Saiba por que a alta inflação (IPCA, 1,27%) de janeiro ataca os mais pobres

O IPCA avançou 1,27% em janeiro, de acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE. O resultado ficou acima da projeção dos economistas do Bradesco e são maior que a esperada para o grupo alimentação. Com isso, houve aceleração em relação ao observado em dezembro, quando o índice variou 0,96%. Assim, o acumulado em doze meses também registrou maior variação no período, ao passar de 10,67% para 10,71%, ainda bastante superior ao teto da meta estabelecida pelo Banco Central, de 6,50%.

Os economistas do Bradesco, que fizeram consistente análise dos números na manhã de hoje, detalham as causas da alta da inflação, que atingiu os mais pobres:

Seis dos nove grupos que compõem o indicador apresentaram maior expansão na comparação com  o mês anterior, com destaque para alimentação e bebidas, que passou de uma alta de 1,50% para outra de 2,28%. É importante ressaltar que esse grupo havia desacelerado em dezembro (o item registrou elevação de 1,83% em novembro), porém, mais que devolveu em janeiro o movimento do último mês de 2015. Na mesma direção, o grupo de transportes também contribuiu para o maior resultado do IPCA, ao passr de um aumento de 1,36% para 1,77%, refletindo, em boa medida, o reajuste de tarifas de transporte público em grande parte das capitais pesquisadas pelo IBGE. Em contrapartida, vestuário registrou deflação de 0,24%, sucedendo alta de 1,15% em dezembro.

Em consonância com o IPCA cheio, a maioria dos indicadores de inflação subjacente registraram aceleração em relação ao mês anterior, com a média dos núcleos passando de 0,77% para 0,82%. Com isso, acumulou expansão de 8,47%. O índice de difusão também apresentou maior variação, ao oscilar de 74,80% para 77,48%. Já os preços do setor de serviços desaceleraram no período, ao subirem 0,67%, 0,30 p.p. abaixo do verificado em dezembro.

Para as próximas leituras, esperamos que o IPCA apresente alguma desaceleração, com descompressão gradual do setor de serviços. Diante disso, estimamos que o indicador encerrará 2016 com alta de 6,90%, mantendo-se acima do limite superior da meta.

6 comentários:

Anônimo disse...

até as pedras sabem que a inflação afeta mais os pobres.

Anônimo disse...

Esse pessoal deveria ir ao supermercado com frequencia para ver os preços...Onde fica o restante desse índice ...

Anônimo disse...

Menos os que ficam em casa metendo filho na mulherada recebendo bolsa família.Nem fazem questão de trabalhar se recebem esta esmola.Ficam mais pobres e aumentam o bolsão da pobreza.Esta é a ideia fantástica do PT para o desenvolvimento do Brasil.Dá-lhe vale gás,vale alimentação,vale teatro,vale isso,vale aquilo...

Anônimo disse...

FDRH extinção já

Anônimo disse...

A inflação...
A maldita inflação de volta !

Roberto disse...

O culpado deste índice é o Aécio!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/