Papa ataca a "ditadura sutil" do capitalismo, por supuesto apóia ditaduras bolivarianas, e conclama por "revolução" na América Latina.

Ao receber o crucifixo comunista, Papa reclama por todo o Poder aos trabalhadores e renúncia de lucros por parte dos empreendedores. O Papa não disse uma só palavra contra as prisões políticas e torturas na Venezuela, não reclamou das decapitações do EI e nem das nefandas ditaduras dinásticas, familiares ou não, na China, Coréia, Cuba e Vietnam. 

Em discurso de forte tom político na Bolívia, Francisco exorta o povo a promover transformações e critica sistema. Pontífice pede perdão pelos crimes cometidos pela Igreja Católica contra os indígenas na colonização da América.

A reportagem é do jornalista Fabiano Maisonnave, Folha de S. Paulo. leia tudo:

No discurso mais político de seus mais de dois anos de pontificado, o papa Francisco defendeu nesta quinta (9), durante visita à Bolívia, uma "mudança de estruturas" mundial e chamou o capitalismo de "ditadura sutil".

Falando em encontro com movimentos sociais em Santa Cruz de la Sierra após o presidente Evo Morales, o papa os chamou a realizar "três grandes tarefas" na economia, na união entre os povos e na preservação ambiental.

"Reconhecemos que este sistema impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza?", perguntou o papa a centenas de ativistas, entre os quais o MST, sem-teto, indígenas e quilombolas brasileiros.

"Digamos sem medo: queremos uma mudança real, uma mudança de estruturas. Este sistema já não se aguenta, os camponeses, trabalhadores, as comunidades e os povos tampouco o aguentam. Tampouco o aguenta a Terra, a irmã Mãe Terra, como dizia são Francisco", completou.

Para o papa, a "globalização da esperança" nasce e cresce entre os pobres, mas até a elite quer mudanças: "Dentro dessa minoria cada vez menor que acredita que se beneficia deste sistema reinam a insatisfação e especialmente a tristeza. Muitos esperam uma mudança que os libere dessa tristeza individualista que os escraviza."

Em outra crítica à "ditadura sutil" do capitalismo, disse que "atrás de tanta dor, morte e destruição está o fedor disso que [são] Basílio de Cesareia (330-379) chamava 'o esterco do Diabo' [dinheiro]".

TAREFAS

O líder católico atacou também "a concentração monopólica dos meios de comunicação social que pretende impor pautas alienantes de consumo e certa uniformidade cultural". Para ele, trata-se de "colonialismo ideológico".

Apesar da análise dura, Francisco advertiu contra o excesso de pessimismo e exortou os movimentos sociais a protagonizarem mudanças: "O futuro da humanidade está em suas mãos."

Em seguida, o papa propôs três tarefas aos movimentos.

A primeira é "pôr a economia a serviço dos povos" para assegurar os "três Ts: trabalho, teto e terra". "A economia não deveria ser um mecanismo de acumulação, mas a administração correta da casa comum", disse.

"A distribuição justa dos frutos da terra e do trabalho humano é dever moral. Para os cristãos, um mandamento. Trata-se de devolver aos pobres o que lhes pertence."

Para a segunda tarefa, "unir nossos povos no caminho da paz e da justiça", ele defendeu o conceito de "pátria grande" usado por movimentos de esquerda para pregar a união latino-americana.

Francisco afirmou que problemas como a violência não podem ser resolvidos sem cooperação. Mas advertiu: "Colocar a periferia em função do centro lhe nega o direito ao desenvolvimento integral. Isso é iniquidade e gera tal violência que não haverá recursos capazes de deter."

Por último, pediu a preservação da "Mãe Terra", ecoando sua encíclica mais recente: "Não se pode permitir que certos interesses --globais, mas não universais--submetam Estados e organismos internacionais e continuem destruindo a criação".

DESCULPAS

Visitando um país de maioria indígena, o papa pediu desculpas pelo ação da Igreja Católica na colonização.

"Foram cometidos muitos e graves pecados contra os povos originários da América em nome de Deus", disse, sob intensos aplausos. "Quero ser muito claro, como foi são João Paulo 2°: peço humildemente perdão."

Ao final, conclamou todos a não deixarem "nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania". "Sigam a sua luta e, por favor, cuidem muito da Mãe Terra."


20 comentários:

Anônimo disse...

Lamentavel as colocações do Papa, parece que ele esta mais é pleiteando uma cadeira no conselho da ONU, ser o Nobel da Natureza ou vai fundar um partido politico. Depois de ser ofendido ontem com presentes satanicos do Sr. Evo Morales, e deixar por isso mesmo, sem uma resposta a altura.
Na minha opinião e da maioria dos Católicos (aqueles que vão a Igreja ) o Papa tem que se preocupar com a alma sofrida da humanidade, do mal que assola o coração de muitos lideres mundiais, e buscar aumentar Fé e a sua perseverança dos fieis.

