Astor Wartchow - Faltou autocrítica

- O autor é advogado, RS.

“Quando as águas da enchente cobrem a tudo e a todos, é porque de há muito começou a chover na serra. Nós é que não nos damos conta” (Eraclio Zepeda (1937-2015), escritor e político mexicano).
         
A concomitância da grave crise social e econômica com o sucessivo desvendar dos casos de corrupção deixou a nação em estado de perplexidade e indignação. Logo, generalizou-se a descrença na política, no parlamento, no judiciário e no governo.

Então, quem está surpreso com os atuais resultados eleitorais, com o tsunami conservador que varreu políticos de todas as vertentes? Ora, surpresos estão os que não tiveram capacidade de realizar uma autocrítica acerca dos seus comportamentos, ações e omissões.

Os inconformados com o tsunami “bolsonaro” não percebem - ou não querem - que ele é mera coincidência temporal, um catalisador de insatisfações de toda ordem e natureza. Poderia ter sido seu João ou dona Maria!

CLIQUE AQUI para ler tudo.

19 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto !

A ver as cenas dos próximos capítulos !

Quando Magno Malta e outros "ilustres" começarem a ocupar os cargos principais da República a nau vai começar a afundar ! E salve-se quem puder !!

Anônimo disse...

Muito bom o comentário.
Somente a rsqesquerda, PMDB, PSOL, PSDB, PDT, PT E PP não viram. Eles querem continuar roubando e controlar o judiciário e a imprensa.

Anônimo disse...

por que todo artigo, ate mesmo aparentemente pró Bolsonaro, diz que seus eleitores nao o escolhem pelas suas qualidades, suas ideias ou discurso, mas sim por fatores alheios ao candidato?

que saco, hein?

Bolsonaro nao é fruto do acaso, como querem fazer parecer...

ele CONSTRUIU sua candidatura e CONSTRUIU os discursos e a ideias que hoje milhoes apoiam...

ele que fez o discurso, e nao se aproveitou de discurso alheio...

nao havia antes do capitão politico algum com aquilo roxo para dizer o que ele diz...

agora ate o Sartori tentou embarcar no mesmo discurso, mas antes do capitão construir o seu caminho, era impensavel politico da brazucolandia falar as verdades como ter de ser ditas...

agora esta cheio de engenheiro de obra pronta que aparece para dizer que ajudou a construir o predio...

e antes do capitao, o unico que falava as verdades e que CONSTRUIU, sozinho, essa nova direita que ai esta, foi o professor Olavo de Carvalho, la das lonjuras da Virginia, munido apenas de um computador, uma camera de video, muitos livros e muito conhecimento...

Anônimo disse...

16 anos do PT cometendo todos os crimes federais e 20 anos do PSD mandando nos estados e calados.I Issosó mostra que 1964 e as Diretas Já foram uma farsa. Só adiaram em 20 anos a ditadura da esquerda. Essa turma das Diretas Já e Constituinte quem deveriam ser investigados por uma comissão da verdade. Ninguém mais suporta um monte de capachos autoritarios que ae acham acima do bem e do mal impregnados em cargos públicos vivendo as custas da sociedade.

Em país de primeiro mundo são tratados como funcionário público, não tem mordomia e tem que prestar contas sim para a sociedade o tempo todo.

Essa história do Julgamm impedir auditoria das urnas? Em 2014 teve denúncias graves de fraude. Eles acham mesmo que o povo vai aceitar uma ditadura de 30 anos de PT e PSDB? Esse criminoso do Lula desde 1980 vive de política. 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. 8 eleições que esse criminoso acha que o país é dele.

E os outros 200 milhões não tem o direito de ter mais opções??? Isso é ditadura.

elias disse...

18:41
Excelente.
Falou tudo.
O perseguido Olavo Carvalho.
Me lembrou agora o Enéas - o louco(????????????) para a midia e os esquerdopatas, que controlam o bananão desde o fim da gloriosa do Santo Castelo Branco.
Até hoje os dois Olavo e Eneas, têm discursos atuais e irresolvidos!

Anônimo disse...

