Fitch avalia que estados gastaram em excesso em 2014

A agência de classificação Fitch Ratings avaliou nesta semana que cortar despesas neste ano será algo "desafiador" para o estados brasileiros do ponto de vista político e após gastarem em excesso em 2014 com as eleições.

Em relatório, a equipe de analistas da agência avalia que os cortes serão difíceis também porque os aumentos de impostos "estão chegando ao limite" e porque medidas como a utilização de ativos do sistema de previdência para cobrir gastos correntes são negativas. Diante desse cenário, a Fitch prevê que as margens operacionais de muitos estados brasileiros vão se deteriorar no curto prazo.

No relatório, a agência avalia que as receitas seguem pressionadas e que as dificuldades econômicas são piores do que muitos analistas esperavam - fatores que aumentam a aversão ao risco por parte de investidores privados. "A Fitch acredita que poucos estados recorrerão a reservas dos fundos de pensão para cobrir despesas correntes", diz no relatório. A agência cita ainda problemas relacionados à continuidade da seca, "que deverá forçar um racionamento de água, particularmente em São Paulo", e à redução da arrecadação de royalties da exploração de petróleo, que terá maior impacto sobre o estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/