Ana Amélia protocola projeto que implanta comprovante do voto do eleitor

Em postagem no Facebook sobre seu projeto que institui o comprovante impresso do voto do eleitor, a senadora Ana Amélia informou que o assnto gerou grande repercussão. Em 24 horas, foram 14 mil compartilhamentos da nota que postou, 7 mil curtidas e 750 comentários amplamente favoráveis sobre a necessidade da impressão dos votos para garantir a possibilidade de conferir o resultado das eleições quando houver dúvida ou problema nas urnas eletrônicas.

O senador Ronaldo Caiado é o relator da iniciativa na Comissão de Constituição e Justiça do Senado

. Possibilitar a auditoria do resultado da eleição é o objetivo do projeto (PLS 406/2014) que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A iniciativa prevê a implantação de mecanismo para impressão do voto da urna eletrônica para que o eleitor possa conferir e, depois, depositá-lo em uma urna física. Dise Ana Amélia sobre sua proposta:

 — Qualquer sistema eletrônico de votação utilizado deve prever mecanismos de auditoria. Esses mecanismos estão ausentes na forma como a urna é utilizada hoje.

Conforme o projeto, a impressão do voto se dará em um número suficiente de urnas nos estados e municípios, de modo a garantir uma aferição adequada. Desta forma, após as eleições, em caso de dúvida sobre o resultado ou problemas nas urnas, será possível verificar, por amostragem, o desempenho das urnas eletrônicas.

. A senadora Ana Amélia mandou dizer ao editor na tarde desta terça-feira que existem três razões para a apresentação da proposta:

-  Em primeiro lugar, a persistência de boatos, ao final de cada eleição, a respeito de fraudes, que mesmo sem comprovação, aumentam a desconfiança do eleitor. A parlamentar também cita manifestações recentes de professores da Universidade de Brasília (UnB), que afirmam ter conseguido violar o sistema que comanda as urnas, demonstrando suas vulnerabilidades tanto no que se refere ao sigilo do voto quanto a tentativas de manipulação. Não se deve confiar cegamente num sistema, uma vez que todos são, por definição, falíveis.
.

35 comentários:

Anônimo disse...

tem que mudar é a apuração...

tem que ser tudo ao vivo acompanhado por todas as emissoras de tv e com representantes de todos os partidos e de vários setores da sociedade, desde que nao sejam os mesmos pelegos de sempre dos tais movimentos sociais...

Anônimo disse...

Se comprovantes forem para as secretarias eleitorais ainda é provável que continuem fraudando. E são capazes ainda de "faturarem" uma grana para ajustar as urnas para impressão.

Mas é um começo.

Anônimo disse...

Se isso for instituído, estou curioso para ver como será a atuação para fraudar as eleições pela Smartmatic.

Anônimo disse...

Passou da hora,como tudo no Brasil as coisas acontecem com muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiito atraso.

Anônimo disse...

O próximo projeto dela será a volta da máquina de escrever.

Anônimo disse...

É a coisa mais certa a fazer. Parabéns à senadora.

Anônimo disse...

Tanta coisa mais importante...
No minimo tem um amigo financiador de campanha e de viagens ao exterior que tem fabrica de impressora...

Anônimo disse...

Depois falam dos portugueses. Nós teremos o voto eletrônico em papel...
Don Sandeman

Anônimo disse...

Essa e boaa voto e passo no CAIXA pra receber valeu agora posso vender meu voto eles não acretitavam em mim.

Anônimo disse...

O comprovante comprova o que mesmo? Aperta um botao e sai o comprovante de 300 votantes que na votaram. Ah... sim... claro... para auditar a votaçao bate-se de porta em porta na casa de 200 milhoes de brasileiros e se faz coferencia. Ideia otimo... nossa! Tem que vender a ideia para o MIT. Nobel... e eu ainda votei nesta peça. Se arrependimento matasse...

Anônimo disse...

Eu acho que isso ajuda pouco. O voto deveria ser impresso E o eleitor ficar com uma cópia.

Anônimo disse...

Tem que ser um jeito mais moderno já que não confiam nas urnas eletrônicas:
Cada um que vota anota o voto com um lápis, depois anota o nome a lápis num caderno e depois soma os votos a caneta.
Aí a extrema direita raivosa e atrasada entra em delírio

Anônimo disse...

