Opinião do editor - Saiba quem quebrou o Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou os pedidos de subsídios feitos por empresários ao governo federal ao afirmar que eles "quebraram o Brasil".

Disse mais, o ministro:

- Todo mundo vem pedir subsídios, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo. Eu falo: o que vocês podem fazer pelo Brasil ? Quebraram o Brasil, quebraram o Brasil.

O ministro exagera.

Os subsídios e as renúncias fiscais que beneficiam as empresas, nem sempre quebram economias, até porque a falta delas, muitas vezes, quebra as empresas. 

O ministro quis dar ênfase ao caso, mas a corrupção endêmica escancarada durante os governos do PT, mas já existentes nos governos Sarney, Collor, Itamar e FHC, mais a má gestão pública com o consequente desperdício e concessões ao corporativismo estatal federal, são elementos muito mais corrosivos. 

Como se sabe, a corrupção é objeto de dura reação do governo Bolsonaro, mas a má gestão pública ainda requer muito mais do que aquilo tudo que foi feito até aqui

14 comentários:

Anônimo disse...

A concessão de benefícios excessivos é “má gestão” e/ou corrupção.

Quem não sabe que a maior parte destas isenções foi obtida por propina ?

Sabemos que o remédio é amargo, porém o Brasil escolheu abrir o mercado para recuperar a economia. Não é isso ?

Helmuth disse...

A má gestão pública, com certeza.

Anônimo disse...

Atribuir a quebra do Brasil à subsídios, não me parece correto.
O que o setor publico, como um todo, precisa, é de gestão e produtividade. Estas 2 qualidades, passam hoje ao largo, nos 3 níveis. É absurda a falta de qualificação, e motivação de funcionários governamentais. E não venham com a conversinha de que são abnegados e "se matam", pelo trabalho. Não ocorre isto. Na maior parte dos casos, temos, no mínimo, o dobro de pessoal, na comparação com iniciativa privada... Se falarmos em salários, aí a coisa fica feia... Tem estabilidade, e recebem muito mais que o dobro. Se aposentam a partir de 45 anos, e muitos ainda retornam ao mesmo serviço. Ahhh, não sabem fazer qualquer economia no seu trabalho. Basta ver a quantidade de aparelhos de ar condicionado que se encontra em uma repartição pública ...São pequenos exemplos, mas mostram como a "banda toca"...Em tempo, de quem é a responsabilidade
pelo precatório astronômico em que se transformará o não pagamento do Piso Nacional dos Professores, pelo estado do RS? Do ministro da educação que o criou, sem a observância de capacidade de pagamento, do Congresso que aprovou, ou do Estado do RS ? Outra pergunta: A criminalização da chamada homofobia, deve mesmo caber ao Estado? Ou ao responsável pela ofensa?

AHT disse...

“Assessor de deputado financiado por laboratório de trânsito assume Denatran" - "O governo de Jair Bolsonaro nomeou o policial rodoviário Jerry Adriane Dias para chefiar o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Novo diretor-geral do órgão desde o fim de janeiro, ele era, até assumir o cargo, assessor parlamentar do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), alvo de ação por supostas fraudes em contratos do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro) e cuja campanha foi financiada por laboratório que fatura com exames de condutores, credenciado e fiscalizado pelo Denatran." - Fonte: Folha de S. Paulo

------------------------------------------------

É a tal história... contribuições para campanhas eleitorais, indicações para cargos.. depto. de trânsito... que lembra ➡ setas indicativas de direção... ➡ Eureka, dá comentário!


SETAS PARA LUGAR NENHUM

Sai um,
Entra outro,
Tudo continua na mesma.
A memória do povo é curta:
Santinhos antecedendo eleições zeram tudo.

Partidos políticos perfeitos em suas
Atas de Fundação, Princípios Norteadores e
Rígidos Regimentos Internos discutidos em
Assembleias previamente decididas por dois ou três.

