Artigo, Roberto Da Matta, O Globo - Um ritual político (as falas dos deputados no impeachment)

CLIQUE AQUI para ler, também, "Desfaçatez", José Antonio Segatto, Estadão.


Os senadores que compõem a Comissão Especial do Impeachment tentam manter o nível nas sessões que ocorrem desde terça-feira, entre outras razões porque são pessoas de mais idade, mais experientes e melhor preparadas, mas sobretudo porque desejam fazer um contraponto ao que aconteceu na Câmara dos Deputados. O editor quer aguardar pelo momento dos votos individuais do plenário, ao microfone. O editor não acha que as manifestações dos deputados saíram do tom. Sobre o assunto, vale a pena ler este artigo de Roberto da Matta, O Globo de ontem, intitulado "Um ritual político". Leia:

(...)

A invocação de Deus é mais do que rotineira no Brasil. Juramos por Deus em muitas situações e, neste contexto inusitado do sim ou não, nada mais brasileiro do que usá-lo como garantia e escudo. Além disso, não se pode esquecer que o ritual para decidir sobre um processo de apuração da verdade era presidido por um indiciado e, pior ainda, contra um governo dito de esquerda e popular. Um governo que conseguiu promover, pelo erro político e pela roubalheira, um desastre econômico sem precedentes.

Ao lado da invocação divina, vem a afirmação hegemônica de que todos os deputados são gente boa e de família. Filhos dispostos a brigar pelo nome sagrado de nossas mães e esposas. A invocação da casa revela como ainda nos lemos a nós mesmos como um coletivo constituído muito mais por sangue e carne, do que como uma comunidade feita de leis, projetos e escolhas. Pode-se denegar um partido, mas não a filiação e a paternidade.

Neste drama do sim ou não, vi a aflição e o surto do malandro obrigado a recolher sua lábia para, forçosamente, declarar o seu lado. E do radical a revelar-se emparelhado com a morte, a violência e a tortura. Foram minoria os que julgaram não a pessoa, mas o papel e o seu lado institucional, e os que exprimiram seu constrangimento diante dos paradoxos políticos ali concretizados com elegância

(...)


Para mim, com tudo o que deixou a desejar, esse ritual foi muito melhor do que o poço de demagogia e de incompetência que o motivou.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

3 comentários:

MOISÉS SOARES ALVES disse...

Agora a esquerda quer pular fora do barco? Mas ela é o próprio barco!

Anônimo disse...

Melhor alimento para o burro, é o capim.

Sheila disse...

O eleitor se vê restringido a votar cfe as coligações e acordos intra-muros que desconhece...e o que sobra nos é apresentado como "alternativas". O que temos são: ou aventureiros inexperientes ou velhas raposas felpudas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/