Intenção de consumo das famílias gaúchas despencou 34,6% em agosto

O mês de agosto confirma a tendência que vem sendo verificada ao longo de todo o ano: a intenção de consumo das famílias gaúchas voltou a apresentar queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado, com recuo de 34,6% aos 76,7 pontos. Com isso, o indicador atingiu o menor valor de sua série histórica (jan/2010) e permanece em patamar pessimista. O dado faz parte da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas – ICF, divulgada nesta segunda-feira (24/08) pela Fecomércio-RS e que conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra.
     
Todos os componentes que integram o ICF tiveram uma retração importante, resultado de fatores que vêm sendo evidenciados em pesquisas anteriores, como inflação elevada, redução da atividade que culmina no aumento do desemprego e queda dos rendimentos reais, além do crescimento da taxa de juros e do câmbio. Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o avanço das investigações da operação Lava Jato e a instabilidade política na relação do governo com o Congresso Nacional também têm alguma contribuição no resultado da pesquisa.
     
O indicador que mede a segurança com relação à situação do emprego caiu 8,4% sobre agosto do ano passado, aos 111,1 pontos. De acordo com Bohn, “o mercado de trabalho vem registrando deterioração significativa nos últimos meses, fato que pressiona o indicador para baixo”. A avaliação quanto à situação de renda alcançou em agosto 89,0 pontos, permanecendo no campo pessimista muito influenciada pelo efeito da inflação sobre a renda real e pela piora da situação do mercado de trabalho.
     
Os dados relacionados ao nível de consumo atual mostram em agosto uma redução de 35,6% na comparação com a mesma base do ano passado, aos 62,1 pontos. A avaliação referente à facilidade de acesso ao crédito registrou recuo de 43,6% no mesmo período analisado, aos 68,4 pontos; e o referente ao momento para consumo de bens duráveis teve diminuição de 60,2%, aos 47,9 pontos, aprofundando ainda mais o pessimismo. “A elevação dos juros afeta de forma mais significativa o setor de bens duráveis, que geralmente são adquiridos com o uso do crédito. Esse fator, associado a maior cautela na aquisição de bens, justificam o comportamento do indicador”, analisa o presidente da Fecomércio-RS.
      
- Para ver a análise econômica clique no 
linkhttp://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/analiseICFago15.pdf
- Acesse a pesquisa completa em 
http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/ICFago2015.pdf

Um comentário:

Anônimo disse...

Cancelei assinatura de jornal, de net, de celular pre pago, troquei todas as lampadas por led, cortei a cerveja, o shampu, a pizza fora de casa, banho a cada dois dias, vendi o carro só ando de onibus...e mandei meu CV para a Petrobras...
Joel

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/