Fundação do PT denuncia o próprio governo do Partido. "Esta política econômica é dos banqueiros", diz a Fundação Perseu Abramo.

A Fundação Perseu Abramo, centro de estudos criado e mantido pelo PT, divulga nesta segunda-feira um documento com duras críticas à política econômica do governo de Dilma Rousseff.

A informação é da Folha de S. Paulo.

Leia tudo: 

No primeiro volume do estudo "Por Um Brasil Justo e Democrático", que é assinado também por outras cinco entidades, o texto diz que as iniciativas do governo estão jogando o país em uma recessão e que elas interessam a banqueiros e a fundos de investimento.

A fundação é presidida por Marcio Pochmann, que presidiu o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) até 2012, é próximo do ex-presidente Lula e um dos economistas mais influentes do PT.

De acordo com dirigentes do partido, embora não seja assinado pela legenda, o documento expressa a opinião da maioria da agremiação.

"A lógica que preside a condução do ajuste é a defesa dos interesses dos grandes bancos e fundos de investimento. Eles querem capturar o Estado e submetê-lo a seu estrito controle, privatizar bens públicos, apropriar-se da receita pública, baratear o custo da força de trabalho e fazer regredir o sistema de proteção social", afirma o documento.

O texto continua: "O ajuste fiscal em curso está jogando o país numa recessão, promove a deterioração das contas públicas e a redução da capacidade de atuação do Estado em prol do desenvolvimento. Mais grave é a regressão no emprego, salários, no poder aquisitivos e nas políticas sociais".

Segundo as entidades, o pacote fiscal deteriora o ambiente econômico e social, o que enfraquece o governo e "amplifica a crise política e as ações antidemocráticas e golpistas em curso".

O trabalho, que teve a participação de uma centena de especialistas, será lançado em um evento em São Paulo para o qual foram convidados sindicalistas, movimentos sociais e "personalidades do campo progressista", segundo o convite.

O documento acusa os apoiadores do plano proposto por Dilma de quererem fazer regredir os avanços sociais da Constituição.

SUGESTÕES


Entre as propostas sugeridas no documento para "retirar o país da desastrada austeridade econômica em curso" estão a baixa dos juros, a retirada dos investimentos do cálculo de superavit primário, a alteração do calendário do regime de metas de inflação e a regulação do mercado de câmbio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O receituário foi extraido da entrevista do Tarsinho a ZH??

Caraca, que gente burra.

Os bancos ganharam mais porque o PT aumentou a dívida pública e gerando inflação, consequentemente aumentando a SELIC e blá, blá, blá ...

O PT sempre será o PT. Nunca vai amadurecer, só apodrecer.

JulioK

Anônimo disse...

Os caras estão há 13 anos no desgoverno gastando mais do que podia,sem falar em corrupção,afundam o país e agora com nova politica em apenas 5 meses eles querem dizer que está errado?Acho melhor chuparem pregos até virarem tachinhas.

Emmanuel disse...

São uns palhaços!
Comparsas que fingem se atacar para saírem de bonzinhos!
Só compra quem ainda acredita .... algo em torno de 7 em cada 100 brasileiros ... até no nordeste!

Anônimo disse...

E o PAC? Programa de Aceleração da Corrupção implementou politicas financistas pelo Brasil e no Exterior.

Luiz Vargas disse...

Estes quadrilheiro$ PeTralha$ não tem jeito. Até quando são governo (13 anos de desgoverno e falta de gestão) querem ser ao mesmo tempo oposição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/