Petrobrás investiga suspeuita de desvio de dinheiro público na estatal gaúcha Sulgás

A empresa estatal estadual  Sulgás está no centro de um escândalo que envolve gravíssimas suspeitas de desvio de recursos público, porque nesta semana, a Gaspetro, subsidiária da Petrobras e dona de 49% da distribuidora, determinou a abertura de uma sindicância para apurar denúncias de superfaturamento em contratos da estatal gaúcha. 

O alvo específico é a diretoria técnica e comercial, comandada por Flávio Ricardo Soares de Soares. 

Na Gaspetro, os termos usados para se referir ao episódio são os mais duros possíveis: "malversação", "roubo" e "pagamento por fora". 

A publicação Relatório Reservado de hoje conta que segundo um dos integrantes da comissão instituída pela estatal gaúcha, as primeiras informações apuradas apontam para o favorecimento a pelo menos um fornecedor contratado pela diretoria técnica e operacional. 

Leia o que denuncia a publicação na sua edição de hoje:

Consultada, a Sulgás confirma a abertura da sindicância e diz, com todas as letras, que "já identificou irregularidades, a ponto de ter expedido notificação extrajudicial ao prestador de serviços, com notícia de cobrança de diferenças." A companhia não divulgou o nome ou o ramo de atuação do fornecedor, mas o RR apurou que se trata de uma conhecida empresa de engenharia de Porto Alegre. Também procurada, a Gaspetro/ Petrobras não se pronunciou.


Ressalte-se que a iniciativa da Gaspetro conta com o apoio do governo gaúcho, acionista controlador da Sulgás. 

Curiosamente, foi a própria subsidiária da Petrobras quem indicou Flávio Soares para a diretoria da Sulgás. Sua situação, no entanto, tornou-se insustentável. Na distribuidora gaúcha, já se dá como certo seu afastamento do cargo nos próximos dias. 

Oficialmente, a empresa empurra a questão para a Gaspetro. Diz que a permanência ou não do executivo é uma decisão que cabe à subsidiária da Petrobras, responsável pela sua nomeação. 

Soares, aliás, é um fenômeno de resistência. Equilibra-se na diretoria técnica e comercial há quase 13 anos. Já sobreviveu a três presidentes da Petrobras e a cinco governadores do Rio Grande do Sul. Ele é tido por seus colegas na Sulgás como um executivo todo-poderoso. Em algumas gestões chegou a mandar mais do que o próprio presidente da estatal, a ponto de grandes fornecedores e clientes da companhia despacharem diretamente em seu gabinete.

11 comentários:

Anônimo disse...

mais uma que o gringo deveria privatizar...

Anônimo disse...

Bem, nada surpreende se teremos aqui uma extensão do Petrolão.

Anônimo disse...


Quem mandava na Sulgás era a turma do Atraso Genro e portanto do PT, deste modo é de esperar que haja um propinoduto para campanha do deputado que tem uma relação direta com o a mesma Bom gás.

Falar nisso como ficaram os suicídios do Pronaf de Santa Cruz, vão engavetar e arquivar os processos dessa corja de FDP que engambelaram os colonos de lá, ainda tem muito colono em tratamento de depressão por conta desse roubo patrocinado pelo sindicato e deputados do PT .

Anônimo disse...

Aproveita e privatiza Sartori !!

Anônimo disse...

BEM, SE TINHAM FEITO UM "DESVIO" NO OLEODUTO PARA "SURRUPIAR" GASOLINA, DA REFINARIA EM CANOAS.

ESTE PESSOAL TÁ EM TODAS.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKK...a Petrobrás investiga suspeita de desvio de dinheiro público na Sulgás! Essa piada foi boa Políbio, só perdeu para aquela da mandioca da Dilmanta!

Anônimo disse...

TA COMEÇANDO A CHEGAR PERTO , TEM QUE INVESTIGAR A NEGOCIATA DA BS BIOS DE PASSO FUNDO , HOUVE FALCATRUA GRANDE POR LÁ................

Anônimo disse...

Que seja apurado pra saber o que houve e se realmente houve. A Sulgás é uma empresa importante pras indústrias do estado nesses momentos de crise energética e é lucrativa pro governo estadual.

Anônimo disse...

A titulo de informação, é preciso esclarecer que a privatização de uma empresa saudável financeiramente, ou seja, lucrativa como a Sulgás não ajuda em nada o governo. A Sulgás é uma empresa enxuta pois possui aproximadamente 147 funcionários diretos e indiretos. A Sulgás é uma empresa pública de economia mista com 51% do estado e 49% Petrobras. Ou seja, o governo possui 51% das ações da Sulgás, que atualmente lhe confere o direito além de receber todos os impostos (ICMS, PIS e COFINS), de retirar também anualmente 51% do lucro líquido da empresa. Essa parcela dependendo do ano gira entre 30 a 45 milhões aproximadamente por ano. Na hipótese da privatização ocorrer, o governo ficaria recebendo apenas os impostos, ou seja deixaria de arrecadar o lucro da empresa. Nesses condições qualquer investidor gostaria de comprar uma empresa lucrativa, que buscaria um retorno do investimento em menos de 10 anos! Portanto isso quer dizer que em menos de 10 anos o governo estaria perdendo dinheiro se privatizasse a Sulgás. Portanto gostaria que refletissem muito bem essa questão, ao avaliar se essa é realmente a melhor opção para o governo e suas contas! Pois nessa hipótese o governo estaria empurrando parra os próximos governos uma redução de receita, piorando a situação do estado do RS.

Anônimo disse...

A titulo de informação, é preciso esclarecer que a privatização de uma empresa saudável financeiramente, ou seja, lucrativa como a Sulgás não ajuda em nada o governo. A Sulgás é uma empresa enxuta pois possui aproximadamente 147 funcionários diretos e indiretos. A Sulgás é uma empresa pública de economia mista com 51% do estado e 49% Petrobras. Ou seja, o governo possui 51% das ações da Sulgás, que atualmente lhe confere o direito além de receber todos os impostos (ICMS, PIS e COFINS), de retirar também anualmente 51% do lucro líquido da empresa. Essa parcela dependendo do ano gira entre 30 a 45 milhões aproximadamente por ano. Na hipótese da privatização ocorrer, o governo ficaria recebendo apenas os impostos, ou seja deixaria de arrecadar o lucro da empresa. Nesses condições qualquer investidor gostaria de comprar uma empresa lucrativa, que buscaria um retorno do investimento em menos de 10 anos! Portanto isso quer dizer que em menos de 10 anos o governo estaria perdendo dinheiro se privatizasse a Sulgás. Portanto gostaria que refletissem muito bem essa questão, ao avaliar se essa é realmente a melhor opção para o governo e suas contas! Pois nessa hipótese o governo estaria empurrando parra os próximos governos uma redução de receita, piorando a situação do estado.

wagner britto disse...

Prezado Políbio, no programa de segunda-feira da TVeja, o Reinaldo Azevedo informou que uma das pessoas que, a então Secretaria de Minas e Energia, Dilma Roussef, chamou para uma diretoria da Sulgas foi o Nestor Cerveró. Isso procede? Aguardo algum post neste sentido. Obrigado, abraço.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/