Por que (e como) agências de publicidade se envolvem em escândalos de corrupção no Brasil?

A repórter Camilla Costa conta na BBC Brasil, hoje, que uma nova operação da Polícia Federal voltou a colocar em evidência, nesta semana, a participação de agências de publicidade em escândalos de corrupção. Desta vez foi a Propeg, na Bahia.

Leia tudo:

Na terça-feira, policiais fizeram buscas em escritórios da Propeg - uma das maiores empresas do ramo no país - em Salvador e em Brasília, como parte de investigação sobre um possível esquema para desviar dinheiro público para financiamento ilegal de campanhas eleitorais e outro envolvendo fraudes em licitações e contratos publicitários do Ministério das Cidades nos governos petistas.

Antes da Propeg, agências como a Borghi/Loewe já haviam sido implicadas na Operação Lava Jato, além dos publicitários João Santana e Monica Moura. Muito antes disso, em 2013, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza foi condenado pelo mensalão do PT - preso, ele também é réu no processo do mensalão tucano mineiro e na Lava Jato.

"Já ouvi algumas pessoas dizerem que as empresas de publicidade são as novas construtoras. Elas devem começar a aparecer mais ainda nos esquemas de corrupção", diz Fabiano Angélico, especialista em administração pública e consultor da Transparência Internacional no Brasil.
Mas por que - e como - isso acontece?

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, que é detalhada. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Sem esquecer o 'retorno' dos 20%

Anônimo disse...

Se PF e MP entrarem a finco investigando isso, será um novo mensalão.

Emmanuel disse...

Por que? Ahhh ... por que?
O golpe na nota, evidente!

Anônimo disse...

Temos que investigar também as empresas que fornecem livros didáticos para as escolas publicas. É outro buraco sem fundo ou o "livrolão"...
Joel

Anônimo disse...

Serviços dessa natureza não são comparáveis.
Quanto vale uma campanha de marketing ?
Daí a facilidade de fazer negociatas.

Anônimo disse...

sem esquecer a operação mercare da iedinha casanova e nas agencias do banrisul ehehehehe....tão esquecidinhos é pilantras?

Anônimo disse...


Simples Políbio.
Roubam porque são safado, assim como o funcionário público que está do outro lado do balcão.

Se não "enfiarem a mão" na publicidade ou nas obras, vai ser qualquer outra p.... de serviço ou produto que for adquirido pelo estado

Desnecessário qualquer elucubração.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/