Calote aumenta muito entre os idosos, diz CNDL


A foto também é de Veja.

A inadimplência cresce mais entre os idosos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Entre a população de 65 a 84 anos, a inadimplência subiu 9,56% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2017. Foi o maior aumento entre todas as faixas etárias – a alta foi de apenas 1,69% entre os consumidores de 30 a 39 anos, por exemplo.

Estes números foram levantados pela revista Veja desta semana. Leia mais:

Vários fatores pesam no endividamento dos mais velhos. Um deles é a própria redução do rendimento, já que a maioria passa a depender exclusivamente da aposentadoria do INSS, quase sempre de apenas um salário mínimo. Mesmo ganhando pouco, muitos idosos passam a ser responsáveis pela renda da família, pois os outros membros foram afetados pelo desemprego. Para compensar, alguns pegam empréstimo consignado (com desconto direto no benefício), o que acaba reduzindo ainda mais o valor que sobra da aposentadoria.
Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a maior inadimplências dos idosos é reflexo da permanência prolongada dos idosos no mercado


CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Anônimo disse...

O empréstimo consignado não causa inadimplência! o pgto está atrelado ao benefício e é descontado antes do recebimento líquido!

Anônimo disse...

obvio, pois o numero de idosos que viraram "arrimo" de família aumentou uma enormidade...

é cada vez maior a quantidade de filhos ja adultos que perdem seus empregos e se veem obrigados a voltar pra casa, pois a aposentadoria dos pais é a unica fonte de renda garantida...

o numero de familias que tambem se veem obrigadas a levantar uma edicula nos fundos do terreno da casa do pai, da mãe ou dos proprios sogros tambem aumentou...

uma pesquisa recente feita na Europa revelou que somente na Noruega os filhos conseguiram superar a renda dos país na equivalencia de idades...

o restante dos demais paises europeus, todos os jovens e adultos ganham menos dinheiro do que seus pais ganhavam quando tinham a mesma idade...

meu pai, com apenas curso primario, mas trabalhando muito, conseguiu casa propria, carro e casa na praia...

hoje essa é uma realidade praticamente impossivel para jovens e adultos, inclusive com curso superior, e nao importando nem o quanto trabalham, salvo as rarisssimas exceções...

Anônimo disse...

Chama o Ciro....kkkkkk

Anônimo disse...



CRISE SÓ EXISTE PARA QUEM VIVE NA INICIATIVA PRIVADA...

Vários fatores pesam no endividamento dos mais velhos. Um deles é a própria redução do rendimento, já que a maioria passa a depender exclusivamente da aposentadoria do INSS.

PEDRO-ENG. 63 ANOS TRABALHOU 37 ANOS NUMA METALÚRGICA, SE APOSENTOU INSS HOJE RECEBE R$ 4.500, (um milagre, pois a média e´abaixo de 2.500,)

SEU IRMÃO AUGUSTO- ENG 60 ANOS TRABALHOU 15 ANOS NUMA METALÚRGICA FEZ CONCURSO + 20 ANOS NO ESTADO,É INATIVO, RECEBE R$ 16.000, MÊS.

A MAIOR TRANSFERÊNCIA DE RENDA DO PLANETA....DA INICIATIVA PRIVADA PARA OS DO SERVIÇO PUBLICO....P.Q.P



Anônimo disse...

"maior inadimplências dos idosos é reflexo da permanência prolongada dos idosos no mercado"

Polibo realmente é uma grande verdade, ficar no mercado aposentado no início da aposentadoria é bom, mas depois não o é.

Passei por isso, depois tive que compreender/aceitar/ajustar para levar a vida mais leve, sem penduricalhos de gastos.

Após ajuste leva-se uma vida muito mais plena.

Anônimo disse...

Coitados! O governo desvaloriza seus salários todo ano. Quem ganhava 5 salários quando da aposentadoria, hoje ganha somente dois, o resto a inflação, impostos sem controle comeram. Ser velho no Brasil é virar mendigo, pois há total desrespeito por parte desses governos corruPTos. Isso tem que mudar viu?

Anônimo disse...

Agora com Bolsonaro presidente isso será diferente. Não faremos mais mega empreendimentos nos outros países, aí sobrará dinheiro público para pagar o justo para os aposentados. Afinal o dinheiro público do BNDES foi fruto do suor desses aposentados. E mal aplicado pelos ex presidentes.

Anônimo disse...

Aqui se faz, aqui se paga. O tempo é o grande mestre e mostrará ao povo.

Anônimo disse...

Agora está na hora do Senador Paim dar retorno aos aposentados. Pois se elegeu para o quarto mandato prometendo ajudar os aposentados. Eles estão esperando pela promessa. E promessa é divida Senador Paim.

Anônimo disse...

Herança maldita do lulopetismo que através do empréstimo consignado enriqueceu os bancos e deixou os aposentados passando necessidades para pagar as prestações. Funcionou como uma isca para aqueles que correm para o dinheiro fácil mas se esquecem que um dia terão que pagar!!

Anônimo disse...

POLÍBIO, QUER AJUDAR NA CAMPANHA? LIBERE TODOS OS COMENTÁRIOS A FAVOR DO BOLSONARO! DEIXE LIBERADO DIRETO, ATÉ O DIA 28/10!
VAMOS FALAR BEM DO CAPITÃO PARA SALVAR A NAÇÃO! BOLSONARO 17.

Anônimo disse...

o Polibio demora uma enormidade para liberar os comentarios...

foi basicamente por isso que desanimei e fiquei longe daqui por um tempo...

Anônimo disse...

Essa política do PT de liberar crédito adoidado foi criminosa, criou uma geração de endividados. E eles sabiam disso. Projeto deles é sempre esse, manter os escravos do estado e de dividas.

Enquanto o Brasil não for liberal de fato, isso nunca vai mudar. País liberal tem poupança alta e ao invés de crédito a sociedade faz investimentos.

Já viu brasileiro ter cultura de investir? Não fazem poupança para a faculdade dos filhos, não fazem reservas financeiras, vivem da política de renda média e salário mínimo.

O PT atrasou o Brasil em 20 anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/