa instituição devem ser investigados da mesma forma.Esses escândalos de corrupção envolvem grande número de advogados (sempre os mesmos) envolvidos em crimes que antes eram praticados por seus 'clientes'.

Anônimo disse...

Prezado Anônimo das 14:27. Existem inúmeras empresas de advogados com propagandas irregulares, concorrência desleal, promessas impossíveis de cumprir, patrocínio de programas esportivos nas emissoras de rádio e por aí vai ..... E a OAB-RS? Como, certamente, está envolvida nesses fatos (afinal, o presidente nacional não participou do jantar com a presianta nesta semana?)cruza os braços e faz que nada vê.

Anônimo disse...

Era assunto conhecido à boca pequena.

Anônimo disse...

Era assunto conhecido à boca pequena.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/