Negativo, não poderia não. Tanto não, que não foi o Amoêdo, Daciolo, Álvaro Dias... nem seria a dona Maria ou o seu João. É Bolsonaro porque ele tem algumas qualidades que outros não têm.

Anônimo disse...

Parabénsssssss! Vc falou tudo! B17👏👏👏👏👏

Anônimo disse...

VÍDEOS DESMASCARAM KIT GAY, MAIOR FAKE NEWS DE BOLSONARO

A maior fake news da campanha de Jair Bolsonaro contra Fernando Haddad, o tal "kit gay", que de acordo com a mentira espalhada, propõe ensinar sexo na escola a crianças de seis anos ou até forçá-las a mudarem de gênero, vem sendo desmascarada por vários youtubers; assista e entenda a farsa criada pela equipe de Bolsonaro para enganar seus eleitores

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 14:57 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

247 – A maior fake news da campanha de Jair Bolsonaro contra Fernando Haddad, o tal "kit gay", que de acordo com a mentira espalhada, propõe ensinar sexo na escola a crianças de seis anos ou até forçá-las a mudarem de gênero, vem sendo desmascarada por youtubers.

Um vídeo publicado na página do Facebook ‘Quebrando o Tabu’, apresentado por Fabrício Andrietta, explica que o “kit gay” nunca existiu e detalha como o candidato do PSL inventou essa história delirante (...)

Anônimo disse...

BOLSONARISTAS ESPANCAM MULHER QUE PEDIA 'ELE NÃO'


Casos de violência extrema de apoiadores do candidato da extrema-direita a presidente, Jair Bolsonaro (PSL), se espalham em todas as regiões do País; no Recife, uma mulher de 37 anos foi violentamente agredida no domingo, 7, ao sair para votar com bottons do candidato Ciro Gomes (PDT) e adesivos da campanha "Ele Não"; "Eles começaram a mostrar que estavam armados e ela decidiu filmar, mas foi atacada covardemente logo em seguida. Arrancaram a blusa com os adesivos e espancaram até onde puderam. Eles só pararam porque foi socorrida pelos garçons que a trancaram na cozinha", relata uma amiga da vítima

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 20:19 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Anônimo disse...

SISTEMA POLITICO TEM QUE MUDAR:

1-O MUNDO É VELOZ E O SISTEMA É DE MIL ANOS ATRAS,INCOMPATIVEL

2- O MUNDO É DINÂMICO E TEM QUE SER GOVERNADO COM OPINIÃO POPULAR
...ON LINE, DE TEMPO EM TEMPO UMA CONSULTA PARA VARIOS ASSUNTOS, O POVO OPINANDO E GOVERNANDO JUNTO

3- CONSULTANDO ON LINE DE TEMPO EM TEMPO NÃO HAVERA "TSUNAMI" ELEITORAL, O SISTEMA TEM QUE FUNCIONAR COMO UMA PANELA DE PRESSÃO, CONSULTA SERÁ COMO VALVULA DA PANELA DE PRESSÃO, VAI MANTENDO A PRESSÃO DENTRO DE UM NIVEL ACEITAVEL E MUTANTE TANTO QUANTO OS INTERESSES DOS ELEITORES.

4- OS POLITICOS ATÉ OS MAIS IMPORTANTES TEM QUE FAZER UMA DECLARACÃO PÚBLICA AO ASSUMIREM CARGOS,DE QUE TEM CONSCIÊNCIA QUE SÃO EMPREGADOS DO POVO, PEÕES DO POVO,A ELE RESPEITARÃO E PRESTARÃO CONTAS.

5- NÃO PODEM TER PRIVILEGIOS COMO LULA CONDENADO ESTA FAZENDO MAL AO BRASIL TODO, PREJUIZO INCALCULAVEL AOS MAIS POBRES,CRIANCAS E IDOSOS.
DEVIA SER ENFORCADO COMO EXEMPLO, ASSIM COMO SADAM HUSSEIN.

Anônimo disse...

