Artigo, Nilson Teixeira, Valor - Caminhos para a retomada

CLIQUE AQUI para ler, também, "Temer na porteira da Fazenda", Vimnicius Tores Freire, Folha.

Nilson Teixeira é economista-chefe do Credit-Suisse, Ph.D pela Universidade da Pensilvânia.

O Brasil enfrenta uma grave crise, com forte recessão e redução do seu crescimento potencial. A reversão dessa crise exige reação urgente, com adoção de medidas para reequilibrar as contas públicas e aumentar a eficiência na economia.

A Constituição e leis subsequentes geraram forte rigidez orçamentária e expansão contínua das despesas. É crucial reduzir essa rigidez e desvincular as receitas da União, dotando o Legislativo e o Executivo de poderes para alocar os recursos conforme suas prioridades. Do mesmo modo, é preciso limitar a alta das despesas, tanto discricionárias como, principalmente, obrigatórias, em particular daquelas com forte expansão nos últimos anos.

A discussão mais relevante refere-se à Previdência Social, cujo desequilíbrio foi gerado pela concessão de benefícios incompatíveis com a realidade.

(...)

As regras pouco flexíveis no mercado de trabalho e os custos elevados associados à manutenção do emprego têm contribuído para a rápida elevação do desemprego. Várias medidas atenuariam essa tendência, entre as quais: 1- negociação direta entre empresas e funcionários, sem a necessidade de aprovação dos sindicatos; 2- maior flexibilidade nos contratos de terceirização; 3- nova regra de reajuste do salário mínimo, compatível com a expansão da produtividade do trabalho; 4- eliminação do imposto sindical e 5- rediscussão do papel do FGTS.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/