Venina Fonseca ao Fantástico: "Na Petrobrás, eles sabiam de toda a corrupção e propinas pagas"

CLIQUE AQUI para ler o texto completo e também examinar o video com toda a reportagem do Fantástico, com ênfase para a entrevista de Glória Maria.

O Fantástico mostrou ontem a noite, com exclusividade, por mais de 20 minutos, tempo que a Globo dificilmente usa para um só assunto, a entrevista com a principal personagem das novas denúncias de corrupção que envolvem a Petrobras. A ex-gerente Venina Velosa da Fonseca diz que muitos funcionários da empresa têm conhecimento das irregularidades. E convocou todos eles a também denunciarem.  Eis trechos selecionados pelo editor. Acima, no link, o material completo. 

Glória Maria - Que tipo de irregularidades a senhora constatou ou verificou nos contratos da Petrobras?
Venina Velosa - São vários tipos. Irregularidades de pagamento de serviços não prestados, de contratos que aparentemente estavam superfaturados. De negociações que eram feitas onde eram solicitadas comissões para aquelas pessoas que estavam negociando e uma série de problemas que feriam o código de ética e os procedimentos da empresa.
Glória Maria - A senhora informou a que funcionários, a que pessoas da Petrobras sobre essas irregularidades?
Venina Velosa - A todos os meus superiores. Informei ao gerente executivo, aos diretores e até a presidente da empresa.

Os nomes de quem
sabia de tudo, inclusive Lula.

Glória Maria - A senhora poderia dar nomes?
Venina Velosa – Com certeza. Num primeiro momento, em 2008, como gerente executiva, eu informei ao então diretor Paulo Roberto Costa. Informei a outros diretores, como a Graça Foster. E, em outro momento, como gerente geral, eu informei aos meus gerentes executivos, José Raimundo Brandão Pereira e o Abílio, que era meu atual gerente executivo. Informei ao diretor Cosenza. Tanto quanto diretor, como ele era meu par, como gerente executivo. Informei ao presidente Gabrielli. Informei a todas a pessoas que eu achava que podiam fazer alguma coisa para combater aquele processo que estava se instalando dentro da empresa.

Entre os documentos a que Venina se refere, ela mostrou ao Fantástico um e-mail que enviou a Graça Foster em outubro de 2011: “Eu gostaria de estar aí, conversando com você, olhando direto nos seus olhos para você sentir o que eu quero dizer, mesmo correndo o risco de chorar na sua frente. Vou escrever mesmo sabendo que existe a possibilidade de você ir na sala do diretor Paulo Roberto e de ele depois me questionar o que fui fazer na sua sala. Vou falar em nome da mulher que exige respeito, e que vai lutar até o fim, para que um dia suas filhas jamais digam: ela se cansou, ela desistiu no meio do caminho”. No e-mail, Venina pergunta: você faria diferente? E segue:  hoje, eu posso dizer que estou praticamente sozinha na empresa.

Dividir 
para corromper

Glória Maria - O que é esquartejamento de projetos?
Venina Velosa - Você tem uma refinaria, são várias unidades que são construídas. Então você tem várias formas de você fazer a contratação. A depender da forma que você faz a contratação, você facilita ou dificulta a fiscalização. Em nenhum momento, se não houve a compreensão do que eu estava falando, fui chamada a dar esclarecimento a respeito do assunto. Então teve esse momento e teve agora, no fim da minha gestão em Cingapura, onde eu fiz um relatório de tudo que aconteceu na minha área de gestão. Os resultados positivos. Os resultados que poderiam ser melhores.
Glória Maria - A senhora relatou também um encontro com o atual delator de toda essa história de corrupção da Petrobras, Paulo Roberto, no qual a senhora apresentou várias denúncias de várias irregularidades e que ele teria tido a reação de dizer ‘você quer derrubar o governo’ e teria apontado para uma foto do presidente Lula. O que a senhora quis dizer com isso? O que aconteceu exatamente?
Venina Velosa - Esse evento aconteceu quando eu fui apresentar o problema que ocorreu na área de comunicação. Eu cheguei na sala dele e falei: olha, aqui tem só uma amostra do que está acontecendo na área. Eram vários contratos de pequenos serviços onde nós não tínhamos conhecimento do tipo de serviço, do que estava sendo prestado, mas mostrava esquartejamento do contrato. Aí, naquele momento, eu falei: eu nunca soube nada disso, estou sabendo disso agora e acho que é muito sério e temos que tomar atitude. Aí ele pediu que eu procurasse o gerente responsável e pedisse para que ele parasse. Aí eu falei: ele já fez, não tem como eu chegar agora e falar: vamos esquecer o que aconteceu e vamos trabalhar diferente daqui para frente. Existe um fato concreto que tinha que ser apurado e investigado. Aí, nesse momento, ele ficou muito irritado comigo. A gente estava sentado na mesa da sala dele, ele apontou para o retrato do presidente Lula, apontou para a direção da sala do Gabrielli e perguntou: você quer derrubar todo mundo? Aí eu fiquei assustada e disse: olha, eu tenho duas filhas, eu tenho que colocar a cabeça na cama e dormir. No outro dia, eu tenho que olhar nos olhos delas e não sentir vergonha.

Ameaças até com 
arma na mão

Glória Maria - A senhora diz que vem recebendo várias ameaças, inclusive com arma apontada para sua cabeça, que as suas filhas vêm sendo ameaçadas. O que está acontecendo?
Venina Velosa - Depois que eu apurei essa questão da área de comunicação, durante esse processo todo da área de comunicação, a gente recebeu várias ameaças por telefone. As minhas filhas deveriam ter 5 e 7 anos. Eram bem novas. Teve outros momentos mais difíceis. A opção que eles fizeram em 2009 foi realimente me mandar para o lugar mais longe possível, isso está entre aspas, onde eu tivesse o menor contato possível com a empresa. Aparentemente eu estaria ganhando um prêmio indo para Cingapura, mas o que aconteceu foi que realmente quando eu cheguei lá me foi dito que eu não poderia trabalhar, que eu não poderia ter contato com o negócio, era para eu procurar um curso.
Glória Maria - Você tem uma família. Ou tinha. Foi para Cingapura com filhos e marido? Depois disso tudo que aconteceu, como está a sua vida agora?
Venina Velosa - Eu tinha uma família, sim. Um apartamento, marido, duas filhas. A minha mãe, minha família. Simplesmente o que eles fizeram foi me afastar do meu país, das empresas que eu tanto gostava, dos meus colegas de trabalho.

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa gentalha Petista vai sempre culpar a midia, uzamericanu, o PSDB, a Globo....

O Lulla eh mais liso que peixe ensaboado, nada pega nele.

Ja teve tanta delacao premiada, denuncia, dolar na cueca, assassinatos em serie, nada tira essa cambada do poder.

Anônimo disse...

Políbio,

Uma "ex" descornada faz misérias!

Que tenha vida longa e fogo nas ventas para varrer o PT do "mapa mundi"!!

JulioK

Anônimo disse...

E agora Graça? E aí Dilma, como é que fica?

Anônimo disse...

A INCOMPETÊNCIA E A CORRUPÇÃO ESTÃO NO DNA DO PT.
QUE OS BONS FUNCIONÁRIOS DA PETROBRAS BOTEM A BOCA NO TROMBONE DERRUBEM ESTA DIRETORIA PODRE E QUE ESTA LIMPEZA CHEGUE AO PALACIO DO PLANALTO.

Anônimo disse...

O Silencio Dos Culpados? Ou porque os Sindicatos do setor Petropropinobras se calam e não se manifestam. Avisa o Moro e a PF que tem algo de podre nisso tambem.
Joel

Anônimo disse...

Se qq partido diferente do PT, estivesse no governo, há mto tempo teria sido derrubado do poder. Mas como é o PT(partido da trambicagem) ele se sustenta, abaixo de propinas prôs partidos e o povo não se manifesta. Pq...??? pq essa quadrilha domina os sindicatos e a UNE, e o ditos movimento sociais. São todos pelegos comprados.
- Não é por outra que todos os petralhas estão RICOS, MILIONÁRIOS. Ulisses Guimarães, dizia que POLÍTICO SÓ TEM MEDO DE POVO NAS RUAS SE MANIFESTANDO.
- VAMOS PRÁ RUA, OU VAMOS FICAR EM CASA OUVINDO PAGODE...?????????

Anônimo disse...

Se qq partido diferente do PT, estivesse no governo, há mto tempo teria sido derrubado do poder. Mas como é o PT(partido da trambicagem) ele se sustenta, abaixo de propinas prôs partidos e o povo não se manifesta. Pq...??? pq essa quadrilha domina os sindicatos e a UNE, e o ditos movimento sociais. São todos pelegos comprados.
- Não é por outra que todos os petralhas estão RICOS, MILIONÁRIOS. Ulisses Guimarães, dizia que POLÍTICO SÓ TEM MEDO DE POVO NAS RUAS SE MANIFESTANDO.
- VAMOS PRÁ RUA, OU VAMOS FICAR EM CASA OUVINDO PAGODE...?????????

Anônimo disse...

o Barba pode escolher entre ter sido conivente ou incompetente por não ficar sabendo de toda essa gigantesca roubalheira...

de acordo com a costumeira covardia demonstrada por esse individuo, aposto que vai escolher a segunda opção...

Anônimo disse...

Perguntar nao ofende:Voce aceitaria um conselho de um membro do conselho da Petrobras?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/