Fiocruz detecta zika vírus ativo em saliva e urina de infectados

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que encontrou o zika vírus foi encontrado ativo na saliva e na urina de infectados. No entanto, a possibilidade de transmissão da doença por estes fluidos corporais ainda não foi confirmada. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira.
“Essa comprovação tem um significado muito grande porque, até então, todas as evidências não significavam capacidade de infecção [por saliva e urina], muda o patamar e a forma que fazemos as pesquisa”, disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Segundo a entidade, agora, essas novas formas de transmissão serão mais estudadas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tá na hora dos cucarachos do "Mais Escravos" mostrarem serviço, já que nos custou e custa os tubos! Que se dê a essa malta, para a monga estocadora de vento, para o Luladrão e para a petralhada uma daquelas raquetinhas de matar mosquito com choquinho e que saiam por aí a caçar o Aedes. Dinheiro para o ditador Castro, dono da ilha-presídio, tem. Para fazer um programa de controle de endemias (e epidemias como essa do Zika), não tem! Eis a competência dos petralhas...

Anônimo disse...

Não fizeram controle sanitário dos africanos e haitianos que entraram no país e agora colham as consequências (Zika e Chikungunya), embalados ao som do Aedes e choro de "lindas" criancinhas microcéfalas.

RONDO disse...

Chimarrão já era...Te cuida gaudério!

Anônimo disse...

Mas bah ! Será que até pela saliva é transmissível ?
Vem à minha lembrança muitos restaurantes... em que muitas pessoas fazem discursos, reuniões, gritam, bem em cima da comida que está no bufê. E dê-lhe chuvarada de saliva em cima da comida.
E ai daquele que reclamar.

Anônimo disse...

Caracas, esse troço é pior que o vírus da AIDS! Cuidem bem onde vocês colocam as suas bocas!
Isso me lembra um amigo meu que fez a tal vasectomia mas estava preocupadíssimo se a cirurgia era 100% segura, e então foi no médico para pedir um exame de espermograma.
Foi lá no laboratório fazer a coleta todo constrangido, teve que bater uma na cara dura, mas tudo bem, conseguiu depois de três horas. Muitos dias depois com muita ansiedade foi pegar o exame que imediatamente abriu para ver o resultado mas não entendeu nada. Então marcou uma consulta "encaixe" no mesmo dia com o seu médico, porque não aguentava mais de curiosidade.
Quando foi chamado depois de duas horas esperando, em pé, entrou, cumprimentou o médico, entregou o envelope e disse:
-Doutor por enquanto só tive relação com camisinha depois da cirurgia, quer dizer, tô chupando bala com papel e tudo até agora, pois não confio que seja 100% segura, pode ter um respingo aí!
O médico meio sério, abriu o envelope, leu, e disse abrindo um grande sorriso:
Meu amigo, não precisa se preocupar, você não tem porra nenhuma!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/