Editorial, O Estadão - A grande mentira

"A questão central é a seguinte: estamos na segunda etapa do combate à mais grave crise internacional desde a grande depressão de 1929." Foi com essa estarrecedora desculpa que Dilma Rousseff jogou no lixo todos os indicadores econômicos e se eximiu de qualquer responsabilidade pela grave crise nacional que o Brasil enfrenta depois de quatro anos de seu desgoverno. Falando em rede de rádio e de televisão sob o pretexto de comemorar o Dia da Mulher, a presidente garantiu que, "como temos fundamentos sólidos", as "dificuldades conjunturais" são passageiras e começarão a ser superadas "já no final do segundo semestre deste ano". Os brasileiros não têm, portanto, com o que se preocupar, porque todas essas dificuldades "conjunturais" significam "apenas a travessia para um tempo melhor, que vai chegar rápido e de forma ainda mais duradoura". Oxalá!

A encenação mendaz de Dilma foi mal recebida. Seu discurso foi saudado por um panelaço em bairros de classe média das cidades mais importantes do País, mas também em suas periferias. Pronunciou-se a mesma classe média para a qual, segundo Dilma, os governos do PT contribuíram com um novo contingente de 44 milhões de brasileiros.

Parte importante da crise de governança que está levando o Planalto ao desespero e a população a se manifestar ruidosamente decorre da absoluta incompetência de Dilma que, para completar o desastre, entrou em rota de colisão com o maior partido de sua base de sustentação, o PMDB, praticamente jogando-o na oposição. Como se não bastasse, os antigos parceiros do Planalto na farsa do "Novo Brasil", vendo-se agora enredados até o pescoço no propinoduto da Petrobrás, resolveram criar uma farsa toda sua.


O PMDB acusa o governo de manipular o Ministério Público (MP) para desmoralizar alguns dos seus principais líderes, como Renan Calheiros e Eduardo Cunha, incluindo-os no pedido de investigação apresentado ao STF pelo procurador-geral Rodrigo Ja-not. Ora, pelo menos esta acusação não se pode fazer ao governo petista. Se tivesse o poder de manipular o MP e a Polícia Federal o governo Dilma teria forçado a exclusão de figurões petistas da lista de suspeitos do procurador-geral e também, obviamente, a inclusão de nomes de oposicionistas tucanos e democratas. O que o PMDB pretende é criar confusão para comprometer os resultados da Operação Lava Jato. Para tal recorre sem nenhum constrangimento às acusações a Dilma e ao PT, com os quais os peemedebistas estão circunstancialmente de mal. Mas são todos farinha do mesmo saco - ou seja, do mesmo governo - tentando salvar-se do naufrágio de uma parceria que faz água por todos os lados.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Vocês queriam que uma petista assumisse a responsabilidade pela crise? Mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha.

Anônimo disse...

PRESIDENTA FALOU QUE ESTAMOS PASSANDO POR UMA 'CRISE CONJUNTURAL', OPA AGORA ACERTOU : A ROUBALHEIRA ESTÁ EM TODAS AS CONJUNTURAS DO GOVERNO.

Anônimo disse...

Dona Crise estava andando por aí, sem ter nada o que fazer. Como ela é americana viu o Brasil e disse: "Aqui é que faremos nossas sacanagens". O Brasil era uma terra próspera, tinha o melhor presidente do universo e sua saúde,sua segurança, sua Educação e sua infraestrutura deixavam as da Alemanha no chinelo. Falava maravilhas de um oceano barato de algo incrível e chamado de pré-sal, e que faria o Brasil entrar como líder da OPEP e ainda criaria algo melhor que o 1º mundo. Poucos anos depois as coisas eram tão boas que este presidente elegeu em seu lugar um Poste, ou melhor "Uma Poste" de forma honesta, transparente , com honesto amplo apoio do congresso,e somente com dinheiro dos correligionários". Mas Dona Crise era perversa, tão perversa que com um passe de mágica acabou com o Paraíso e o Brasil ficou no traste que ficou. Pergunto, por que Dona Crise és tão má com um governo tão bom?

Emmanuel disse...

Mais ou menos, não é mesmo?
Os figurações do PT que ficaram, se aprontem porque cairam em desgraça e vão servir de boi de piranha.
É claro que o senhor Janot carregará consigo a ignomínia de poder ir adiante, se não fosse mero serviçal do Planalto e - pasme-se - mero lacaio do ministro da justiça!
Os homens de bem acabaram: o Brasil se tornou um antro de corruptos e de covardes.
E para piorar a situação: quem julga a Lava Jato será Tofoli !!
O Brasil está perdido mesmo!

Anônimo disse...

Para quem conhece só um POUQUINHO
de HISTÓRIA chega a considerar
RIDICULOS os argumentos dos COMUNISTAS como a Dilma e demais
petralhas. O comunismo não parou de pé em lugar nenhum do mundo porque tem por principio a MENTIRA
como estão fazeno no BRASIL.
E o risível é que são mentiras sem pé nem cabeça, tipo atar cachorro com linguiça. Se as mentiras colam, tomam o governo
roubam tudo, raspam os cofres como aqui. Quem leva a fatia do leão na roubalheira? Os "dirigentes do partido", que
fazem de tudo para roubar impunemente e ficar no governo
roubando por gerações, como em
Cuba, que foi carneada pelos comunistas e está numa "M" tão
grande que nem comida produz depois de mais de cinquenta anos sendo assaltada pelos comunistas.

Anônimo disse...

O salário dos cubanos é de mais ou menos 30 dólares mensais,menos do que o Bolsa Família.E ainda querem implantarem esse lixo de política de Governo.Só preguiçosos que não querem trabalharem,matusquela,mal informados,mal intencionados ou corruptos para querer que implante um regime desses.Pior de tudo,em Cuba proíbem aqueles que querem prosperar como empresários e consequentemente como ser humano livre.

Anônimo disse...

Caro Políbio:
O comentário do anônimo das 15:56 deveria ser impresso para ser lido no plenário do Congresso Nacional, por algum político da oposição, obviamente. Não estou falando da Câmara ou do Senado. Estou me referindo ao Congresso

Anônimo disse...

E não entrem na onda de que ter o Michel Temer como presidente é a mesma coisa que ter um petralha! Certamente o peemedebista não irá continuar comendo na mão dos petralhas, a oportunidade está caindo no colo deles assim como caiu no colo do Itamar Franco que fez um bom governo, e pelo que eu sei o PMDB não faz parte do Foro de São Paulo, o que poderia frear o avanço do bolivarianismo por aqui, e seria a chance deste partido recuperar o lugar que é seu de fato, por ser o maior partido do país e por ter lutado pela democracia na época dos milicos, mas bandeira essa que o PT roubou para si, aliás, é só o que os petralhas sabem fazer, roubar!
O negócio seria ganhar tempo, jogar fora as urnas eletrônicas, trocar por urnas de papelão, e preparar um candidato para as próximas eleições!

Anônimo disse...

Julgamento do Petrolão? Acho difícil. Somos conhecidos como o "país da impunidade". Se for "punido" alguém do partido da "base aliada", indulto pra ele. Vejam o "caso Genoíno". É país "chinelo" mesmo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/