Agência vê mais risco de calote e tira nota de bom pagador do Brasil

A agência de avaliação de risco brasileira Austin Rating cortou, nesta quinta-feira (23), a nota de crédito de longo prazo do Brasil em moeda estrangeira de "BBB-" para "BB+". Com isso, o país perdeu o chamado "grau de investimento" da Austin, ou seja, deixou de ser considerado um bom pagador, um lugar recomendável para os investidores aplicarem seu dinheiro.

O país ainda mantém o "grau de investimento" de acordo com as três principais agências de classificação de risco do mundo: Fitch, Moody's e Standard & Poor's. Porém, a Fitch já indicou que deve rever essa nota.

Segundo os critérios da Austin Rating, a nota no nível "BB" indica um país "vulnerável no curto prazo para honrar compromissos financeiros", com "risco médio" de calote.

Entre as razões para a decisão, a Austin citou a "acentuada e contínua piora dos resultados das contas públicas", a inflação "muito acima do limite superior determinado no sistema de metas para inflação, que é de 6,5%" e também uma "forte deterioração do mercado de trabalho (crescente cortes de postos de trabalho e queda da renda)".

A agência afirma, ainda, que a economia brasileira deve encolher neste ano e ter "desempenho quase nulo" em 2016. Com isso, diz, o país deve crescer a uma taxa média de 0,97% no período entre 2015 e 2019, nível "muito inferior ao PIB potencial do país, estimado em 3,5%".
Governo piorou suas projeções na véspera

A decisão da Austin Rating foi tomada um dia após o governo divulgar uma piora em suas projeções para a economia.

O chamado grau de investimento indica aos investidores que uma economia tem baixo risco de dar calote, e que as aplicações financeiras feitas por investidores estrangeiros nesse país terão risco próximo a zero.


Cada agência de risco tem uma escala própria de avaliação. A nota "BBB-", pela S&P, indica que o país ainda está no chamado "grau de investimento", que recebeu da S&P em 2008.

6 comentários:

Anônimo disse...

José Dirceu está delatando, segundo informações de Dalmo Accorsini

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153078830638937&set=a.400990688936.169184.572123936&type=1&theater

Emmanuel disse...

Que país! E que momento ...
No frigir dos ovos o que conta é a existência de um estado desmedido que manda em tudo e suga até o sangue do cidadão.
O paralelo eterno do Brasil é com os movimentos de libertação que existiram aqui mesmo, mas que na verdade nunca deram certo.
Ao reino português a sucessão foi o império - talvez o mais leve para o cidadão comum - e a ele, as várias modalidades de repúblicas que nunca tiraram o estado dos ombros do brasileiro.
O brasileiro é espoliado e roubado; pior que isso: não só se acostumou com esse negócio, como também pede mais e mais estado para resolver problemas que o próprio estado cria!
Precisamos de uma revolução, que não é só apear quem está no poder, mas também assumir responsabilidades, cortar fundo e mandar tudo o que é "bras" - petrobras, eletrobras e outras ladroagens - para o lixo; acabar com o balcão de negócios e a desmedida força que os políticos investidos têm.
Comunistas! Todos .... direto, passagem só de ida para Cuba e outros lixos de lugares.
Por favor, vão embora, levem seu lixo junto e deixem o brasileiro viver! Ninguém mais os suporta.

Anônimo disse...

BOM PAGADOR SEMPRE FOI O POVO BRASILEIRO, NÃO O ESTADO.

Anônimo disse...

A empresa chinesa Shiyan Yunlihong desistiu de instalar uma montadora de caminhões em Camaquã, no Sul do Rio Grande do Sul. Na última segunda-feira (20), representantes da empresa se reuniram com prefeito da cidade, João Carlos Machado, e outras autoridades do município, com objetivo de realizar os trâmites para a devolução do terreno onde a fábrica seria instalada (g1)

Ou ficaram com medo da crise ou era mais uma daquelas que fizeram com Rolante. Enrolam, levam dinheiro, fazem reuniões no Piratini, ganham alguns aparece até carros que serão montados e tchau ...

Anônimo disse...

A ATRIZ REGINA DUARTE, de frente pras câmaras, mostrando sua cara
PROFETISOU em 2002 avisando para NÃO VOTAREM NO LULA! LULA vai destruir o Brasil!

ACERTOU REGINA: REAL acabando com a vota da inflação; Instituições desacreditadas pela corrupção "espraiada" pelo PT; Produção e emprego em baixa.

MAS, SRS.! A FAMILIA LULA está MILHONÁRIA!





Anônimo disse...

PAÍS ESTA ENTRANDO EM POLVOROSA > PESSOAL MEIO SEM RUMO > MUITO PERIGOSO.

EM SÃO LEOPOLDO NA CÂMERA MUNICIPAL HOUVE TUMULTO E GAZ DE PIMENTA.

TEMOS QUE TOMAR CUIDADO PARA NÃO SER CONTAMINADO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/