Sindicatos chapas brancas também não terão mais imposto sindical

Depois de impedir por decreto o desconto do imposto sindical por parte de empresas privadas, o governo resolveu recrudescer também com o sindicalismo chapa branca.

É o que dispõe o decreto 9.375, publicado ontem pelo Diário Oficial da União.

O que mudou:

Se o trabalhador ou funcionário público aprovasse o pagamento do imposto sindical, o valor era descontado diretamente da folha de pagamento. Com as MPs assinadas por Bolsonaro, o recolhimento deixa de ser feito sobre o salário. O texto também passou a exigir apresentação de autorização do trabalhador "expressa e por escrito". Agora, a cobrança passa a ser feita por boleto bancário, que deve ser enviado por correio ou e-mail ao trabalhador para que ele pague na rede bancária. Segundo o governo, a intenção é reforçar o caráter facultativo da contribuição.

9 comentários:

Anônimo disse...

Correto.

Anônimo disse...

Parabéns Bolsonaro!
Mais uma leva de sanguessugas esquerdistas que viviam chupando o sangue do trabalhador, agora vai se juntar com a nomenklatura petista, agora tá faltando os vendedores de sentença e HC do $TF.

Anônimo disse...

Bolsonaro, com seu decreto, complementou o avanço promovido pelo Temer na questão de desmamar os sindicatos, ou melhor, os sindicalistas. Chega de usarem o Estado para explorar os trabalhadores. Querem grana, mostrem trabalho. o Brasil tem 90% dos sindicatos do MUNDO! Precisa dizer mais alguma coisa? Se sindicato resolvesse alguma coisa para o trabalhador, os brasileiros seriam os trabalhadores mais bem pagos do mundo.

Anônimo disse...

Falta um sindicato caro e perigosíssimo: a OAB. A contribuição NÃO pode ser OBRIGATÓRIA para exercício da profissão.

Anônimo disse...

O Brasil tem quase 17(dezessete) mil sindicatos. É o país com o maior número de sindicatos. Os Estados Unidenses(não digo americanos. Estou plagiando a esquerda comunista) com população de mais de 350 milhões de habitantes, tem 152 sindicatos.

Anônimo disse...


Deveria também acabar com a compulsoriedade da contribuição dos Conselhos de classe. Cobram muito e fazem pouco.

Anônimo disse...

Medida correta. Se o trabalhador quer apoiar e fortalecer o sindicato de sua categoria, nem de boleto precisa. Basta se sindicalizar. E o sindicato que vá a luta para convencê-lo de que vale a pena fazer isso.

Anônimo disse...

@Anônimo à 22 de março de 2019 16:55. É verdade, mas não é só a OAB. Existe uma infinidade de Conselhos de Classe por aí cobrando anuidades e taxas exorbitantes para que as pessoas possam exercer seu direito ao trabalho e ganhar a vida. Muitas dessas profissões podem ser desregulamentadas sem nenhum prejuízo para a sociedade e os conselhos extintos.

Anônimo disse...


A única que funciona é a OAB que tem um papel social importante na defesa de toda a sociedade. Na reforma de previdência por exemplo se coloca contra com fundamentos em carta aberta a população.

https://www.oab.org.br/noticia/54702/oab-e-entidades-divulgam-carta-aberta-sobre-a-reforma-da-previdencia

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/