Artigo: Lilian Witte Fibe - O despertar de uma nova recessão global ?

Os mercados financeiros foram varridos pelo pânico nestes dias em que os brasileiros esqueceram da vida e fizeram farra nas ruas.

Ninguém sabe o tamanho da ameaça de uma nova recessão mundial. Mas a possibilidade atemoriza o investidor.

Ações de bancos despencam em ritmo desalentador – especialmente para quem as detêm. 
Alemanha, Grécia, Itália: espalham-se as dúvidas sobre a capacidade dos bancos honrarem seus bônus, diante de maus (portanto, duvidosos) empréstimos em suas carteiras.

Os bons números de crescimento divulgados agora pela Índia em nada convenceram o “mercado” de que a demanda por matérias-primas e/ou produtos industrializados pode melhorar.

No último trimestre de 2015, a Índia ultrapassou a China, e acaba de conquistar o título de economia que mais cresce no mundo: 7,3% ao ano, enquanto China alega estar crescendo 6,8%.

Confiança dos investidores em queda, incredulidade em relação às estatísticas chinesas (onde as reservas cambiais, aliás, sangram e encolhem), queda nos preços do petróleo (indicador fundamental do ânimo geral de atividade econômica), e, claro, recessão em emergentes de peso como Brasil e Rússia.

Tudo em vermelho nos gráficos de hoje.

CLIQUE AQUI para examinar a análise destes dias de susto. O texto está em inglês e é do jornal inglês The Guardian.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Lilian está é querendo justificar o discurso da Dilmandioca que a culpa da recessão no Brasil tem origem na economia mundial! Sai pra lá vendida!

Justiniano disse...

Faz tempo que a China dá sinais claros que os seus dados eram manipulados pelos economistas comunistas, e agora poderá entrar em depressão econômica tamanho são o temores de dados falsificados sobre a economia chinesa.

A China no máximo crescerá esse ano 4% (dados otimistas) e 2% (dados pessimistas), entre importadores há consenso que os preços chineses vão despencar com tamanha oferta e redução de consumo.

Na depressão 1929, houve essa abundância de dinheiro e o mundo estagnou 3 anos, e agora a causa será a China explodir a bolha de crédito podre.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/