Artigo, Delfim Neto, Valor - Só o político pode salvar o economista

Neste arrigo no jornal Valor, o ex-ministro Delfim Neto coloca questões importantes e de modo esclarecedor sobre esta quadra atual das crises política, econômica, social e ética. O editor, que não gosta de Delfim, ainda assim recomenda a leitura. O artigo foi publicado no jornal Valor. 

Leia este trecho e depois examine todo o link:

O problema é que a construção de uma sociedade “civilizada” (precariamente definida acima) não é um problema econômico: os economistas de todas as “escolas” (neoliberais, keynesianas, kaleckianos, marxianos e “tutti quanti”), se vivem no Brasil e não no país da Alice, conhecem as variantes do caminho. O problema é político: como educar e convencer a sociedade a rejeitar nas urnas a solução que oferece a alegria gratuita: a linha reta declinante sem obstáculos, no qual a força da gravidade (a “ideologia” ou a “demagogia”) faz o seu trabalho, mas que a história mostra que, mais dia menos dia, termina no inferno? Como levá-la a escolher o caminho mais virtuoso que exige sacrifício e paciência?

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

ora como?com governos populistas e demagogos,basat ver nosso estado,a 50 anos so elegemos através do voto governos demagogos e populistas ,mentirosos,que levaram o estado a falência prometendo gratuidade de tudo e pra todos.
impossível através da democracia de esquerda populistas algum caminho diferente da mentira.
nós eleitores-contribuintes adoramos ser enganados,preferimos a ilusão a realidade,punk mas real.

Anônimo disse...


Come é que tu ainda repercute a opinião deste filhote da ditadura.
Gordo arrivista.

Diz o óbvio.

Anônimo disse...

Discurso todo político faz. Queremos ver atitudes.

Anônimo disse...

SÓ NO BRASIL MESMO QUE UM CANALHA DESTES AINDA DE PALPITES...OS CHAPAS BRANCAS NÃO FALAM DA EMBAIXADA DOS 10% NA FRANÇA ONDE ELE ERA O CARA.


EDUARDO

jorge alves ribeiro disse...

Eu acho que não deveriam dar espaços para uma pessoa dessa, que viveu pendurado na ditadura, enrolando sempre os generais de plantão, e deixando a inflaçãoa chegar a altos níveis, ele não tem moral nenhuma para dar palpite em nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/