BOLSONARISMO JÁ SE CONVERTE EM NAZISMO NAS RUAS DO PAÍS


Explode o número de crimes por motivações políticas cometidos por eleitores do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro; nos últimos dez dias, houve pelo menos 70 ataques de eleitores de Bolsonaro, segundo levantamento realizado pela agência Pública; agressões envolvem principalmente mulheres e negros, como o mestre Moa do Katende, assassinado com 12 facadas nas costas após declarar voto em Fernando Haddad; dos casos contabilizados, 14 aconteceram na região Sul, 32 na região Sudeste, 18 na região Nordeste, 3 na região Centro-Oeste e 3 na região Norte; sob o olhar condescendente de grande parte da mídia, o bolsonarismo é cada vez mais semelhante ao nazismo e pode chegar ao poder

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 21:44 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Anônimo disse...

BOLSONARISTAS AGRIDEM JORNALISTA NEGRA E A CHAMAM DE MACACA


A jornalista Gabi Coelho, chefe dos colunistas do Voz das Comunidades, veículo de comunicação com foco nas favelas do Rio de Janeiro, é a mais nova vítima dos apoiadores do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL); Gabi foi agredida na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 18:17 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube


247 - A jornalista Gabi Coelho, chefe dos colunistas do Voz das Comunidades, veículo de comunicação com foco nas favelas do Rio de Janeiro, é a mais nova vítima dos apoiadores do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Gabi foi agredida na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Anônimo disse...

BOLSONARO TRAI O MERCADO E DERRUBA BOVESPA


O Ibovespa fechou em forte queda nesta quarta-feira, com o declínio expressivo em Wall Street adicionando pressão sobre as ações brasileiras, afetadas desde cedo pelo desconforto causado por declarações do candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, sobre temas econômicos do país; em entrevista nesta terça, o capitão reformado declarou que não pretende "mexer" no setor elétrico, caso seja eleito; declaração chateia o mercado, que aposta nas privatizações de Paulo Guedes; ações da Eletrobrás caíram 12%

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 17:31 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Anônimo disse...

PRESIDENTE DO PARTIDO DE BOLSONARO: NÃO HÁ PLANOS DE PRIVATIZAR PETROBRÁS NO CURTO PRAZO

O eventual governo de Jair Bolsonaro (PSL) não pretende privatizar a Petrobras no curto prazo, mas não descarta essa possibilidade mais para frente, após um processo de saneamento geral da estatal, disse à Reuters o presidente do PSL, Gustavo Bebianno; "Não se pode mexer na Petrobras, que é um patrimônio brasileiro e precisa ser tratada como tal", disse; declaração foi feita um dia depois de Bolsonaro ter recuado também sobre privatização no setor de energia, o que fez o mercado reagir

10 DE OUTUBRO DE 2018 ÀS 21:37 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Anônimo disse...

ESSE WARTCHOW É UM SUJEITO INFELIZ! PARECE NÃO GOSTAR DE BOLSONARO! ACHA HORRÍVEL AS BANCADAS QUE O APOIAM! MAS ENTÃO SE NÃO GOSTA DE PT TÁ COM TODA A CARA DE TUCANO.

Anônimo disse...

Está certíssimo!!!!

Anônimo disse...

AGORA NÃO TEM JEITO, OU É JAIR, OU A VOLTA DAQUELE SUJEITO. E TOME CUIDADO QUE A VICE É A MANUELA. OU VOCÊ VOTA NO BOLSONARO OU O BRASIL VIRA VENEZUELA!

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO-OABRS 16694 disse...

Bolsonaro encarna e dá vida à NOSTALGIA DO REGIME MILITAR DE 64, cravada no subconsciente dos brasileiros. A plataforma do bolsonarismo é uma máquina do tempo apta a levar o País de volta aos "tempos dos generais".

Anônimo disse...

Não faltou autocrítica.Faltou é pena de morte mesmo para esta quadrilha do mal.O que eles roubaram é sem precedentes.E ainda botam o chefão da quadrilha numa suíte em Curitiba.Tem que trazer ele para o Central.E servir de mulherzinha para os presos.Ladrão safado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/