Sartori ajuiza ação no STF para impedir que Dilma bloqueie de novo as contas do Estado

O governo gaúcho decidiu ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar o bloqueio das contas do Estado em função do não pagamento da parcela da dívida com a União. 

A ação cautelar foi protocolada pela Procuradoria-Geral do Estado nessa segunda-feira. 

O governo estadual manteve a decisão em sigilo e só abriu ontem a informação.

Nessa terça-feira, o processo, de número 3,9 mil, foi distribuído para a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. Há expectativa de que o ministro se manifeste em poucos dias devido à gravidade da situação financeira do Rio Grande do Sul, conhecida nacionalmente. 

A ação do Palácio Piratini é preventiva, já que neste mês, mais uma vez, ocorrerá o atraso do pagamento da parcela da dívida, no valor de cerca de R$ 280 milhões. Devido ao atraso de julho, o Executivo ficou nove dias com as contas bloqueadas, perdendo integralmente a gerência sobre pagamentos e transferências municipais, do dia 11 ao dia 20. 

O desbloqueio ocorreu apenas quando os R$ 263 milhões relativos à parcela foram quitados. No dia 19, o Ministério Público de Contas representou ao Tribunal de Contas solicitando auditoria extraordinária nas contas do governo de 2015. No documento, o procurador-geral do MPC, Geraldo da Camino, defendeu o ingresso em juízo para impedir o bloqueio das contas do governo, citando “a dignidade da pessoa humana” e a impossibilidade material do governo gaúcho para efetivar o pagamento. Da Camino destacou ainda na representação que a sanção prevista no contrato assinado pelo Estado com a União não pode se sobrepor aos direitos da população gaúcha. Dias antes, em entrevista na Federasul, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, também havia defendido a iniciativa.

4 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura de São Paulo conseguiu reduzir o valor a ser pago para a União e nós aqui nessa penuria.
Dinheiro para comprar parlamentares,para a marcha das margaridas,MST,para a Bolívia,venezuela e Cuba tem agora para um estado da federacão nada.

Anônimo disse...

O Sartori é o unico que sabe como resolver já que era o lider do Brito(PMDB)
quando foi feita a negociação com o governo federal para trazer lucro para o RS, divida em 1998 que era 8 BILHOES
de 1998 até o momento foi pago 22 BILHOES
montante da divida diminuiu para 44 BILHOES

Anônimo disse...

JANOT FALOU EM RESPOSTA SOBRE O TEMA QUE PRIMEIRO SE PAGA SALÁRIOS.

Anônimo disse...

Este oropa está sabendo como falir o RS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/