De nada adiantará, se na época da eleição, o presidente do TSE, for um ministro do supremo petralha, como o Dias Toffoli. Aí a contagem dos votos no beiço, será posta em dúvida. Tamos ferrados, essa quadrilha se eternizará no poder.

Anônimo disse...

Os petralhas acham que como está, está ótimo, se melhorar estraga
a roubalheira deles, não é petralhas 16:36 e 16:48?

Anônimo disse...

Parabéns à Ana Amélia pela iniciativa! O glorioso Dep. Bolsonaro também teve iniciativa nesse sentido e apresentou emenda (emenda nº 10) ao projeto de lei sobre a reforma política para a instituição do voto impresso na urna eletrônica! É isso ou a destruição destas urnas com tecnologia obsoleta à marretada, ou melhor ainda, esmagadas pelos tanques dos milicos!

Anônimo disse...

O valor da impressora não chega a um milésimo do que foi roubado pelo pt!

Anônimo disse...

Um amigo dos PTISTAs que tem fábrica de impressoras as 16:48!

Anônimo disse...

No Paraguai o uso foi proibido por falta de confiança no equipamento! E olha que eles entendem de trambiques!

Anônimo disse...

acabar com o voto obrigatorio ja e meio caminho

Anônimo disse...

Sra Senadora, por favor honre o meu voto quer fiz pra senhora.
Não deixa esta peteca cair.
FORA URNAS FALCATRUAS SEM COMPROVAÇÃO DO "MEU VOTO", ao menos o meu, isso é minha exigência.
Nelson Magalhaes - Novo Hamburgo

Anônimo disse...

Excelente, isto é que é democracia, fim do voto indecifrável e corrompível que elegeu Dilma na última eleição!

Anônimo disse...

Um dia, a lucidez aparece...

Anônimo disse...

E o voto de cabresto? Muito mais fácil do político corrupto comprar voto

Anônimo disse...

Dias Toffoli petralha? Kkkkkk, só falta dizer que Aécio é petralha, kkkkk

Anônimo disse...

Aí não precisa nem votar! Os militares que decidam o que vou comer, trabalhar, ler, a que hora saio e chego em casa...ou seja uma babá quase perfeita!

Anônimo disse...

Se você prefere bancar uma tecnologia, só por que ela custa menos que as supostas falcatruas de um partido, sinto muito...

Anônimo disse...

Um invejoso que só gosta de concorrência quando a empresa dele não mama nas licitações do Estado, e que adora um incentivo fiscal, às 19:2...

Anônimo disse...

Compra CD pirata e fala mal dos paraguaios...

Anônimo disse...

Isso! Deixemos os outros decidir por nós, dá trabalho exigir direitos! Democracia, só nos EUA!

Anônimo disse...

As urnas foram implantadas em 1998, não em 2003... Além disso, o estado de SP também deveria sentir-se preocupado (vitória com 90% dos votos é muito estranho...)

Anônimo disse...

E o RS precisando de empreendimentos, hospitais, escolas, 5,4 bilhões para pagar as contas... realmente ela está trabalhando para o Rio Grande...

fred oliveira disse...

Hoje, ate' quem votou em Dilma dsconfia que houve fraude. Aecio ganhou esta eleiçao. E nenhum outro pasi, sobretudo os mais avançados tecnologicamente, quis adotar as urnas brasileiras. Por que? quando a gente faz esta pergunta nao aparece ninguem, sobretudo, petistas ara responder. Tenham paciencia! e o truque esta' exatamente perder alguns governos estaduais para ganhar a presidencia. Simples assim.

Anônimo disse...

Tenho inveja dos EUA, onde os subsídios são para a alimentação e não para a empresa estatal do anonimo das 01:23.

Anônimo disse...

Políbio

Trabalho há mais de dois anos neste tema.

A impressão do comprovante, sua conferência pelo eleitor e a colocação do papel na urna permitirá que se faça uma auditoria a posteriori. Este mecanismo evitará a troca de votos e o voto dos ausentes. A urna de lona seria lacrada e assinada pelos integrantes da mesa.

Anônimo disse...

Subsídio nos EUA? Se até lá eles dependem dos incentivos fiscais dos governos, então meritocracia e livre-mercado são balelas! (vide protecionismo da laranja na Califórnia...)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/