Sartori tira nota responsabilizando Dilma pela "ingovernabilidade do Estado do RS"

O governo gaúcho acaba de tirar nota oficial sobre o bloqueio das contas do Estado junto ao Banrisul, tudo em função do atraso de um dia no pagamento da prestação de julho da dívida com a União. O governo federal também sequestrou R$ 60 milhões que estavam depositados no banco. Sartori avisou na nota que entre pagar a dívida e pagar os salários do funcionalismo, preferiu pagar os servidores. "Foi uma decisão de emergência", disse o governador, que avisou que a medida de retaliação do governo Dilma impõe restrições à governabilidade do Estado:

- Com o bloqueio das contas, ora anunciado, o Rio Grande do Sul perde completamente a capacidade de gerência sobre os seus próprios recursos.

Na nota, o Piratini pede solidariedade do governo federal e de todos os demais entes políticos e institucionais. 


Nota sobre o bloqueio das contas do Estado
11/08/2015 às 21:44
O Governo do Rio Grande do Sul informa que, no final da tarde desta terça-feira (11), o Banrisul foi notificado do bloqueio das contas do Estado em virtude do atraso do pagamento da dívida com a União.

Nossa decisão tomada ontem (10), de pagar integralmente a folha do funcionalismo público do mês de julho, decorreu de escolha  diante da situação de emergência em que se encontram as finanças públicas estaduais.

A medida do Governo Federal é compreensível do ponto de vista formal, mas implica em severas restrições à governabilidade do Estado. Com o bloqueio das contas, ora anunciado, o Rio Grande do Sul perde completamente a capacidade de gerência sobre os seus próprios recursos.

O Governo do Estado continuará fazendo todo o esforço para construir o equilíbrio das contas públicas. Em virtude da flagrante falta de dinheiro no caixa do Estado, espera pela solidariedade ativa do Governo Federal e de todos os demais entes políticos e institucionais. 


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 

31 comentários:

Anônimo disse...

Agora esse gringo caloteiro vai fazer a dancinha da intervenção federal.

E sempre botando a culpa nos outros...

Anônimo disse...

Agora o incompetente vai querer botar essa conta no colo do governo federal. Sartorão é sem sombra de dúvida o pior governador que este estado já teve.

Anônimo disse...


Tarso, o tantã do twitter, vive dizendo que Sartori tem onde captar dinheiro para as despesas.
Vai ver Dilma leu o twitter do tantã e acreditou nisso.

Anônimo disse...

E agora?
Como fica a palavra incentivadora do Min. Padilha de tolerância para um atrasozinho no pagamento da dívida?
Vai pedir desculpas? Ou vai pedir prá sair?

Anônimo disse...

O TARSO GENRO DEVERIA SER PRESO POR DEIXAR UMA HERANÇA MALDITA PARA OS GAÚCHOS, POIS NÓS É QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA. TENHO PENA DO SARTORI QUE ESTÁ FAZENDO O IMPOSSÍVEL PARA RESOLVER O PROBLEMA. SERÁ QUE NINGUÉM VAI RESPONSABILIZAR O TARSO?

Anônimo disse...

Tá provando do próprio veneno, era líder do Britto na assembléia quando aceitaram a nociva renegociação da dívida do Estado.

Anônimo disse...

Ué! Ele nao é da base?

Anônimo disse...

Esse inepto beberrao assumiu o estado por conta da direita safada. Se nao sabem governar sem chororo saiam!!! Se o estado estivesse inviabilizado o Tarso nem se candidatava suas gazela

Anônimo disse...

TEM COISA MAL CONTADA POLÍBIO.

olga disse...

Essa Senhora(que já nem pode mais ser chamada de presidente), além de incompetente e mentirosa, se revela mal intencionada. Não mede as conseqüências para se manter no poder. Mesmo tendo seu companheiro de partido, Tarso(o gênio) quebrado o estado e ela ao país, não se intimida em repassar a conta ao povo.É, claramente, uma mente terrorista mesmo. Precisa ser derrubada já, essa inconsequente.