Lúdicos jogos de discursos nos plenários,
Uns, no Legislativo; outros, no Judiciário,
Garantindo a sobrevivência das mídias
Animadoras/desalentadoras de Investidores,
Radiouvintes, telespectadores, zaps e leitores.

No Executivo, parte trabalha, outros coçam e/ou negociam.
Empresários investidores de campanhas eleitorais
Nomeiam seus representantes para cargos chaves:
Hegemonia do Privado sobre o Público.
Uma nação de berço esplêndido jamais acordará o Gigante
Magnífico do imaginário ufanista nacional.

AHT
13/02/2019

Unknown disse...

Qual a dificuldade de entender que subsídio = imposto? Se para manter um preço é necessário pagar imposto ao governo e ele repassar a um setor, por que simplesmente o preço não é repassado e eu pago diretamente no valor do produto final? Não é mais eficiente do que intercalar dinheiro no Governo? E quem sabe no caminho da concorrência os preços não se ajustam num nível inferior daquele que seria com todo o repasse somando os subsídios?

Anônimo disse...


Excelente analise.

Má gestão pública por parte dos gestores políticos é a síntese da crise eterna na economia brasileira.

Anônimo disse...

Menos impostos,nem um pio né?!” Baita malandragem!

Anônimo disse...

Ou seja, tem que apertar o servidor e o pobre e dar ainda mais folga para o empresariado.

Anônimo disse...

Tá certo os empresários, foi eles, o Governo, que quebraram o Brasil.

Independente de quem era ou está no momento, foi o desgoverno, a desordem, a farra das contas públicas, e a roubalheira generalizada pública que afundou as contas do país, e quebrou a economia.

Anônimo disse...

Pois é, admitem que o Brasil foi saqueado e endividado, mas não responsabilizam ninguém.

Os políticos se protegem. Politicagem suja!

Todos farinha do mesmo saco, ou da mesma loja.

Anônimo disse...

O Brasil, o Governo Federal, tem uma dívida de quase 4 Trilhões de Reais.

Os Estados, outros tantos Bilhões. E são 26 mais um Distrito Federal. Se somar a dívida de todos eles, vai na casa do Trilhão.

E os Municípios, outros tantos Milhões. E são milhares de Municípios, que se somar a dívida de todos eles, dá Bilhões, ou mais um Trilhão.

Se somar tudo, como negar que o Governo, que são a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, não quebraram o País.

Quebraram sim, todos juntos de mãos dadas endividando e roubando.

E ninguém preso, exceto o molusco testa de ferro, por dois micro crimes simbólicos.

Ninguém é julgado, condenado e preso por endividarem as contas públicas e fazerem um rombo no erário.

Hoje, falta recursos para saúde, segurança, educação, infraestrutura, etc.... tudo por conta dessa imensa e impagável dívida. E ninguém responde por nada.

O Estado todo aparelhado roubando e gastando a esmo o dinheiro do povo. Só vemos o pé no pescoço do trabalhador e do empresário. O povo massacrado com seus direitos negados e cortados, os impostos abusivos tirando a comida da mesa das pessoas. Além da alta carga tributária, criam mais taxas e multas para todos os lados, massacrando o povo até a última gota.

E a farra continua....

Anônimo disse...

Por que não mostram as claras o endividamento do governo federal em cada mandato desde os tempos de Sarney até hoje, como foi recebido e entregue no final do mandato, e mostram a verdade de quem mais endividou e quebrou as contas públicas deixando o pais nesse estado falido que está.

Anônimo disse...

Ok, o Estado há décadas vem nessa trilha de decadência e perdularismo.
Mas a verdade é que tem muito empresário safado também. Marx é um imbecil e concordo com o professor Olavo de que um empresário ruim traz mais benefícios que um socialista bonzinho, mas é um pouco de miopia negar que tem muitos empresários que no fundo são só amantes do poder, do luxo, da riqueza e dos prazeres que se pudessem sugavam até o sangue dos funcionários e sonegavam até o talo e que pouco se importam com o bem maior da sociedade.

Anônimo disse...

A lista é longa vem desde a Princesa Isabel.... Kbs

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/