Anônimo disse...

isso, deem ouvidos a esse cidadão que nao produz uma unica cabeça de prego e sejam igualitarios na miséria, porque nao vai ter quem queira produzir bens ou ciência que fazem a vida das pessoas melhor...

tu sabes disso, Polibio, porque esta com problema de visao cujo tratamento é feito com um medicamento americano, produzido por aquele país capitalista odiado pelos fracassados...

nao seria esse Papa a te ajudar a resolver o teu problema...

devias nao so postar a noticia, mas dar uma opiniao sobre esse discurso boçal e cretino desse infeliz cidadão a serviço do comunismo...

Anônimo disse...

Papa vagabundo, cala esta tua boca o retardado!!! Pior ainda, ARGENTINO!!! Mas ele esta somente trazendo a braza para abaixo de suas sardinhas, eles se beneficiam com maior miseria e desespero do povo.

Mordaz disse...

Só quero ver o que o Percival Puggina achou desta guinada para a extrema esquerda.
.
Veja Políbio que aquela foice e martelo tinha motivo de ser. Era tudo combinado pelo protocolo.

Anônimo disse...

Isto do Papa inclui o que está sendo tramado pelo fórum de São Paulo, onde não há coitados, mas espertalhões e estelionatários ideologizados? E as CNBB's e afins, voltarão a ser católicas ou meros braços esquerdistas dos bolivariano? Se não mexer também com isto, suas palavras serão em vão!

Anônimo disse...

Vai cuidar do Vaticano, dos pedófilos e padres tarados. E das mutretas do banco do Vaticano. Quer contribuir para diminuição da pobreza, começa a vender as propriedades do Vaticano. Em Nova Iorque são um dos maiores proprietários de imóveis.

Carlos Flávio disse...

O Papa Francisco vem a cada manifestação afrontando os ensinamentos cristãos e aproximando-se do agnosticismo e ateísmo.
Aderiu a Teologia da Libertação, ideologia marxista apregoada na América Latina, tendo no Brasil os pseudos-frei Betto e Boff que labutam na lógica do Foro de São Paulo.
Como foi dito, calou-se diante do presente satânico. É preciso dar um basta a tanta blasfêmia.

Anônimo disse...

ÚNICA MANEIRA DE FREAR UM PAÍS, UM CONTINENTE É IMPONDO O SOCIALISMO.
E É ISSO QUE QUEREM FAZER, COM A AJUDA DA IGREJA CATÓLICA.
O QUE FOI FEITO COM O PARAGUAY NO PASSADO, TAMBÉM COM A AJUDA DA IGREJA, ESTA SENDO FEITO EM TODA AMÉRICA LATINA.

Anônimo disse...

O comunismo e a igreja catolica sempre adoraram os pobres, pois no momento que isso mudar eles perdem a influencia, agora falar do capitalismo ser uma ditadura "sutil" nao foi apropriado, ele deveria olhar o que é a luxo do Vaticano com paredes de ouro !!!!!!!!!!!!!! E o seu Banco que ninguem sabe os milhoes que estao depositados !!!!!!!!!! E nas catastrofes mundiais alem de uma oracao o que mais a Igreja ajuda (me corrigam se estou errado).

Este mundo ou esta louco ou muito doente.

Anônimo disse...

E O CAPITALISMO DA IGREJA ? QUANTAS EMPRESAS FARMACEUTICAS TEM O VATICANO ?
QUANTAS MILHARES DE PATENTES DE REMÉDIOS ? NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTÃO A MILHARES DE ANOS JUNTOS NA INVASSÃO DE TERRAS ALHEIAS. OS JESSUÍTAS COLHERAM MILHARES DE PLANTAS AO REDOR DO MUNDO, PARA QUE ? > REMÉDIOS > QUE DEPOIS PASSARAM E PASSAM PARA AS EMPRESAS E FICAM GANHANDO PARA SEMPRE.
GANHAM ATÉ HOJE POR TER AJUDADOS OS NAZISTAS A FUGIR COM PASSAPORTE DO VATICANO VÁRIOS "CIENTISTAS". CONTA OUTRA papa.

Anônimo disse...

A cruz bolivariana foi abençoada pela CNBB (bispos bolivarianos do Brasil)e aprovada pela OAB (organização dos advogados bolivarianos).
Quero ver os psicopatas militantes da passeata dos gays, lésbicas e congêneres plantarem bananeira no asfalto e enfiarem no ânus esse crucifixo comunista. Vai rasgar tudo. Por isso os cristãos estão sendo assassinados, exterminados pelo ISIS e o representante de Deus na Terra aceita passivamente.
Papa babaca!

Mordaz disse...

Por isto que João Pedro Stedile foi na Bolívia receber o Papa. Ele sabia mais do que os católicos brasileiros. A bolivarização da Igreja.

Anônimo disse...

Esse papa tem merda na cabeça. Que vá pro inferno junto com a camarinha comunista e esse índio de araque.