Anônimo disse...

Nunca vi uma nota oficial tão estúpida quanto esta. Só faltou o governador do Estado pedir desculpas à Dilma, numa chorosa manifestação de capitulação explícita. Nunca fui brizolista, mas o velho Leonel pegaria o microfone e levantaria o Rio Grande contra esta verdadeira intervenção branca. E toda a gauchada lhe daria inteira razão e formaria imediatamente com o Governador. Reage diferente, Sartori, não te assusta e diz sem medo o que precisa ser dito que o povo te apoiará.

Anônimo disse...

Mas esse Tiririca da Serra é mesmo um piadista.

Anônimo disse...

BEM FEZ O SARTORI, COLOCOU O BODE NO COLO DA DILMA.

ELA DEVERIA TER MAIS SOLIDARIEDADE PELO RIO GRANDE DO SUL, POIS FEZ A VIDA AQUI E AQUI É O ESTADO QUE O SEU PARTIDO MAIS DESTRUIU EM NÍVEL REGIONAL NESTE PAÍS.

É SÓ VER O ANTES E O DEPOIS DO RS APÓS OS TRÁGICOS DESGOVERNOS OLÍVIO DUTRA E TARSO GENRO.

Juan disse...

Responsabiliza Dilma? Retaliação?

Políbio, tu leu mesmo a nota?

O que o Tesouro fez estava previsto em contrato, naquele...assinado em 1998.

O Governo Gaúcho precisa parar de se lamentar e agir em mais de um frente: buscar as reformas necessárias na estrutura do Estado, pressionar por uma Reforma do Pacto Federativo, buscar auxílio imediato do Governo Federal, e promover uma imediata auditoria nessa dívida absurda.

E tu, Políbio, deveria parar de tentar criar factóides e distorcer notícias, falas, discursos e notas, e usar esse espaço para informar e não desinformar.

Anônimo disse...

Sartori tem que falar com todas as letras que o culpado eh o Tarso petralha. Senao aqui no centro do pais vao associa-lo com esse colapso, o que eh falso.

Nao eh ora de ser politicamente correto. Tem que baixar a cuequinha dele e deixar tarso peladinho na frente de todos, expor sua idiotia psicopatica socialista.

Emmanuel disse...

Só para que eu entenda: o governador Sartori não é do PMDB? O PMDB não é base aliada ao Planalto? Mesmo assim as contas foram bloqueadas?
Se as respostas forem "sim"; pergunto agora: O governador anterior não era do PT? Isso não parece retaliação (?) já que os gaúchos não escolheram o governador preferido do Planalto? Ainda tem gaúcho que acredita no Planalto? Ainda tem gaúcho acreditando no PT?
Se as respostas forem "sim", então é melhor migrar para Santa Catarina ...

Anônimo disse...

Políbio,

Ainda não aprenderam a lidar com a Dillma, uma menininha mimada??

Fez papel de palhaço na reunião da semana passada e agora recebeu a conta!!

JulioK

Anônimo disse...

O que o Sartori poderia esperar do governo do PT...??? da mesma forma que eu condeno o impeachment da Dilma, pq quem tem que continuar no governo é o PT foram elles quem criaram essa situação caótica toda, agora agência Moody´s rebaixou a nota do Brasil. Se tirarem a Dilma assumirá quem...?? prá pegar esse baita abacaxi que se tranformaram as contas públicas.

- Da mesma forma, o incompetente tarso genro é quem deveria ter sido reeleito no estado. Pergunta...: donde elle tiraria verba para cumprir os compromissos de governo...??

- Aqui no estado sou a favor de derrubarem o Sartori e trazerem de volta o segundo colocado nas eleições. É isso aí, CPERGS, sindicatos, briguem pela volta do tarso O Mago das Finanças Públicas.

