Artigo, Pedro Lagomarcino - E quando a "culpa" é das autoridades ?

O Brasil é mesmo o país das tragédias manifestamente evitáveis.

Ninguém pode duvidar.

"Tragédia" da Boate Kiss.
"Tragédia" de Mariana.
"Tragédia" de Brumadinho.
"Tragédia" no ninho do urubu, no Cube Flamengo.
"Tragédia" no Clube Bangu.
"Tragédia" do jornalista Ricardo Boechat.

"Tragédia"?

Seriam mesmo "tragédias"?

Ou estamos a tratar de crimes por omissão, por negligência, por imprudência ou por imperícia?
Tenho fundadas dúvidas para cogitar que estamos muito mais no campo da segunda hipótese do que da primeira.

A fiscalização do poder público brasileiro é um verdadeiro deboche.

CLIQUE AQUI para ler mais.

25 comentários:

Anônimo disse...

.


A maior ¨TRAGÉDIA¨ mesmo é o povo brasileiro (pelo menos metade dele!) que é de quinta categoria e eternamente um terceiro-mundista que torce para times de futebol e pula carnaval!


.

Anônimo disse...

Vamos parar de cretinice. E as empresas privadas tds elas que causaram esses crimes por ganância onde ficam???? tem que ser sempre tuteladas pelo poder público? não podem por si serem decentes? os fascistinhas privatistas não gostam de fiscalização regulação etc firam o que então, cretinos

Adilio Faustini disse...

Pode acrescentar nessa lista o caso do Bateau Mouche.Quem foi punido?

Adilio Faustini disse...

Pode acrescentar nessa lista o caso do Bateau Mouche.Quem foi punido?

Anônimo disse...

O editor não se lembrou da "tragédia" que decapitou o programa espacial brasileiro, em Alcântara, no Maranhão, em 2003. Todas essas desgraças tem pelo menos duas causas em comum: o conhecido jeitinho, em combinação com a já famosa impunidade vigente no país.

Ariel disse...

Vemos no Brasil, cada um querendo livrar-se das responsabilidades....tragédias acontecem mas as responsabilidades são de todos nós, principalmente do poder p[ublico que tudo vê para cobrar impostos e nada vê nas suas responsabilidadesç nesse caso, todos tiram o corpo fora!

Anônimo disse...

Mas esse daí não é um dos que votaram no Bozo porque queriam menos estado e mais iniciativa privada???

AHT disse...

CICLOS

Consternação, comoção, reflexão
Indignação, reação, ação
Ciclos da civilização
Ladeando tragédias, acidentes, crimes
O Ser Humano não se toca e, se
Sobrevive... consternação, comoção, reflexão...


AHT

Anônimo disse...

O Brasil próprio é uma tragédia.Desde o descobrimento nada deu certo aqui.O país nunca se desenvolve,a roubalheira nunca estanca, os políticos são sempre sujos e mal intencionados,o povo é desordeiro e desinformado,os governos nunca investem pesado na saúde,educação e segurança,uma prova disso é o PT f.d.p corrupto que gastou bilhões com a copa e olimpíadas e os roubos...Crer que aqui um dia vai ser um país de verdade é o mesmo que tapar o sol com a peneira.Imagina se o Brasil não tem terras sobrando,água em abundância,matas,temos tudo de graça...estamos dentro de uma riqueza natural,mas misturados com a politicagem pilantra e safada.

Anônimo disse...

e se o helicóptero tivesse caído apenas com o piloto?

seria uma tragédia?

ou se tivessem cinco desconhecidos dentro da aeronave, seria uma tragédia?

e se ele tivesse a tal licença para "transportar pessoas", o helicóptero não cairia?

depois da turma da capa preta, os jornalistas são a classe mais corporativista que eu conheço...

Polibio, o texto é tão infantil que parei de ler logo la no inicio...

Sempre Mais do MESMO disse...

Políbio,
a anunciada falta de licença para funcionar como TAXI AÉREO não implica em deficiênci9a técnica para tal atividade, mas meramente por questão de taxas e impostos.

Por exemplo:
uma confecção (fabrica de peças de tecidos) poderá tirar licença para trabalhar apenas com tecidos e assim pagar alvará e taxas menores. Contudo não poderá fabricar peças de couro.

Para obter autorização para fabricar peças de couro terá que pagar a licença para tal e taxas maiores.

Não ter licença para fazer peças de couro não significa que não é capacitada para tal E MUITO MENOS que aquele que concede tal licença tenha fiscalizado a capacidade da confecção para fabricar peças de couro.

