Investimentos em publicidade crescem apesar da recessão econômica e da inflação

O Ibope Media acaba de divulgar um infográfico sobre os investimentos publicitários realizados na primeira metade deste ano. 

De acordo com dados do instituto, a partir de pesquisa regular de monitoramento dos investimentos nos principais meios de comunicação e mercados do país, foram investidos neste período R$ 60,1 bilhões em mídia, valor superior em 0,8% em relação ao aferido nos seis primeiros meses de 2014

 Diretora-executiva do Ibope Media, Rita Romero declara que, mesmo com cenário econômico delicado, algumas categorias de produto apresentaram crescimentos expressivos no período, como o de carnes, produtos farmacêuticos, higiene pessoal e beleza. “Historicamente, os investimentos em mídia no primeiro semestre são mais moderados em comparação com a última metade do ano. Porém, esperamos um segundo semestre mais aquecido para o mercado publicitário”, diz a executiva.

A pesquisa mostra que os investimentos se mantiveram estáveis. Houve, entretanto, inversão entre os anunciantes que ocupam as primeiras posições no ranking. Pela primeira vez, a lista não é liderada por empresa do segmento de varejo ou de bens de consumo. O laboratório Genomma (segmento de higiene pessoal, beleza e farmacêutica) foi o maior anunciante nacional, acumulando R$ 2.13 bilhões de investimentos em mídia, apresentando crescimento de 34%. Em 2014, neste mesmo período, a empresa ocupou a terceira posição.

O segundo lugar do ranking ficou por conta da Via Varejo – anunciante de Casas Bahia e Ponto Frio – que acumulou R$ 2.11 bilhões, acréscimo de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Unilever, que ocupava a primeira posição em 2014, totalizou R$ 1.93 bilhões de investimento em mídia, registrando queda de 21% em relação ao primeiro semestre de 2014.

Entre os 30 maiores anunciantes, o Ibope Media destacou empresas que estavam ausentes no ranking anterior, como Divcom Pharma Nordeste, Ultrafarma, JBS, Renault, BRF Brasil Foods, o Boticário, Lojas Marabraz e Dolly.

Isto tudo acontece em meio a recessão e inflação alta, op que chega a ser surpreendente. 


3 comentários:

Anônimo disse...

Será que o gov.Sartori, está gastando em propaganda.?? Pq o governo do incompetente, que se mudou para o Rio, tarso genro gastou milhões em propaganda. Em Rio Grande e Pelotas os prefeitos estão destinando uma grana para propaganda.

Anônimo disse...

Adoro essas propagandas do Governo Federal, Estadual e Municipal. Queria saber de onde eles tiram essas ideias que assim o povo engole o que ele diz, enquanto na verdade no povo não vê e nem sente.

Anônimo disse...

60,1 bilhões em mídia!!!

É a crise brasileira....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/