Mordaz disse...

Sartori meteu os pés pelas mãos. E está dando calote em todo mundo. O Estado esgotou todos os recursos próprios e todos os recursos que não eram seus apenas para pagar o funcionalismo insustentável. Todos os impostos de uma carga tributária altíssima são insuficientes para pagar o funcionalismo pouco produtivo do Estado. Uma bomba relógio que estava armada há décadas.

Anônimo disse...

SARTORI, ENTREGUE A CHAVE PARA O GOVERNO FEDERAL DO PT...AI ENTÃO O DINHEIRO VAI APARECER...

Anônimo disse...

Quem deve tem que pagar.
A máquina pública do RS viveu muito tempo acima de suas reais condições,se endividou e agora na hora de pagar a fatura....é isso que se vê.
Se tu não paga tuas contas em dia o que acontece?
Não temos nada que falar do Governo Federal, temos que arrumar a casa e gastar somente o que arrecadamos.
PRIVATIZA JÁ :CEEE,CORSAN,CRM,BANRISUL.
O que não tem valor de mercado extingue já.
Chega de tanto coronel na Brigada,polícia civil inoperante menos delegados.
Parcerias já,viva as PPPs.......

Anônimo disse...

Indiada buena, tudo o que está acontecendo no Rio Grande amado, já ocorreu aqui, em Santa Catarina, no governo de Paulo Afonso Evangelista Vieira, na década de 90. Eu era professora efetiva e na ativa e ficamos 3 meses sem salários. Foram pagos a conta-gotas pelo sucessor do desgraçado do Paulo Afonso, o Espiridião Amin, assim que se elegeu com as finanças públicas devastadas. O governador Amin conseguiu sanear as dívidas públicas renegociando com o funcionalismo e com fornecedores, com ajuda do governo de FHC. Ah, ia esquecendo, o Paulo Afonso é PMDB e atualmente exerce uma das diretorias da Eletrosul, em Florianópolis, e trafega com desenvoltura e cara de pau por todas as partes. Todas as ações contra elle foram julgadas e o ellemento absolvido.

Celso B disse...

Se é prá perdoar as dívidas das ditaduras africanas, bolivia do companheiro Evo,aplicar dinheiro do povo em obras no estrangeiro(porto mariel em cuba) aí o governo petralha tem dinheiro de sobra.Quanto ao RS que se exploda.

Anônimo disse...

O tal de emanuel das 07:02 tem memória curta ou seletiva, estratégicamente omite que Sartori foi contra o Diretório Ncional do PMDB e no Primeiro Turno das eleições Presidencias apoio a Chapa do PSB de Campos/marina/beto albuquerque e, no segundo turno a Chapa do PSDB, de aécio, novamente contra a Executiva Nacional. O prestigio de Sartori é tão grande em Brasilia que quando se dirige a um Ministério não vai acaompanhado de nenhum Parlamentar Gaúcho do PMDB, ou Ministro Gaúcho, os primeiros muito porque também são oposição do Governo Federal e, os segundos, muito porque apoiaram a chapa Dilma/Temer. Já o governador de SC, chegou a trocar de Partido para apoiar a chapa Dilma/Temer, seria por isso que SC cresce mais que o RS?
Se eu fosse o Sartori entegava o Diploma de Governador na Assembléia e ia morar em SC, atendendo o apelo de alguns blogueiros, porque governar o Estado é diferente de Governar Caxias, município mais rico do RS e quem quizer governar o Estado leva consigo os bonus e os ONUS.

NEWTON disse...

Claro, a seguir vai apenas a minha opinião:

O Sartori esta seguindo o orçamento de 2015, enviado pelo Tarso e aprovado pela assembleia gaúcha?
Se o Sartori não gastou a mais do que previam as despesas, não agiu no sentido de "bloquear" receitas previstas, do que é que ele esta sendo acusado mesmo?
Já sei, de não saber administrar um orçamento elaborado por um doidivana megalomaníaco perverso, aprovado por uma instituição paspalha que ao longo dos últimos 40 anos não sabem porque foram eleitos, pois ao invés de fiscalizar o governo, apenas "negociam" em proveito pessoal.

