Editorial de Zero Hora - O boicote da polícia

As notícias sobre o recrudescimento da criminalidade no Estado ganham relevância no momento em que parte dos policiais civis e militares, revoltados com o atraso de seus salários, recusa-se a atender a população e a divulgar informações sobre suas atividades. Trata-se de uma afronta ao cidadão que continua pagando seus impostos para ter um mínimo de proteção por parte do Estado. Por mais que se entenda a situação de servidores que não recebem em dia, não há como compactuar com reações desse tipo, provocadas por decisões de lideranças e muitas vezes em desacordo com a posição dos próprios subordinados. Sonegar serviços essenciais, como forma de provocar algum tipo de reação do governo, é uma estratégia pouco inteligente.
Os efeitos de tal postura são bem conhecidos. O primeiro e mais visível é o prejuízo de quem tem alguma demanda com o setor de segurança. Mas o dano maior atinge a todos, direta e indiretamente, pelo clima de desproteção e pelo sentimento de que a sociedade não pode contar com os que deveriam protegê-la. Os delinquentes sabem tirar proveito de momentos como esse, como se revela na sequência de eventos claramente relacionados com a percepção geral de que a ausência de policiais nas ruas, que já era deficiente, por falta de quadros, agravou-se nos últimos dias.

Não será pela omissão que os policiais, e quaisquer outras áreas do funcionalismo, conseguirão sensibilizar a população e as autoridades para o atendimento de seus apelos. Uma causa justa não pode conduzir à armadilha de transformar servidores públicos em cúmplices do medo e da insegurança.

11 comentários:

Anônimo disse...

Hoje dia 11ago, às 09,00hs, na rdgaúcha, disse o gov.Sartori que o RESTANTE DOS SALÁRIOS já estão depositados. Te vira gringo...!!

Anônimo disse...

A Zero Hora nao tem moral para falar de boicote da policia. Eh melhor contratar bom advogado para a defesa na operacao Zelotes.

Anônimo disse...

A Zero Hora nao tem moral para falar de boicote da policia. Eh melhor contratar bom advogado para a defesa na operacao Zelotes.

Anônimo disse...

POLÍBIO, FAZ BLOGG COM HISTÓRICO COMPLETO SOBRE HORTO E ZOO.

ANTIGA ÁREA DA FOGÃO GERAL.

Anônimo disse...

Será que eventual intervenção federal não iria também resolver este problema ?

Anônimo disse...

Ué!!! Não teve um Governador que disse:"se não trabalha, não recebe o salario".

Agora a reciproca é verdadeira: "se não paga o salário, não trabalho".

Quem tem armas são os bandidos. As pessoas de BEM foram desarmadas, e estão a mercê dos bandidos e de um ESTADO inoperante.

Anônimo disse...

Alo exercito!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Na minha vida não mudou nada estando a polícia paralisada, ou não.
Alguém que já tentou fazer num dia normal um boletim de ocorrência numa delegacia, sabe do que falo.
Polícia, com ou sem pagamento em dia, é sempre a mesma coisa.
Não adianta se postar de braços cruzados fazendo pose diante das câmeras que a mim não impressiona.
Não acho que esta gente esteja agindo com responsabilidade.

Anônimo disse...

Deve ser dito à ZERO HORA, que afronta ao cidadão que continua pagando seus impostos é gastar o dinheiro desses impostos em países vizinhos comunistas, por esse nosso governo comunista. Afronta é= os meios de comunicação como a ZERO HORA e toda RBS, assim como a REDE GLOBO principalmente, negando as verdadeiras informações a respeito da situação real que o governo do PT entregou o Estado e a verdade sobre o que estão fazendo com nosso dinheiro. (ontem vi uma obra na Venezuela filmada por um brasileiro, é um metrô elevado de 160 km, construído com dinheiro nosso, e aqui no país tudo esfarelando) Vamos brincar de falar a verdade e parar de ficar acobertando comunistas. Por isso que está faltando dinheiro para pagar os salários e as contas do Estado. Alo Exercito Brasileiro!

Anônimo disse...

Segurança pública no Brasil é um problema milenar ou seja deficiente. É muito imposto e retorno algum.
Eu pergunto?
Por que não legalizar essa profissão? Legaliza a profissão, assina a carteira e dá uma cota mensal para cada assaltante, local de atuação, hora e dia.
Pronto!! Não teríamos mais sustos.
Realmente pode parecer uma idéia muito idiota. Mas isso nunca vai se resolver tenho absoluta certeza disso. O povo brasileiro não quer estudar e os poucos que querem tem uma educação "PT". Onde ninguém precisa pensar muito menos saber ler mas, tem a obrigação de aparecer nos índices para enaltecer o LUGAR PRIMITIVO.

Anônimo disse...

A POLÍCIA NÃO ESTA TRABALHANDO ???

NINGUÉM NEM PERCEBEU A DIFERENÇA...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/