'A Venezuela já implodiu, e é preciso haver um pacto', diz historiadora de Caracas

Nesta longa entrevistas que fez em Caracas, a repórter Samy Adghirni, Folha de S. Paulo, conta que ouviu uma das intelectuais mais respeitadas da Venezuela, a historiadora e cientista política Margarita López. Maya diz que o país já implodiu e que a única solução à grave crise econômica e social é um pacto entre o governo chavista e a oposição, hoje no comando da Assembleia Nacional unicameral.

Para López Maya, que recebeu a Folha em seu escritório, a alta participação e o resultado contundente em favor dos opositores na eleição legislativa de dezembro reflete uma mudança já em curso.

Leia tudo:

Ela questiona, porém, a viabilidade dos esforços parlamentares para abreviar a Presidência de Nicolás Maduro e afirma que uma renúncia seria a opção mais viável.

López Maya diz que o apego popular ao chavismo se esvai aos poucos, como o desencanto de uma relação amorosa, e critica a mentalidade venezuelana rentista que existia já antes de Hugo Chávez (1999-2013).
*
Folha - A transição já começou na Venezuela?
Margarita López Maya- O voto de dezembro foi em favor de uma mudança política, que começou pelo Legislativo, agora independente do Executivo. Isso abre caminho para uma transição democrática ou de qualquer outra natureza. Estamos indo em direção a algo diferente. Maduro tem uma carta na manga, que é ter sido designado por Chávez, mas é um homem incapaz, ignorante e indeciso.
Ele está na política desde os 14 anos de idade, foi chanceler, presidente da Assembleia Nacional, um alto quadro do PSUV [partido chavista], mas revelou-se uma nulidade. Isso gera desgosto e angústia dentro do chavismo, e alguns grupos se movimentam para removê-lo, mas não sei até que ponto isso pode surtir efeito.

Há perspectiva de saída de Maduro no curto prazo?
Muitos cenários estão em aberto.

11 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A desgraça da Venezuela, assim como do Brasil, são os "intelectuais" de mer.. tipo FHC.

Pacto com bolivariano?? Por favor, vide Dillma "Trator" Roussef!!

A Venezuela, para desespero do povo, terá que purgar até o fim e varrer qualquer sinal do bolivarianismo. Só após esta etapa é que voltará a respirar.

A Síria é o benchmarking da Venezuela. Com o Maduro no poder será guerra civil.

JulioK

Anônimo disse...

Como ficarão as viúvas de Chaves se enviuvarem também de Maduro. Os esquerdóides tupiniquins não suportarão viver sem um (mau)exemplo a ser seguido. Ficará apenas o maluquinho da Coréia, pois o Evo não tem carisma para liderar a tribo.

Anônimo disse...

Ahhhh...a Venezuela....
Será que a Lcuiana Genro vai lá novamente declarar novamente o seu apoio ao Maduro e a "revolução bolivariana" ?
Na sua coluna de 2ª feira no Correio, o Juremir disse que não apóia a Venezuela "bolivariana"...? Não entendi. Principalmente porque tinha lido esses artigos dele, declarando total apoio a Chavez! Mas como ele é especialista em dissimulação e sofismas, tudo é possivel.
"50 razões para chorar por Hugo Chávez".
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=3894

"Hugo Chávez, um democrata caluniado". Esse vale a pena ler,o PSOL não faria serviço bolivariano melhor.
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=3884
Hugo Chávez está morto.
Foi certamente o melhor presidente da história da Venezuela.
Submeteu-se a mais de uma dezena de eleições sempre vigiadas por comissões internacionais conduzidas por homens do porte de Jimmy Carter.
Usou o petróleo, que antes jorrava só para os ricos, em favor dos pobres.
Fez o país crescer.
Tornou a Venezuela o país menos desigual da América Latina.
Ao contrário do que se diz, jamais eliminou a oposição ou impediu totalmente a liberdade de expressão. Tem jornal na Venezuela que nunca passou um dia sem detoná-lo. Chávez é, certa forma, o produto de uma Venezuela podre, a reação com tendência autoritária à corrupção dos partidos que dominaram o país ao longo da história. O ódio devotado a ele pela direita é diretamente proporcional aos interesses que contrariou e aos privilégios que cancelou.
Podem existir líderes mais democráticos do que Chávez.
Mas, no contexto da América Latina, ele foi um gigante.
Tudo o que os seus opositores esperam é poder fazer o tempo recuar, devolvendo a Venezuela ao seu atraso dos anos 1990.
É muito provável que consigam.

"Algumas perguntas sobre Hugo Chávez"
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=3891

"Maduro, ditador e censor incompetente"
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=5678

Anônimo disse...

Ela é bolivariana, pois quer PACTO!!! Pacto com traidores da pátria? Vá se catar!!!

Emmanuel disse...

Negociar? Negociar com bandidos?
Isso é típico de sul-americano!
Bandidos devem ser expulsos e presos e não adulados como se fossem senhores da vida da nação toda.
Não há o que negociar, nem aqui, e nem lá. Quem negocia com o diabo acaba com o rabo queimado.

Anônimo disse...

pacto nada...

tem de haver é troca de governo...

pacto é conversa de intelectual esquerdista que na hora do aperto apela para a boa indole da oposição para que joguem uma boia salva-vida para o governo...

depois, recuperado, o governo começa o mesmo processo totalitário e expurgatório novamente...

Anônimo disse...

Todos latinos americanos querem socialismo pra ganhar eleições, autoritarismo para se manter no poder e capitalismo para ganhar propina de empresas nos paraísos fiscais. Resultado: Uma latrina!

Anônimo disse...

O POVO DESTES PAÍSES,VENEZUELA,BRASIL,BOLÍVIA,TEM QUE LEVAR NA CABEÇA MESMO...ELES VOTAM NESTES DITADORES POPULISTAS QUE LEVAM O PAÍS AO FUNDO DO POÇO,QUERENDO SEMPRE DAR ESMOLAS AOS VAGABUNDOS,E COM A ETERNA IDEIA DO ANTI AMERICANISMO. E TUDO ISSO COMEÇOU AQUI COM O PT...ESCUMALHA

Unknown disse...

Quem e Luciana Genro?

Anônimo disse...

Venezuela aliada do pt,Maduro q mandou prender o líder da oposição... Um grupo d senadores saiu d Brasília ,Aécio neves e outros foram a venezuela visitar este e outros presos pois as famílias pediram ajuda,apoio.....mas a van o carro deles foi cercado por militantes vermelhos e quase lincharam a caravana do Brasil,os senadores tiveram q voltar correndo,Dilma e Maduro n deram um pio,são maleditos

Anônimo disse...

Faça pacto com Obama. Ele entra aí e bota pra quebrar !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/