Anônimo disse...

SACERDOTES E POLÍTICOS, A MÁFIA DA ALMA

Anônimo disse...



Osho Visão Sacerdotes e políticos - a Antiga Conspiração


Vocês devem ser conscientizados de quem são os verdadeiros criminosos. O problema é que estes criminosos são considerados grandes líderes, grandes símbolos de santidade e respeitabilidade.

É muito mais difícil ao tratar-se de líderes religiosos porque nunca ninguém ergueu a mão contra eles. Eles foram respeitados durante séculos, à medida que o tempo passa, sua respeitabilidade vai aumentando.

Essas pessoas - intencionalmente ou não, isso não importa - criaram este mundo.

Os políticos e os sacerdotes têm estado constantemente em conspiração, trabalhando juntos, de mãos dadas.

O político tem o poder político; o sacerdote tem o poder religioso. O político protege o sacerdote, o sacerdote abençoa o político - e as massas são exploradas, seu sangue é sugado por ambos.

As religiões tornaram a mente do homem retardada ao criar crenças baseadas em ficções. E os políticos destruíram o homem ao criar uma vida tão indigna quanto possível - porque o poder deles depende da sua escravidão. Estas barreiras deveriam ser removidas

Sem dúvida, a ciência deveria ser empregada não a serviço da morte e da destruição, mas a serviço da vida, do amor, da afirmação e da celebração.

Atualmente estamos em uma situação tal que, ou deixamos esses políticos e sacerdotes destruírem a Terra e a humanidade inteira, ou teremos que tomar o poder de suas mãos, descentralizando-o por toda a humanidade.

Toda religião continua ensinando contra o controle da natalidade e nenhum governo tem coragem de dizer a esses religiosos que eles estão criando um tremendo sofrimento para toda a terra. Em um quarto dos países mais pobres do mundo atual, um quinto de todas as crianças morrem antes de completar cinco anos.

Os políticos receiam em dizer as pessoas qualquer coisa a favor do controle da natalidade. A favor do aborto, porque todo o interesse deles não é se o país sobrevive ou morre, o interesse deles é de não ofender ninguém.

As pessoas têm seus preconceitos, mas os políticos não querem mexer com os preconceitos das pessoas porque eles precisam dos votos deles. Se eles ferirem os preconceitos deles, essas pessoas não lhes darão seus votos.

A explosão populacional é o problema.

Todas as religiões estão ensinando: ”sirva o pobre,” mas nenhuma única religião está pronta para dizer: “Aceitem o controle da natalidade para que a população se reduza.”

O papa está continuamente interferindo. Ele não permitirá o controle da natalidade: é pecado, um pecado contra Deus. E que tipo de Deus é esse, que não pode ver que a terra está superpovoada?

Política é um jogo de números

Quantos cristãos existem no mundo – esse é seu poder. Quanto mais cristãos, mais poder nas mãos dos sacerdotes cristãos. Ninguém está interessado em salvar ninguém, mas somente em aumentar a população.

O que o cristianismo vem fazendo é emitir continuamente ordens do Vaticano contra o controle da natalidade, alegando que é um pecado usar métodos de controle da natalidade, que é um pecado aceitar, encorajar ou legalizar o aborto.

Você pensa que eles estão preocupados com o não nascimento da criança? Eles não estão interessados; eles não têm nada a ver com estas crianças não nascidas. Eles persistem em seus interesses sabendo perfeitamente bem que se o aborto não for praticado, se os métodos de controle da natalidade não forem praticados, toda a humanidade estará cometendo um suicídio global.

Anônimo disse...

Católico que sou, só tenho que lamentar , muitos Argentinos devem estar com vergonha dessa geringonsa que se intitula papa. Vai a PQP.

Anônimo disse...

tá cheio de vampiros por aqui!!!

nunca ví tanta gente com medo da cruz desde a idade média!!! tá certo que esta alí é feia que dói!!! Mas é só isso, um presente de mau gosto.

Abs

Anônimo disse...

PAPA FRANCISCO COMUNA, POR QUE NÃO TE CALAS?!
O Fidel que é o chefe deles todos, deve ter dado pulos de alegria, apesar do fraldão recheado, talvez ele tenha segurado a sua ida para o inferno até hoje só para ouvir uma declaração dessas vinda de um Papa, enfim, é a sua glória, isso deve ter feito o assassino cubano pensar que está livre dos seus pecados e agora poderá morrer em paz e não terá aquela conversinha com o capeta!

Anônimo disse...

CONFORME CHICO, COMUNISMO ou MUERTE!

Já se matou muito nos tempos da inquisição para tomar patrimônio alheio. Agora, toma-se o patrimônio alheio em nome da IGREJA COMUNISTA para dar aos NEO-FIEIS ou morte.

A HISTÓRIA se repete em tempos diferentes, tomara que não.






Anônimo disse...

Valei-nos todos os santos!!! O Papa cheirou coca e cuspiu na cruz!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/