A Expoagas 2015
– 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados chegou ao final nesta quinta-feira (27),
no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, apresentando ao varejo mais de 800 lançamentos, e encerrou
com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 409 milhões – o que
representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda
média de R$ 1,19 milhão por empresa expositora.
O resultado positivo foi puxado
por fornecedores de produtos de higiene e limpeza, de laticínios e de
alimentos, e evidencia uma preocupação crescente dos consumidores gaúchos com
produtos “saudáveis” e que proporcionem bem-estar.
Segundo dados
apurados pelo Instituto Methodus nos dois primeiros dias da feira, 47,8% das
vendas concretizadas na Expoagas 2015 foram junto a varejistas gaúchos, 40,3% a
compradores de outros estados brasileiros e 11,7% junto a companhias de outros
países. De acordo com os expositores entrevistados, aumentar as vendas, fixar
sua marca no mercado e conquistar novos clientes foram os três principais
motivos da participação no evento. A pesquisa foi realizada junto a 100
expositores da mostra, sendo 79% da indústria, 8% do comércio e 13% do setor de
serviços. Conforme estimativas da Agas, 44,1 mil pessoas terão passado pelos
corredores do Centro de Eventos da Fiergs ao final da feira, número 9% superior
ao ano passado, representando 6,3 mil empresas diferentes – um crescimento de
18% no número de CNPJs em relação a 2014. Entre os visitantes, 82% são
varejistas. “O comerciante é um otimista por natureza e, em momentos de
instabilidade econômica como este, está em busca de oportunidades para crescer.
É isto que a Expoagas proporciona, mais negócios, qualificação e novas
parcerias”, destaca o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Tendências e
hábitos de consumo – Ao contrário do ano passado, quando os negócios foram
alavancados por empresas de máquinas e equipamentos, a Expoagas 2015 destacou o
foco da indústria e do varejo em produtos para o consumidor final. “O gaúcho
está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda,
e isto faz com que ele não abra mão da qualidade, mas pesquise muito preço”,
observa Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas, ressaltando que a feira
apresentou ao varejo cerca de 800 lançamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário