Artigo, Ives Gandra Martins, Conjur - Começo a ficar intolerante com os que se alegram com o fracasso do país


Toda manhã, ao ler os jornais, hábito que os mais jovens criticam como próprio da velhice, consumo minha dose de irritação com o desenvolver dos acontecimentos e por ver que a periferia do que é relevante é sempre a matéria de maior destaque nas manchetes jornalísticas.

Leia-se, por exemplo, o caso do ex-presidente Lula. Toda a defesa daquele ex-mandatário concentra-se em ter, o julgador, conversado de forma inapropriada com os promotores federais, o que, de rigor, não alterou o amplo direito de defesa que lhe foi assegurado durante todo o processo nas quatro instâncias. As provas, todavia, constantes dos autos, que serviram à condenação nas quatro instâncias, não são objeto das manchetes, tendo-se, inclusive, a impressão de que os diálogos criminosamente obtidos e convenientemente veiculados, se verdadeiros, valeriam mais que o fato material objeto da condenação. Como advogado há 61 anos, sempre entendi que a advocacia não tem sido bem tratada por magistrados, imprensa e população, que não percebem a importância do direito de defesa numa democracia.

No caso, todavia, o que menos se discute na imprensa é se haveria ou não prova material condenatória, o que levou um juiz, três desembargadores, cinco ministros do STJ e seis do STF a entender que haveria crime na conduta do ex-presidente.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Essa resenha retrata a mais pura verdade e contra fatos não há argumentos.
E todos que continuam idolatrando essa ideologia destruidora, já não podem mais serem considerados enganados, iludidos ou que sofreram lavagem cerebral. Eles sabem muito bem o que defenderam e defendem, e o que querem buscando ferozmente a implantação da ideologia comunista na América Latina. Não são mais cabeças feitas, e sim os próprios subversivos enrustidos em suas entranhas. Aqueles que foram enganados, já se acordaram do que estavam defendendo, e pularam fora. Os que sobraram são a escória que sobrou da sociedade.

Anônimo disse...

Começa a ficar intolerante???? Eu não tolera os esquerdopatas há muitos anos. Chutei todos que tem o mínimo apreço às teses da esquerda de todas as minhas mídias sociais, não vou a eventos onde tem algum esquerdista presente, mandei minha filha embora de casa pra aprender que a vida é dura e que ninguém da esquerda irá sustenta-la. Esquerdistas são PSICOPATAS CRIMINOSOS e tolerá-los é ser cúmplice deles. QUE MORRAM LOGO TODOS DE UMA VEZ!

Anônimo disse...

A Esquerdopatia é um mau que só fica feliz quando o povo está na situação dos cubanos e dos venezuelanos.Esquerdopatia é um mau do século XXI.

Anônimo disse...

Aqueles que apostam no "quanto pior, melhor" são esquerdopatas que já vislumbraram que sua futura morada será o inferno e por medo desejam levar a maior quantidade de colegas possível para lá.

Anônimo disse...

Perfeito. Em momento algum se viu a defesa ir contra as PROVAS QUE GARANTIRAM A CONDENAÇÃO ,ficam no mimimi de que o juiz é imparcial,o promotor não gosta do acusado,a os desembargadores isso é os ministros da cortes superiores?
Esta história já cansou. O Ladrao tá preso,foi condenado,vai ser condenado de novo e de novo e de novo. Chega. Vão arrumar outro assunto.

Anônimo disse...

Ainda tem quem idolatre o partido satanista do chã vermelho. Estes acéfalas só enxergam as maravilhas falsas do socialismo nas brilhantes linhas escritas do ilusionismo mentiroso do faz de conta. Mas por trás o macabro impera. Seguir o mal é o mesmo que ser do mal e fazer parte dele.
Dane-se quem se mete com isso.

Anônimo disse...

Em 2015 quem estava no congresso gastando o auxílio moradia com prostitutas e trabalhando contra o país ???

Anônimo disse...

Fica combinado assim: hackers q não tinham nada aparecem com uma montanha de dinheiro depois de invadir o tel de Sergio Moro; já os jornalistas de estimação do Lula, q sonhavam dinamitar Moro, veem cair no seu colo as msgs roubadas do ex-juiz. Como se diz no crime: é muita sorte.

Anônimo disse...

O artigo é ótimo! Muito didático e lúcido. ... Me gastei em ler os comentários no site 'conjur'. A maioria de advogados ou adEvogados. A maioria criticando o autor do texto. As críticas? o mimimi de que o Juiz não deveria ter interferido na investigação. Vários juristas já explicaram que, mesmo as mensagens divulgadas (produto de crime, descontextualizadas, editadas) não mostram interferência. Até parece que todos são adEvogados do Lula, e são obrigados a defender seu cliente. Dá asco.

Anônimo disse...

Em seus meses apenas de governo Bolsonaro tem mais coisas positivas a divulgar. A imprensa não quer divulgar para não ver como fizemos vem em Elmer a direita. E muita coisa vai melhorar quando o próprio governo e equipe conseguiu não se atrapalhar com bobagens.

Anônimo disse...

Vale tudo para manter o molusco no noticiário, ninguém sacou isso, ainda????
Eu quero é saber ONDE ESTÁ o DINHEIRO ROUBADO!!!!
Consertaria o país para nossos descendentes. Não precisaria reformar tão radicalmente a previdência.
A balança estaria positiva e haveria condições para reverter o sucateamento de nossas indústrias.
CADÊ O DINHEIRO ROUBADO??????
Ninguém enxerga essa pergunta?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/