Editorial, Estadão - No melhor estilo petista

O discurso de Barbosa é o velho e traiçoeiro canto da sereia.


"Podem ficar tranquilos que, com o tempo necessário, vamos resolver todos os problemas." Se dependesse apenas do industrioso e deslumbrado otimismo do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, os brasileiros já poderiam começar a se preparar para a comemoração de uma nova e auspiciosa era de prosperidade como nunca antes vista na história deste país. Ainda em seu gabinete no Ministério do Planejamento, Barbosa recebeu o Estado com exclusividade, no sábado, para garantir que vai "aperfeiçoar a política econômica" e promover uma "retomada mais rápida do crescimento da economia". Tudo isso com "estabilidade fiscal" e "controle da dívida pública".
Tomadas pelo valor de face, essas declarações em nada distinguem o novo ministro de seu antecessor Joaquim Levy. É o caso, então, de perguntar: por que a troca? A primeira resposta Barbosa ofereceu claramente agora que se sentou na cadeira que há muito cobiçava: assimilou muito bem o ensinamento do mestre Lula de que, quando se abre a boca para falar, é preciso saber bem o que as pessoas querem ouvir. Barbosa, não nos esqueçamos, orgulha-se de ser quadro fiel do PT. E demonstra a habilidade retórica que nunca foi o forte de seu antecessor.

Pelo menos até agora, o ministro diz apenas o que soa bem aos ouvidos de quem lhe cobra definições. Para o mercado, mirando o futuro, ressaltou enfaticamente a importância do ajuste fiscal para colocar em ordem as contas públicas e recuperar a confiança dos investidores numa economia fortemente dependente dos desígnios governamentais. Para quem ainda cultiva o fetiche de ser de "esquerda" - ou seja, a obstinada militância petista e as organizações sociais dependentes do poder central -, preferiu falar do passado.

CLIQUE AQUI para ler tudo (sem bloqueio do jornal).

10 comentários:

Emmanuel disse...

Assim como o governo, o ministro já está em contagem regressiva .... a questão é: quem vai primeiro?

Anônimo disse...

Políbio,

Tive "náuseas" escutando o "barbosinha".

A pergunta que estou fazendo:

- O Planalto vai imprimir dinheiro ou conseguirá com o Bradesco e Itaú como em 2010??

Sinto "cheiro" de tinta nova ....

O Trabuco não deve ter gostado com o que fizeram com seu "funcionário".

O próx. ano(2016) será trágico para o Brasil.

Vamos para dívida pública a 75% do PIB(Empiricus). Isso é ruim!!

JulioK

Anônimo disse...

Eu concordo que é apenas uma questão de tempo. Na pior das hipóteses vamos resolver estes e outros problemas em 2018. FORA PETE.

Justiniano disse...


O ministro Barbosa 9 e meia do governo tabajara, já tem a solução para a inflação, vai lançar as notas de 200 e 500 reais. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Justiniano disse...


Quem cai primeiro Dilma, Cunha, Renan ou Barbosa 9 e meia???

Anônimo disse...

Tudo que eu vejo é um imbecil expressando desejos;
vejo também um bando de imbecis que se dizem "profissionais da imprensa" ecoando essas besteiras;
fazendo isso, tornam-se cúmplices...
é o mesmo ministro, mudando de cadeira, servindo à mesma anta e prometendo fazer as mesmas coisas;
notável que ninguém lhe pergunta quais são as medidas que já tomou no cargo, para poder manifestar tanto otimismo (leia-se enganação).

Anônimo disse...

Julio K, eu tenho nos meus favoritos, a análise que o site EMPÍRICUS fez da economia brasileira antes das eleições. Inclusive a quadrilha do mensalão/PETROLÃO, entrou na justiça contra o site, por achar que era propaganda caluniosa de antes das eleições. TUDO, MAS TUDO QUE O SITE EMPIRICUS, AFIRMOU ESTÁ SE CONFIRMANDO DE FORMA MAIS TRÁGICA.

- GOVERNO INCOMPETENTE, DEMAGOGO E PERDULÁRIO(vide tarso genro governador)...!!!

Anônimo disse...

Ate 2018 a economia ja recuperou .
LULA 2018 !



Lula e' embativel . A eleicao ja esta ganha . Viva PT !!!!!!!!

Anônimo disse...

O mercado reagiu a nomeacao do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa , o dolar ultrapassou a barreira dos R$4,00.
Nao adianta trocar Ministros, o problema maior eh a falta de credibilidade do governo !!! 2016 vai ser ainda mais dificil, quem sobreviver verah !!!


Anônimo disse...

Com este cocho voltaremos aos tempos dos anos 80, desgoverno de Sarney/Collor de triste memória.

Qual será o plano econômico a ser implementado em 2017?



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/