Obras da ponte Laguna estão lentas porque governo Dilma deu calote na empreiteira

Nem a tão sonhada ponte estaiada Anita Garibaldi, que está sendo construída em Laguna, escapou do atraso generalizado de pagamentos das obras do PAC pelo governo federal. A ponte deveria ficar pronta em maio, liberando gaúchos e catarinenses de sofrimento sem fim, sempre que procuram as praias do Norte de SC. O consórcio Ponte de Laguna, que faz os trabalhos, não recebe desde o final do ano passado. Quinta-feira, o diretor nacional do Dnit, Adailton Cardoso Dias, informou ao deputado federal Ronaldo Benedet, SC, que até o final da semana passada seria depositada uma parcela de R$ 16 milhões, mas até ontem o parlamentar não tinha conseguido confirmar se o depósito foi efetuado. Espera ter a resposta hoje.

As informações são da jornalista Estela Benetti, Diário Catarinense de hoje, de quem é também o texto completo.

A preocupação é que a obra também tenha sido atingida pelos cortes feitos a empresas envolvidas na operação Lava-Jato da Petrobras, porque uma das que integram o consórcio é a Camargo Corrêa, cujos diretores podem acertar delação premiada nos próximos dias. Mas o diretor do Dnit negou essa vinculação a Benedet.

A estrutura da ponte está finalizada e o asfalto da rodovia começou a ser feito. O temor é de atraso por falta de recursos. 

O consórcio tem ainda mais de R$ 90 milhões para receber. Quando os pagamentos estavam dentro do cronograma, a previsão era de que a Ponte Anita Garibaldi seria concluída antecipadamente, dia 15 deste mês, o que seria daqui a duas semanas. Mas com a falta de recursos, a construtora reduziu o ritmo e pretende finalizar em maio, prazo previsto no contrato. É lamentável porque este é, hoje, o principal gargalo rodoviário do Estado e sua liberação é muito esperada por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que chegará primeiro a conclusão da ponte de Laguna ou a morte do embusteiro de Garanhuns?

Anônimo disse...

Aqui em Santa Catarina já virou guerra, mas a mídia não mostra nada. Vamos ver como isso tudo vai terminar.
Manifestante tentou arrancar as bandeiras do PC do B e outra do MST à força, sendo impedido pela dona do apartamento.
Vídeo gravado durante manifestação em Chapecó, no dia 28 de fevereiro, registra momento em que um homem tenta retirar bandeiras da sacada de um apartamento:

https://www.youtube.com/watch?v=YTIz23YIX2s

https://pt-br.facebook.com/MovimentoSemTerra/photos/a.240334522705936.57672.111746705564719/847658068640242/?type=1

Anônimo disse...

Políbio, é tanto assunto, tanto descalabro, tanta roubalheira, e ninguém está falando de como estão as obras para as Olimpíadas que será logo ali, ano que vem! Deve estar acontecendo muita roubalheira, com superfaturamento e aditivos de última hora! Será mais um imenso fiasco para o Brasil!

Anônimo disse...

Posso estar enganado. Terminar a ponte de Laguna não vai resolver muita coisa. O túnel de Tubarão parece estar pronto, mas não vi nenhum sinal da nova ponte.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/