Cenário de crescimento produtivo do petróleo pode abrir espaço para investimentos brasileiros, diz consultor


O consultor estratégico de negócios entre Brasil e Oriente Médio da Mercator Business Intelligentsia, Jorge Mortean, diz que a retomada da produção de petróleo no Irã vem alarmando o mercado internacional, que prevê uma queda ainda maior no preço do barril pelos próximos meses, mas o cenário de crescimento produtivo pode abrir espaço para novos investimentos brasileiros no país. Para ele, o alto potencial de exploração na indústria iraniana de óleo e gás representa uma oportunidade para empresas de base tecnológica.

Afetado por sanções econômicas nos últimos anos, o mercado do Irã conta hoje com um potencial reprimido, tanto de produção quanto de comercialização, e demanda tecnologias de ponta para superar estruturas defasadas em sua cadeia industrial. Segundo Mortean, a perspectiva de desenvolvimento no país, que detém a segunda maior reserva de gás natural do mundo, sinaliza diretamente para a Petrobrás, que pode caminhar para uma retomada de laços comerciais junto ao Irã.

A estatal fechou sua unidade de Teerã em 2009, após pressões internacionais, e conta agora com aval para reingressar no mercado iraniano de petróleo e gás, que já está sob o foco de grandes petroleiras europeias, como Total e ENI. “As sanções fizeram com que o Brasil saísse, mas essa porta se abriu novamente e pode levar outras empresas privadas do ramo. Se eu fosse da Petrobrás, apesar da convulsão estrutural, estaria entrando agora em um avião para Teerã.”

3 comentários:

Anônimo disse...

VÃO COMEÇAR OS 'MILAGRES' NOVAMENTE.

Zarathustra disse...

Conta outra...

Anônimo disse...

DIZEM QUE NA LUA HÁ PETRÓLEO PARA UNS 1.000 ANOS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/