Ou seja, se a empresa do helicoptero não estava autorizada ao transporte de passageiros, não significa que não estava capacitada, MAS QUE APENAS NÃO PAGOU ao governo POR TAL AUTORIZAÇÃO.

o mesmo se dá com obras sem licença: o orgão do governo não atesta qualidade nem fiscaliza coisa alguma além do PAGAMENTO da LICENÇA. Sua concessão não atesta capacidade, qualidade ou qq coisa além do PAGAMENTO das TAXAS.

Anônimo disse...

O fato é que depois que esta quadrilha assumiu a presidencia as tragédias se multiplicaram.
Acho que é o diabo mandando recados á família Bolsonaro

Anônimo disse...

Que tal, em vez de ficar reclamando e dizendo que esse é o pior país do mundo, começar a fazer parte da solução? Por que ninguém é punido? Porque permitimos. No Rio, 13 marginais que portavam fuzis e granadas foram mortos e o "ouvidor" já começou a falar em chgacina... Matar cidadãos pode, mas bandidos perigosos não! Já sabemos que as coisas funcionam, se houver pressão. Por que não começar? Vamos abandonar o complexo de vida lata e agir?

Anônimo disse...

o Brasil pretende acabar com acidentes e tragédias tudo na base da fiscalização oficial...

sempre haverá um responsável a ser punido, de preferencia um terceiro, claro, nunca voce mesmo...

seu filho saiu correndo pelo vagão de metrô enquanto a porta fechava?

a culpa é do metrô, que não possuía um sistema que detecte crianças correndo pelo meio dos vagões, claro...

voce caiu no trilho do trem enquanto estava com a cara enfiada no zap-zap?

a culpa é da cia de trem, que não possuía um sistema de alerta para clientes que andam pelas plataformas com a cara enfiada no celular...

uma vez houve um caso onde uma criança caiu pela fresta de uma sacada de um hotel...

o seu delega queria convocar ate mesmo o arquiteto responsável pela obra para saber porque havia projetado uma fresta na mureta da sacada...

essepaís é demais pra minha cabeça...

vocês precisam conhecer a Holanda, onde ao longo dos canais não ha muros, nem cercas ou muretas...

o cabra que cair dentro do canal será o único culpado pela sua propria distração...

curioso que o Brasil vive reclamando do "estado babá" mas vive clamando por um "estado mamãe" que lhe garanta 100% de segurança onde quer que ele vá e o que quer que faça...

Anônimo disse...

Anônimo das 10:11Hs, excelente!!! Faltou apenas completar; "adoradres de LuLLa".

Anônimo disse...

A fiscalização no Brasil é um deboche.É uma grande verdade.Mas não é difícil entender os motivos.Entendo que não existem fiscais em número suficiente.Os órgãos fiscalizadores cumprem as ordens do governo,ou seja:enxugar,reduzir ao minimo,despesas com o pessoal e infra estrutura levadas à asfixia operacional completa.Os servidores estão a mais de dez anos sem reajuste e diariamente vemos outra casta de servidores se locupletando com os "auto reajuste" como é o caso de toda a magistratura e os parlamentares.
Então,quando um fiscal chega numa empresa que opera de forma irregular causando prejuizo e pondo em risco centenas de vidas,o empresário que sabe como funcionam as coisas no Brasil faz apenas uma pergunta:Sr fiscal,o seu salário está em dia?
Joga meia dúzia de trocados na mão do fiscal e está feito.Acaba virando um circulo vicioso.
Infelizmente o Brasil é assim,como disse Hitler:O Brasil é um pais de mestiços governado por ladrões.
Um outro disse outra verdade:O brasil é uma Ferrari pilotada por um chipanzé.
O Brasil tem tudo para dar certo,só não deu ainda porque não é dos brasileiros.

Anônimo disse...

O FAMOSO ACIDENTADO E FALECIDO NÃO DEVERIA SABER SE O HELICOPTERO ESTAVA HÁBIL TÉCNICAMENTE, QUEM VOA DEVE TER UM OLHO ABERTO SEMPRE, COMO A AUTORIDADE VAI SABER SE A EMPRESA VAI TRANSGREDIR E CARREGAR PASSAGEIRO SEM LICENÇA?

PERDERAM O JUIZO,A LOGICA SÓ PARA FINGIR EMOÇÃO?

PODERIAM FALAR DA FISCALIZAÇÃO SE TIVESSE LICENÇA, MAS N,ÃO TINHA,NÃO,NÃO TINHA AUTORIZAÇÃO, E FAZIA TRANSPORTE, PUNIR O TRANSGRESSOR,PONTO!