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
Em resposta a Emmanuel Carlos, afirmo que até mesmo Tarso Genro, mesmo sendo do PT, também não conseguiu nada com o Palácio do Planalto. Tarso tentou em seu mandato uma renegociação da taxa de juros da dívida do RS. Porém foi justamente a equipe econômica de Dilma quem mais impediu o avanço dessas negociações. O ministro Mantega na época, ainda se reuniu com todos os Senadores (que deveriam representar e defender os interesses dos seus estados, tanto na teoria como na Constituição Federal)e pediu para que eles atendessem às Agências Internacionais de classificação de risco e vetassem qualquer tentativa para aliviar o caixa dos estados. Ou seja, para Dilma não existem governadores aliados. O Palácio do Planalto é como se fosse o seu feudo particular. Dilma leva ao pé da letra o fato de lá ser um "palácio". Faz dali o seu pequeno feudo ou o seu pequeno reino. Não existe a visão de uma República Federativa e nem mesmo a visão de uma República com ouros dois poderes...

Anônimo disse...

A culpa é desse corporativismo dos funcionarios públicos estaduais, pessoal de baixassima produtividade, mas altissima remuneração e beneficios. Usam o tempo deles pra fazer lobby pro aumento de salario, só! Juiz ganhando 40.000, pessoal da PGE mais de 60.000, indenizações milhonárias na CEEE, quase 500 coroneis da Brigada na reserva, pessoalzinho se aposentando na casa dos 40 anos, "viuvinha" de 20 e poucos anos recebendo pensão integral....Mataram a galinha dos ovos de ouro! O dinheiro acabou!
Agora, o gringo é o cara pra colocar o "guizo no gato"???? Claro que não...

Anônimo disse...

O PT pede união dos brasileiros quando precisam,quando é para ajudar os outros é disso para pior . É bom para que o PMDB, que dá sustentação ao Governo Federal, saiba como agem os escorpiões.

Anônimo disse...

INTERVENÇÃO
INTERVENÇÃO
INTERVENÇÃO
INTERVENÇÃO
INTERVENÇÃO
INTERVENÇÃO


CHEGA DE SARTORICES...
ESSES ATRASOS SISTEMÁTICOS PARA CAUSAR O CAOS SÓ AUMENTAM A DÍVIDA PÚBLICA. NENHUMA MEDIDA CONCRETA SAIU ATÉ AGORA... E NEM VAI SAIR.

R$1.500.000,00 POR DIA PELO ATRASO DA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL.
SARTORI NÃO FOI CAPAZ DE ENTRAR NA JUSTIÇA E CONSEGUIR LIMINAR PARA PAGAR A DÍVIDA PÚBLICA COM O NOVO INDEXADOR (REDUZINDO DRASTICAMENTE JUROS E CAPITAL EM DÉBITO)
INCOMPETÊNCIA E INTERESSES ESCUSOS... ISSO É NOTÓRIO.

Anônimo disse...

Buscar dinheiro de onde se o governo anterior levou tudo? E quanto a dívida, porque os juros cobrados dos estados não são os mesmos cobrados dos países estrangeiros? Porque não são anistiadas as contas dos governos(mais do que pagas ) como foram anistiadas as contas da África? Enquanto isto, a gestora maior deste país fica se preocupando em fazer discursos mentirosos em formaturas, em entregas de casa. Tudo lá no norte. Que o resto do país de seu parecer no domingo.

Anônimo disse...

OS PETRALHAS SAQUEARAM O RIO GRANDE e ainda querem CARNEAR O SARTORI.
Será que o gringo já "descobriu" com quem está tratando ou ainda acha pouco?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/