Artigo, Elio Gaspari, Correio do Povo - Há dez anos, o juiz Moro disse tudo

Ao lado, fluxograma da roubalheira do PT na Petrobrás. 



Neste artigo publicado em vários jornais brasileiros neste domingo, Elio Gaspari reporta-se a um trabalho feito pelo juiz Sérgio Moro em 2004, no qual analisou a Operação Mãos Limpas, Itália, e que serve de inspiração para o que faz atualmente no Petrolão. Eis um trecho do artigo de Gaspari (leia tudo no link a seguir):

. No seu artigo, Moro mostra como a implosão da máquina de políticos, administradores e empresários levou à “deslegitimação” de um sistema corrupto: “As investigações judiciais dos crimes contra a administração pública espalharam-se como fogo selvagem, desnudando inclusive a compra e venda de votos e as relações orgânicas entre certos políticos e o crime organizado”.

O Moro de 2004 diz mais:

• “É ingenuidade pensar que processos criminais eficazes contra figuras poderosas, como autoridades governamentais ou empresários, possam ser conduzidos normalmente, sem reações. Um Judiciário independente, tanto de pressões externas como internas, é condição necessária para suportar ações dessa espécie. Entretanto, a opinião pública, como ilustra o exemplo italiano, é também essencial para o êxito da ação judicial”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PRESENTE DE NATAL OU ANO NOVO
Livro Cabo de Guerra. CLIQUE na imagem pra ampliar.
R$ 75,00. Pagamento por doc ou pessoalmente.

Muitos leitores querem presentear o marido ou a esposa neste Natal e é para eles que é disponibilizada uma reserva técnica de 20 exemplares. Também vale para namorados, amigos, conhecidos. 
Entrega grátis por motoboy ou Sedex.

Tiragem de 2 mil exemplares esgotada.
Peça por polibio.braga@uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Não acho que temos um judiciário independente assim como não temos jovens juízes.
Infelizmente o que temos são imponentes vecchi giudici, que por serem velhos, e comprometidos, jamis darão ouvidos à voz das ruas.
Portanto, duvido que esta corrupção praticada com tanta desfaçatez tenha o mesmo fim que teve na Itália.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/