Recuo da população economicamente ativa impede alta maior do desemprego

A taxa de desemprego nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre manteve-se em 7,6% entre agosto e setembro, conforme apontado pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada há pouco pelo IBGE. 

O pessoal da área econômica do Bradesco, hoje, comentou assim os dados:

- O resultado ficou abaixo de nossa projeção (7,9%) e da mediana do mercado (7,8%), segundo coleta da  Bloomberg. Descontada a sazonalidade, a taxa de desocupação subiu de 7,5% para 7,6%, e permaneceu em linha com nossa taxa de desemprego filtrada (que procura expurgar movimentos atípicos da série da população economicamente ativa - PEA).

Como dito em publicações anteriores, a taxa de participação encontra-se estável desde o segundo semestre do ano passado, não sendo responsável pela elevação da taxa de desemprego no país. A PEA mostrou, inclusive, novo declínio na margem, de 0,1% (em termos dessazonalizados), o que explica a surpresa baixista com a taxa de desemprego em relação à nossa projeção. Em contrapartida, a população ocupada recuou 1,8% em setembro, também na comparação interanual, mesma taxa apresentada no mês anterior.

Já o rendimento médio nominal registrou aumento de 5,5%, na comparação com igual período de 2014, desacelerando em relação às leituras anteriores, visto que em julho e agosto, as altas foram de 7,5% e 6,3%, respectivamente. Suavizado em três meses, o avanço foi de 4,7%, abaixo dos 5,9% apurados no mês anterior. O resultado pode trazer algum conforto para a inflação à frente, exercendo menor pressão sobre os preços de serviços. O rendimento médio real, por sua vez, alcançou R$ 2.179,80, o equivalente a uma queda interanual de 4,5%.

A despeito da menor elevação da taxa de desemprego no período, mantemos nossa expectativa de que o mercado de trabalho continuará sua trajetória de enfraquecimento ao longo do quarto trimestre deste ano. Esperamos que a desocupação atinja 8,4% da PEA no final de 2015. Com relação aos dados do Caged de setembro, que a princípio devem ser divulgados nesta sexta-feira, esperamos fechamento líquido de 67 mil vagas (em termos dessazonalizados, isso equivale a uma contração líquida de aproximadamente 200 mil postos de trabalho).

Um comentário:

Anônimo disse...

E quem acredita nessas pesquisas de araque do IBGE?? Outro dia um jornal carioca fez uma pesquisa e comprovou 20% de desemprego no RJ....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/