Entrevista, André Azevedo - O Brasil sofrerá com as turbulências atuais da China

ENTREVISTA
André Azevedo, economista.

Estamos diante de uma crise igual a de 2008 ?
São fundamentos diferentes. É cedo para trasçar um cenário completo, mas não teremos algo semelhante a 2008, embora tenhamos crise. Desta vez, os Países desenvolvidos não serão protagonistas e nem sofrerão tanto.

Quem mais sofrerá ?
Países como o Brasil.

O que há ?
O que há é um movimento massivo de venda de paéis da China, mas não há indicativo de quebra no mercado financeiro. A economia chinesa reduz seu crescimento, porém ele ainda será muito alto para nossos padrões, algo como 7% para este ano.

Não tem com o que se preocupasr ?
Tem, sim. O Brasil vai sentir com estes problemas que ocorrem na Chinas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não só o Brasil, mas todos os países da Europa, os EUA e os países do leste europeu. Ou seja, se pegou a China, pais mais populoso do mundo (1 bilhão e 500 milhões de hab habitantes), pega todos, ou seja, a crise é mundial.

Anônimo disse...

SOFRERÁ PORQUE O GOVERNO PT E SEUS ALIADOS DELAPIDARAM O BRASIL.

SENÃO NÃO SOFRERIA NADINHA DE NADA.

SUPERFATURAM TUDO EM DOBRO OU TRIPLO NA PETROBRÁS ENGANANDO A POPULAÇÃO TODA.

ESPERAMOS QUE BARRIL VÁ A 30 DÓLARES, POIS É FÁCIL ENRIQUECER COM OS LOUROS DE OUTRORA. QUE DEVOLVAM O DINHEIRO ROUBADO QUE FACILMENTE CHEGA A TRILHÃO DE DÓLARES. AS FALCATRUAS NÃO ESTÃO NEM EM 30 POR CENTO AINDA DE TUDO QUE FIZERAM A ESTE PAÍS.

POPULAÇÃO VAI SE VIRAR, COMO SEMPRE FEZ, AGORA GOVERNO PAGAR OS ALTÍSSIMOS SALÁRIOS PARA A "CORTE" É QUE QUEREMOS VER. É MELHOR IREM SE PREPARANDO PARA COMO BRIZOLA CRIOU AS "BRIZOLETAS" GOVERNO VOLTAR AO TEMPO E CRIA AS "PETECAS" E PAGAR COM ELAS 70 POR CENTO DOS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PARA TODA A CLASSE POLÍTICA E PODERES.

Anônimo disse...

E AS LINDAS PALAVRAS DO LULA,QUE ERA TUDO MAROLINHA?A MAROLÃO VAI BATER AQUI COM TUDO...E ELES VÃO ACABAR FUGINDO LÁ PRA VENEZUELA...NEM CUBA VAI DAR,AGORA ESTÃO OS EUA LÁ...BANDO DE SAFADOS...

joão roberto disse...

Editor a semana passada passou por burro pois publicou post criticando Dilma e petistas que a crise era no Brasil e agora editor,jornalista,advogado,economista mãe dinah como fica ? alias outro post em conjunto com o Adão Paianni fala maravilhas do leste europeu que esta passando o chapeu no continente em busca de euros para se manter .como gosto de ler um blogueiro que traz tanto conhecimento nos abre a mente.hahaha

Anônimo disse...

Desde o primeiro governo ladrão do Lula, esta bosta de pais aqui surfou na onda da China, eu quero ver agora, quando os ching lings começam a receber a conta pra pagar pelo seu comuno/capitalismo, o regime ideal para o Brasil segundo palavras do "intelectual" Atraso Genro!

"O segredo para se entender a China é que o país não é apenas mais uma economia emergente que vivenciou um forte crescimento e que, agora, está momentaneamente se esforçando para conter seus excessos. Também não se trata de mais uma economia que incorreu em uma farra de investimentos errôneos em ativos fixos, como imóveis, e que agora quer fazer uma transição para algum tipo mais "normal" de economia, como uma baseada no consumo.

Não.

A China é uma grotesca aberração econômica, cujo modelo econômico simplesmente não tem semelhança a nenhum outro modelo econômico já adotado por algum outro país em algum momento da história — nem mesmo ao modelo mercantilista de estímulo às exportações originalmente criado pelo Japão, e que já se comprovou insustentável.

O governo chinês está nas mãos de um grupo de velhos comunistas que foram criados sob o regime de Mao. Eles acreditam em planejamento central, ainda que de uma maneira mais diluída. Eles enviaram seus jovens mais inteligentes para estudar economia nas universidades americanas. Esses jovens retornaram para a China keynesianos.

A economia chinesa é hoje uma mistura maluca de empreendedorismo de livre mercado, de investimentos subsidiados e dirigidos pelo Banco Central, de mercantilismo keynesiano, e de planejamento central comunista. Trata-se de um acidente monumental que está na iminência de acontecer.

A China é uma nação que, em decorrência de uma monumental bolha de crédito, incorreu em uma insana mania especulativa direcionada majoritariamente para a construção civil. As implicações desse endividamento (todo crédito é um endividamento) e dessa especulação imobiliária estão sendo resolutamente ignoradas por analistas que ainda estão iludidos pela noção de que a China criou um modelo econômico singular chamado "capitalismo vermelho".

Quando a dívida total (pública e privada) de um país explode de US$1 trilhão para US$25 trilhões em apenas 14 anos, isso não é capitalismo, nem mesmo vermelho. Trata-se de insanidade monetária conduzida pelo estado.

Há ocasiões em que uma imagem vale mais que mil palavras. Eis a seguir um gráfico que apareceu em uma matéria do Financial Times que falava sobre a rápida deterioração do mercado imobiliário chinês. Ao que parece, de acordo com dados da US Geological Survey e do Comitê Nacional de Estatísticas da China, durante um período de apenas dois anos, 2011 e 2012, o qual representou o ápice da tão aclamada "agressiva política de estímulos" do governo chinês em resposta à recessão do mundo desenvolvido, a China consumiu mais cimento do que os EUA consumiram durante todo o século XX!"

Anônimo disse...

Issu é tudio curpa dusamericanus, Lula mi dissi num cumíssio qui só tava eu, a Dirma i us otro qui ainda num furo preso!!

fred oliveira disse...

Esse problema na China veio em apoio `DILMA, pois até então não havia qualquer problema no exterior. A crise no Brasil é do Brasil pois a grande maioria dos países estão em crescimento. Agora que a China desencadeou este problema. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Logo logo tudo estará normal e o Brasil, mal administrado continuará sua saga infeliz. Fora Dilma , Lula e o PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/