VÃO INVENTAR?

#Karambit disse...

FEITO!!!!!

Anônimo disse...

Não dá nada!

marcio frangipani disse...

Prezados, concordo com a necessidade e importância das Leis mas infelizmente não se pode simplesmente legislar para suspender a Lei da gravidade ou diminuir a corrosão ou oxidação de metais. Em minha opinião, como pano de fundo para estes "acidentes" e em outra dezena que poderia sitar encontra-se o "apagão" técnico/científico que há tempos existe no Brasil. A Engenharia no Brasil está em segundo plano, documentos de engenharia técnicos/científicos não são considerados como devem ser, caso contrário, não haveriam acidentes com as barragens. Não faltam leis, falta a valorização da Engenharia. Planos de manutenção preventiva e um trabalho corriqueiro da engenharia. Estudos custo x benefício, análises de alternativas para o tratamento dos resíduos dos minérios, por exemplo, com certeza há, porém, a engenharia é secundária, para que escutar um engenheiro, para que procurar o saber técnico/científico se uma Lei ou Norma pode vir a resolver o problema. Até quando vamos pensar assim no Brasil? A resposta a esta pergunta, como Engenheiro posso ter a pretensão de dizer que é o mesmo período em que acidentes semelhantes a estes continuarão a ocorre e se repetir.

Anônimo disse...

Na minha cidade, para tu podar uma árvore na frente da tua casa, que foi tu quem plantou, tem que pedir autorização para a prefeitura e lá depois de duas semanas, aparece um caminhão e os caras com motosserra e fazem uma poda radical, praticamente destruindo a árvore que tu mesmo plantou. Acreditem isso acontece pq isto aki é um país de M*, onde os políticos não estão nem aí para o povo e o povo bovinamente aceita tudo quieto, calado.

ganhatudo disse...

Ou estamos a tratar de crimes por omissão, por negligência, por imprudência ou por imperícia?
Positivo.
Portanto são os chamados crimes culposos, quando são crimes, pois muitos crimes previstos no código penal sequer admitem a forma culposa, só sendo considerados se forem dolosos.
O fato é que muitas vezes não é o caso apenas de omissão, por negligência, por imprudência ou por imperícia. Existe algo mais que caracteriza o dolo eventual, pela aceitação do resultado. São casos puníveis.
Basta os juízes se convencerem de que é isso que ocorre.
Mas como a nossa justiça é boazinha, principalmente com os poderosos, esse convencimento é raro.

Anônimo disse...

A grande tragédia nacional é a certeza da impunidade. Quem deveria dar um basta nisso, o Judiciario, nao tem interesse. O proprio Judiciario se beneficia desse pais assim.

Anônimo disse...

Temo muito a justiça quando seus membros se envolvem em assuntos técnicos. Um açougueiro não pode fazer cirurgias cardíacas e isto não é uma particularidade só do Brasil. Na Itália, Em Áquila, há alguns anos técnicos renomados foram presos porque não conseguiram fazer, sabem como é, uma coisa extremamente simples (Um prêmio Nobel garantido!) como prever quando haverá um perigoso terremoto , parece que a Deusa Thêmis não fala , despreza e não ouve nem Atena, nem Aleteia. O resultado é que há agora nas áreas mais propensas a terremotos na Itália alta paranoia com medo de terremotos o que antes não havia. Figuradamente, basta alguém dar um grito e todos correm desesperados, já houve casos de esvaziarem pequenas cidades colocando em pânico as populações por boatos e blá, blá, blás irresponsáveis.

Anônimo disse...

Temo muito a justiça quando seus membros se envolvem em assuntos técnicos. Um açougueiro não pode fazer cirurgias cardíacas e isto não é uma particularidade só do Brasil. Na Itália, Em Áquila, há alguns anos técnicos renomados foram presos porque não conseguiram fazer, sabem como é, uma coisa extremamente simples (Um prêmio Nobel garantido!) como prever quando haverá um perigoso terremoto , parece que a Deusa Thêmis não fala , despreza e não ouve nem Atena, nem Aleteia. O resultado é que há agora nas áreas mais propensas a terremotos na Itália alta paranoia com medo de terremotos o que antes não havia. Figuradamente, basta alguém dar um grito e todos correm desesperados, já houve casos de esvaziarem pequenas cidades colocando em pânico as populações por boatos e blá, blá, blás irresponsáveis.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/